6 fatos de Guarapuava (PR) para saber ao buscar casas para alugar

6 fatos de Guarapuava (PR) para saber ao buscar casas para alugar

Viva Real Publicado em 19/12/2016
Tempo de leitura 4 min

Guarapuava tem forte influência sobre os municípios vizinhos por ser um polo regional em desenvolvimento. Sua localização também tem grande importância para o País: encontra-se nas margens da BR-277, o chamado corredor do Mercosul, e está entre Curitiba e Foz do Iguaçu. Então, buscar casas para alugar em Guarapuava pode ser uma ótima escolha.
Para quem procura um imóvel na cidade e precisa viajar constantemente para Santa Catarina e Rio Grande do Sul, encontra no sistema rodoviário essa facilidade de locomoção, bem como para o norte do Paraná, Mato Grosso do Sul e São Paulo por meio do entroncamento da PR-170 e da PR-466.
Guarapuava é a maior produtora de cevada, sendo responsável por 16% da produção nacional, além de possuir a maior fábrica de malte da América Latina. Esses dados são relevantes, mas veja o que mais você precisa saber para buscar casas para alugar em Guarapuava.

1. História

Com mais de 200 anos de história, existe uma contradição sobre a data exata da criação de Guarapuava. Isso porque o dia 17 de junho de 1810 marca a chegada da expedição de conquista e povoamento na região, comandada por Diogo Pinto Azevedo Portugal.
Com a chegada da expedição, foi construído o Fortim Atalaia, local de abrigo das primeiras tropas e seus familiares e povoadores. Enquanto que o dia 9 de dezembro de 1819 é considerado o aniversário oficial da cidade.
Pela importância histórica da chegada da expedição na região, em 2015, os membros do Instituto Histórico de Guarapuava se reuniram em sessão ordinária para analisar as datas comemorativas.

2. Economia

Um dos fatores para escolher uma das casas para alugar em Guarapuava é a economia e o tipo de estrutura que será encontrada na região. Além da forte presença no mercado de produção de cerveja, Guarapuava se destaca na área agrícola, especialmente na produção de grãos, como o milho e no setor madeireiro
A região também está em amplo desenvolvimento na indústria alimentícia, de papel e na avicultura.

3. Turismo Histórico

Conhecer a história de colonização do nosso País é uma tarefa simples por meio das riquezas históricas de Guarapuava. Os principais pontos turísticos levam o morador a uma viagem no tempo, como:

  • Catedral de Nossa Senhora de Belém: Um marco da fundação da cidade com seus belos afrescos e acervo de imagens.
  • Capela do Degolado: Com histórias sobre milagres atribuídos a um soldado enterrado na capela, foi construída em 1894 durante a Revolução Federalista.
  • Museu Municipal Visconde de Guarapuava: O acervo do museu possui objetos ligados à história do município, objetos das tribos indígenas e muitos resquícios do tempo da escravidão, como as ruínas de uma senzala.

4. Turismo verde

O turismo também atrai pessoas de todo o Brasil pelas paisagens naturais de Guarapuava. Quem busca casas para alugar em uma região que oferece atividades de lazer em meio à natureza, essa é a cidade ideal.
Entre as inúmeras atrações turísticas, você encontra o Parque Municipal das Araucárias, uma reserva ecológica que ocupa área de 100 hectares e que possui ainda o Museu de Ciências Naturais.
O Parque Recreativo Municipal do Rio Jordão com 30 hectares de verde para camping, corridas de cavalos, motocross, esportes náuticos e o lazer em piscinas naturais e quedas d’água.
A Lagoa das Lágrimas é uma área tradicional de lazer na cidade, oferece aos adultos e crianças a diversão de passear nos pedalinhos, praticar esportes nas quadras ou aproveitar a pista de Cooper.

5. Curiosidade

No dia 25 de maio de 2015  foi comemorado o “Dia do Orgulho Nerd” e, para descobrir quais são as cidades mais “nerds” – de acordo com o consumo de itens da cultura geek, como quadrinhos, livros e graphic novels -, a Amazon elaborou uma lista com 10 cidades e Guarapuava ficou em 9° lugar como a cidade mais nerd do Paraná.

6. Bairros mais populosos e menos populosos

O IBGE registrou em 2016 que Guarapuava tem população de 179.256 habitantes. Talvez saber o número de habitantes de alguns bairros ajude você a se decidir na hora de buscar casas para alugar na cidade.

Quais os bairros mais populosos?

De acordo com o censo de 2010, são:

  • Guarapuava (28.766 habitantes)
  • Boqueirão (17.760)
  • Vila Bela (12.729)
  • Morro Alto (10.592)
  • Industrial (10.248)

E os menos Populosos?

  • Alto Cascavel (2.176 habitantes)
  • Cascavel (2.419)
  • Alto de XV (3.152)
  • Jardim das Américas (3.727)
  • Trianon (4.091)

Agora que você já conhece um pouco mais dessa cidade encantadora, buscar casas para alugar em Guarapuava parece certo, não é mesmo?