5 curiosidades para saber sobre Bauru antes de buscar imóvel

5 curiosidades para saber sobre Bauru antes de buscar imóvel

Viva Real Publicado em 15/12/2016
Tempo de leitura 5 min

Com alto Índice de Desenvolvimento Humano e expectativa de vida que chega aos 70 anos, este cantinho do interior de São Paulo é visto como um dos mais importantes da Região Centro-Oeste. Dentre os quase 365 mil cidadãos, muitos são moradores que decidiram obter um imóvel em Bauru para tirar proveito de seu sossego e outras vantagens.
O município, que completou 120 anos em agosto de 2016, tem quase 100% de seus habitantes vivendo na zona central da cidade, o que prova que, mesmo interiorana, a área dispõe de ótimo desenvolvimento e urbanização. Inclui-se aí a alta oferta de serviços e produtos do comércio, segmentos que formam a economia da região.
Atualmente, ela tem mais de 13 mil casas e apartamentos disponíveis; desses, aproximadamente 10 mil são para venda, enquanto 3,6 mil são próprios para quem pensa em alugar. Seja para moradia, para estabelecer uma empresa ou comércio no local, certamente há metragens, estilos e quantidade de cômodos perfeitas para o seu ideal!
Porém, os que procuram por um imóvel buscam, juntamente com ele, dados completos sobre o futuro município, seus bairros e principais serviços. Pensando nisso, reunimos informações interessantes de Bauru, bem como fatos curiosos que o ajudarão a explorá-la um pouco mais antes da sonhada mudança. Confira!

1. O famoso sanduíche

Sim, aquele lanche popular que geralmente vai queijo, presunto e tomate, surgiu literalmente na cidade e, por isso, leva seu nome. Hoje com diversas outras versões e receitas, a iguaria fez a região nacional e internacionalmente conhecida, tendo sido criada pelo radialista Casimiro Pinto Neto, nascido no município e, por isso, também apelidado de “Bauru” .
Outro evento singular em relação ao sanduíche é que o alimento mereceu, inclusive, uma oficialização municipal por meio de lei, ocorrida há quase 20 anos. Sua receita original, criada por Neto no igualmente famoso Ponto Chic, restaurante localizado na capital São Paulo, leva pão francês sem miolo, queijo derretido, rosbife e rodelas de tomate.

2. Um pólo educacional

Grande parte das pessoas que pretendem ter um imóvel em Bauru surpreende-se com a qualidade e estrutura acadêmica da cidade. Isso porque ela abriga importantes universidades públicas e privadas, além de ser referência no âmbito das Ciências. Não por acaso, o chamado “turismo científico” é uma das principais atrações, com hospitais e centros de pesquisa.
Dentre as instituições de ensino estão a USP, onde fica a renomada Faculdade de Odontologia de Bauru; o maior campus da Unesp; a Faculdade de Ciências; a FAAC; FEB; e várias entidades menores e de ensino técnico. Aliás, os mais de 25 mil universitários não só contribuem com a economia regional, como “agitam” a cultura e a vida coletiva do local.

3. Sobram opções para as horas de lazer

Assim como ocorre com a maioria dos moradores de cidades interioranas, os bauruenses também têm a vegetação próxima como vantagem. Quem tem um imóvel em um de seus bairros conta, por exemplo, com diversas áreas ambientalmente preservadas, como a Floresta Estadual de Pederneiras, o Parque do Castelo, o Zoológico Municipal e o Jardim Botânico.
Já para aqueles que preferem um programa mais urbano e social, a região tem ao dispor de seus habitantes e turistas diversos centros de compra, barzinhos e restaurantes, museus, cinemas e até pesqueiros, um programa diferente que mistura a aproximação com a natureza a atrações menos genuínas.

4. Cidade natal de muitas celebridades

Você sabia que outra das curiosidades ligadas a Bauru é que há várias figuras notáveis nascidas lá? Pois entre elas, destacam-se celebridades do esporte, da mídia, das artes e do jornalismo. Muitas ajudaram o município a se tornar ainda mais prestigiado, despontando no Estado de São Paulo como uma de suas regiões interioranas mais conhecidas.
Alguns dos populares são: os jornalistas Arnaldo Duran e Gérson de Souza; os atores Edson Celulari, Gustavo Haddad e Paulo Villaça; a ex-jogadora de basquete Simone; os judocas Mário Sabino e Artêmio Caetano; o famoso astronauta Marcos César Pontes; e a apresentadora e culinarista Palmirinha Onofre.

5. Completa infraestrutura

Um setor bastante significativo para a cidade é o de transportes, que com a implantação de suas ferrovias e rodovias, ainda no século XX, atraiu empregos, moradias e melhorias, além de impulsionar o mercado imobiliário. O segmento industrial foi outro dos responsáveis pelas mudanças positivas pelas quais passou e continua a passar a infraestrutura local.
Não bastassem os hospitais voltados ao tratamento e estudo de determinadas doenças e novas técnicas, a região conta com inúmeras unidades de saúde e um extenso serviço de atendimento público. A educação também é destaque, não só pelas universidades de renome, mas pelo alto índice de desenvolvimento do município, graças às suas escolas.
E aí, gostou de conhecer algumas singularidades do 18º município mais populoso de São Paulo? Agora diga, nos comentários, qual imóvel você escolheu para morar em Bauru e conte para nós o que você mais gosta na cidade!
Foto: Marco Senche/Wikipédia