10 dicas incríveis para decorar um flat

Por ser menor que um apartamento padrão, o flat requer uma decoração funcional e que dê sensação de amplitude nos ambientes.

Por Vitório Real
22/08/2016 @ 11:14

O flat é uma das opções de moradias escolhidas por muitas pessoas que moram sozinhas e por casais sem filhos, que precisam de um espaço menor e prezam pela praticidade. Também conhecido como apart-hotel, esse tipo de imóvel tem como principal característica os serviços que oferece, como lavanderia, faxineira todos os dias e serviço de quarto, assim como em um hotel convencional.

Por essas razões, quem preza pelo conforto de ter tudo à mão ao simples toque do interfone, pode ter o flat como principal opção para morar. Porém, apesar de toda a praticidade, esse imóvel também se caracteriza por ter um espaço reduzido e cômodos como cozinha, sala e banheiro bem menores do que um apartamento convencional. Assim, a decoração e os móveis devem ser muito bem pensados.

Para ajudar você a economizar espaço e decorar seu flat para que ele se transforme em um espaço bonito e funcional, vamos listar algumas dicas infalíveis. Continue sua leitura e acompanhe!

1. Abuse dos móveis funcionais

Os espaços pequenos requerem móveis que possam servir para mais de uma utilidade. Aposte em uma mesa retrátil no armário da cozinha, que possa ficar guardada enquanto não está em uso, ou em banquetas coloridas e com design moderno, que podem se transformar em mesinhas quando você receber seus convidados. O sofá-cama também é outra peça indispensável para quem recebe pessoas em casa e quer deixá-las confortavelmente instaladas.

2. Use cores claras

As cores claras, como branco, bege e gelo, trazem uma sensação de amplitude ao ambiente e são ideais para os flats. Porém, não é preciso se restringir ao uso desses tons: se você quiser dar um toque de cor na decoração, coloque quadros, objetos e louças coloridas e brinque com as figuras geométricas, que estão em alta. Você também pode escolher uma parede do flat para pintar de outra cor, garantindo mais vida e estilo ao ambiente.

3. Coloque espelhos

Outra dica infalível na hora de dar uma sensação de amplitude ao espaço pequeno é utilizar espelhos na decoração, pois eles refletem o ambiente e aumentam o campo de visão. Escolha uma das paredes e coloque um espelho grande, ou várias peças espelhadas pequenas. Além de dar a sensação de espaço de que o flat precisa, eles ainda são úteis para dar aquela última conferida no visual antes de sair de casa.

4. Deixe espaço para circulação

Talvez aquela mesinha de centro com que você sempre sonhou não seja uma boa para decorar seu flat. Móveis demais podem dar uma sensação de que o espaço é menor do que realmente é. Além disso, atrapalham a circulação de pessoas, deixando o ambiente desconfortável e difícil de se locomover.

5. Use as paredes

As paredes são ótimas aliadas da decoração e também de quem deseja economizar espaço com estilo e charme. Escolha um painel de madeira e instale sua televisão na própria parede, deixando o espaço do rack para armazenar outros itens, como DVD, home theater, e outros equipamentos eletrônicos e objetos que você precisa guardar ali.

Você também pode usar prateleiras para acomodar objetos de decoração, revistas, livros, etc. Prateleiras em madeiras também são ótimas para abrigar pequenos jardins verticais. Você pode investir em vasos pequenos para plantar alguns temperos frescos, por exemplo, e trazer um pouco da natureza para dentro de casa. Distribuir as prateleiras pela casa dá um toque de estilo na decoração e ainda ajuda a economizar espaço.

6. Invista na iluminação

O espaço ganha um toque especial quando há uma boa iluminação. Abuse de luzes diretas na cozinha, sobre as bancadas, sobre a televisão, nos corredores e nos banheiros. Invista em lustres pendentes sobre a mesa ou sobre o balcão em que são feitas as refeições, e em spots de embutir no restante dos ambientes, para iluminar um quadro ou algum objeto de decoração.

7. Aproveite melhor o espaço do banheiro

Os banheiros de flats costumam ter espaço reduzido, portanto, a dica é não colocar perfumes, cremes e produtos sobre as bancadas. Além de ocupar muito espaço e dar uma sensação de desorganização, os produtos podem perder a qualidade quando são expostos a mudanças de temperatura e à umidade do banheiro.

Por isso, guarde suas coisas no quarto e deixe somente o necessário no banheiro, dentro do armário. Sobre a pia, coloque um pequeno vaso de flores e um belo porta-sabonetes para melhorar a decoração.

8. Tenha cuidado ao escolher o sofá

Meça o espaço disponível antes de adquirir um sofá – provavelmente, você terá de evitar os conjuntos com 2 e 3 lugares. Se a sala é pequena, invista em um sofá de 2 lugares e coloque puffs ou banquinhos que se encaixam uns nos outros. Colocar um sofá maior que a parede não é uma boa opção, uma vez que ele pode atrapalhar a circulação de pessoas.

9. Use o espaço do quarto

Normalmente, os quartos são os maiores cômodos de um flat, com closets ou guarda-roupasmaiores. Por isso, além das suas roupas, use esse espaço para guardar os perfumes, roupas de cama e banho e produtos de higiene pessoal. Deixe um lugar reservado para eles a fim de economizar espaço nos outros ambientes da casa e manter tudo organizado.

10. Dê atenção especial à cozinha

A cozinha costuma ser um dos menores espaços do flat, então é preciso que a decoração promova um lar funcional, bonito e organizado. Você pode apostar em um frigobar colorido para trazer vida ao ambiente e dar um toque de cor. Utilize também barras de metal para pendurar utensílios de cozinha e economizar espaço nas gavetas, assim como um balcão com banquinhos ou uma mesa dobrável para fazer as refeições.

Decorar um flat pode parecer um desafio em um primeiro momento, já que o espaço reduzido pode comprometer a escolha de alguns móveis e limitar os tamanhos e as cores. Porém, é possível caprichar na decoração do espaço seguindo as dicas acima, escolhendo cada objeto com calma e sempre medindo os ambientes para avaliar se a peça será uma boa aquisição para o cômodo. Use a criatividade, dê o seu toque pessoal e capriche na decoração!

E você? Quais são suas dicas para decorar um flat do seu jeito? Comente abaixo!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.