Moema: o lugar em SP onde mora a qualidade de vida

Moema: o lugar em SP onde mora a qualidade de vida

Viva Real Publicado em 21/10/2016
Tempo de leitura 4 min

Rouxinol, Cotovia, Pavão, Tuim, Jurema, Jandira e Maracatins. Os nomes de índios e de pássaros batizam as ruas de um dos bairros mais nobres de São Paulo: Moema. Por conta deles, os moradores fazem uma divisão que pode parecer estranha para quem é de fora. É comum ouvir falar em Moema Pássaros e Moema Índios. A primeira região concentra o maior número de ruas que homenageiam aves e o segundo, os índios. A própria origem do nome é indígena.

Moema faz referência a uma personagem do poema Caramuru, de Santa Rita Durão. A obra é um clássico da literatura árcade brasileira. Moema também é um distrito da cidade de São Paulo e engloba outros bairros. A região tem um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da capital paulista e do País. Mas por quê Moema é um do lugares mais ricos e desenvolvidos do Brasil?

Vida em Moema

Um dos pontos turísticos mais famosos de São Paulo está na região de Moema. O Parque do Ibirapuera é a grande atração para moradores e turistas. Ele é o parque mais importante da cidade e um dos principais cartões-postais do Brasil. Um passeio no Ibirapuera não é o suficiente para conhecer ele inteiro. Até quem mora por perto precisa de mais de uma ida ao parque para ver todos os espaços. São museus, auditório, planetário e diferentes ambientes. Oscar Niemeyer é a grande referência do local, tendo sido responsável pelo projeto de algumas construções dentro do parque.

Moema tem linhas de ônibus que vão para todos os lugares da cidade, tanto por conta da proximidade com o Parque do Ibirapuera, quanto por ser vizinho do aeroporto de Congonhas, o único da cidade e o mais movimentado do País. Morar em Moema é viver em ruas residenciais tranquilas, mas se acostumar ao barulho dos aviões, que param de pousar à noite e voltam cedo pela manhã. Diferente de outros bairros de São Paulo, a região tem ruas planas, o que torna um passeio a pé mais prazeroso.

Diversão e comércio

Além do Parque do Ibirapuera, Moema conta com pracinhas espalhadas pelas ruas. É comum ver as pessoas passeando com a família e os animais de estimação. A Praça Nossa Senhora Aparecida é referência na região. Nela está localizada uma paróquia de mesmo nome, de frente para a avenida Ibirapuera. Na praça acontece a Feira de Arte de Moema na quarta, sexta e domingo. Quem circula pelo local nos dias do evento encontrará artesanatos, artes plásticas e comidas típicas.

Os moradores de Moema tem todas as facilidades perto de casa. Como em diversos bairros de São Paulo, a região conta com muitos estabelecimentos abertos durante as 24 horas do dia. Os restaurantes de Moema oferecem a culinária de diferentes países. Apesar de bastante residencial, existe uma vida noturna agitada em Moema. O bairro tem muitos pubs, bares com mesas na calçada e casas de show. Nos finais de semana, algumas ruas são fechadas para receber eventos com food trucks.

O comércio de Moema também é famoso. Dá para encontrar diversas lojas de marcas conhecidas. No final do ano, a rua Normandia fica com as lojas todas enfeitadas para o Natal, tornando-se um ponto turístico da cidade. No bairro, os compradores também contam com o Shopping Ibirapuera, um dos mais antigos da cidade de São Paulo. O estabelecimento inaugurado em 1976 ajudou na valorização da região. Moema também é o espaço de prédios comerciais e escolas. Em 2011, o bairro recebeu a primeira ciclofaixa permanente de São Paulo.

Você já conhece Moema? O Chef’s Club mostra para você o que tem de bom pela região. O clube de descontos em restaurantes reúne o melhor da gastronomia. Acesse https://www.chefsclub.com.br/experimente e ganhe 30 dias de descontos nos melhores restaurantes do bairro. Conheça os restaurantes de Moema acessando Chef’s Club – Moema. Após se cadastrar e aproveitar o mês, você ganha 15% de desconto na assinatura anual do Chef’s Club e 5% de desconto em cima desse valor caso o pagamento seja feito à vista. É só clicar em https://www.chefsclub.com.br/desconto/vivareal. As promoções valem apenas para um CPF. Depois de explorar Moema conte a sua experiência nos comentários!