Quais os cuidados ter com piscina em casa?

Por Dayane Burgos
17/03/2017 @ 17:20

Sol, calor, férias e piscina. Será que existe uma combinação mais perfeita para aproveitar o tempo de folga ao lado da família? Mas, para quem deseja ou pretende ter uma piscina em casa, saiba que é preciso muito mais do que fôlego para encarar esse tipo de investimento. Uma piscina demanda planejamento e manutenção constante para que esteja sempre limpa e em condições de ser utilizada.

Pensando nisso, hoje selecionamos os principais cuidados que você precisa ter antes de construir uma piscina em casa. Aprenda como mantê-la sempre limpa e descubra agora mesmo se vale a pena mergulhar de cabeça nessa ideia. Confira!

Planejamento financeiro para ter uma piscina em casa

Qual é a sua realidade financeira hoje? Quais são as suas prioridades? Quanto é possível reservar do seu orçamento para investir em uma piscina? Essas são algumas das perguntas que podem ajudá-lo a decidir se uma piscina é um projeto viável.

Lembre-se que os custos com a instalação e manutenção de uma piscina variam muito de acordo com fatores como tamanho, modelo e materiais escolhidos. Pense em tudo isso antes de tomar uma decisão final!

Não bastará apenas instalar a piscina. Será preciso cuidar da qualidade da água, para manter a saúde de sua família, e isso exigirá certos gastos com materiais específicos, o que pode impactar seu orçamento.

Controle do pH

Controlar o pH da água de uma piscina é um dos pontos mais importantes para garantir a qualidade da água e durabilidade de todos os materiais envolvidos em sua estrutura e manutenção. Isso porque o pH nos ajuda a descobrir se um líquido está ácido, neutro ou alcalino.

O pH da água que tomamos banho, por exemplo, está em torno de 7, ou seja, a água é neutra. Agora, conforme o pH diminui, a água da piscina tende a ficar mais ácida, podendo causar irritação na pele e olhos dos banhistas, além de danificar peças metálicas da estrutura da piscina. Por outro lado, quando o pH aumenta, a água fica alcalina, dificultando a sua limpeza e podendo causar irritações na pele e nos olhos dos banhistas.

Existem kits de controle de pH que serão o seu braço direito para manter a água da piscina sempre limpa e própria para o banho. Vale lembrar que os testes de pH devem ser feitos periodicamente.

Controle de alcalinidade

Enquanto o pH serve como parâmetro de intensidade de acidez da sua piscina, a alcalinidade é a capacidade da água em neutralizar ácidos e manter a sua piscina em condições de banho, ou seja, regular o nível de alcalinidade da água ajuda a manter o pH estável.

Em termos práticos, você precisará também de um equipamento que o ajudará a medir especificamente a alcalinidade da água. Assim, você poderá tomar as medidas necessárias para manter a sua piscina impecável, como utilizar um “elevador de alcalinidade”, substância que como o próprio nome já diz, elevará a alcalinidade da água casa seja necessário.

Uso de clarificante

O uso de cloro na piscina serve basicamente para eliminar os microrganismos nocivos à qualidade da água e à nossa saúde. O tipo de cloro e quantidades a serem ministradas variam bastante de acordo com a situação em que a água da piscina se encontra. Por isso, antes de jogar qualquer tipo de produto químico na água, leia os rótulos dos produtos e tenha bastante certeza sobre o que está fazendo.

Limpeza do pré-filtro

O pré-filtro é uma espécie de “cesto” que retém a sujeira presente na água, evitando que ela chegue até a motobomba da piscina e danifique peças importantes do seu funcionamento. Apesar de fácil e sem custos, esse procedimento de manutenção é importante e deve ser realizado regularmente para garantir maior durabilidade da sua piscina.

Limpeza do skimmer

Similar ao pré-filtro, o skimmer é um dispositivo que fica em alguma das paredes da piscina, captando a sujeira que eventualmente caia na água, como folhas e insetos. A sua limpeza é manual e periódica.

Tanto no caso do skimmer quanto do pré-filtro, antes de realizar a limpeza, lembre-se de desligar os registros e fechar os sistemas de filtração.

Escovação

Escovar a piscina, limpando seu revestimento, é importante para evitar que limo, algas, bactérias, manchas e sujeiras se acumulem nas laterais e fundo da piscina. Para isso, você precisará de escovas específicas para a tarefa, que podem ser encontradas em diversos tipos de tamanhos, modelos e preços.

Aspiração

Muitas vezes, após a escovação da piscina, a sujeira que se solta do revestimento fica dispersa na água, e para tirá-la é necessário utilizar um aspirador de piscina. Para facilitar o trabalho existem produtos que decantam a sujeira, ou seja, as forçam a repousar no fundo da piscina, facilitando a aspiração. Esse é um trabalho lento e que exige muita paciência.

Peneiração

Como o próprio nome sugere, com o auxílio de uma peneira específica você irá retirar toda a sujeira depositada na superfície da sua piscina, como folhas e insetos. Essa tarefa é bastante comum e deve ser realizada constantemente.

Limpeza da superfície

Por último, vale ressaltar que um bom cuidado com a sua piscina pode começar antes mesmo de tratar a sua água, já que medidas como a limpeza do deck, bordas e entorno da piscina contribuem muito para que evitar que o acúmulo de sujeira e a proliferação de microrganismos acabem com a diversão da sua família.

Essas são algumas dicas para quem deseja ter uma piscina em casa e manter a água sempre limpa, própria para o banho, garantindo a diversão de toda a família.

Vale ressaltar que embora várias das etapas de limpeza e manutenção descritas aqui são fáceis e podem ser realizadas por qualquer pessoa, outros procedimentos devem ser realizados por um profissional. Por isso, caso você não esteja disposto a aprender tudo que permeia a manutenção de uma piscina, contratar um profissional do ramo é primordial para que você não danifique a água ou os seus equipamentos e nem cause acidentes a você e sua família.

Então, gostou das dicas e já está planejando instalar uma piscina em casa para melhor aproveitar o verão com a sua família? Deixe um comentário em nossa página com ideias dúvidas e sugestões sobre o assunto!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.