Cuidados antes de comprar ou alugar – Hidráulica

Por Vitório Real
08/03/2016 @ 19:17

Nem sempre os problemas em um imóvel estão aparentes. Por isso, ao alugar o seu novo lar, fique atento a alguns itens primordiais, como por exemplo, o sistema hidráulico do imóvel. Afinal, um simples encanamento estragado, aquela torneira com vazamento ou até mesmo um registro com defeito podem render dores de cabeça, danificar a estrutura de ambientes e, ainda, ser a fonte de muitas despesas. Por isso, para ajudá-lo nesta tarefa e não deixar que sua paciência “entre pelo cano”, sugerimos que você tome alguns cuidados antes de comprar ou alugar.

Check list bem-vindo

Com algumas precauções você conseguirá identificar possíveis danos. A primeira delas é realizar uma boa vistoria no imóvel e na instalação hidráulica; fazer uma lista de itens que precisam ser checados, e anota todos os detalhes. Banheiro, cozinha e área de serviço merecem uma atenção redobrada. Mas a tarefa nem sempre é fácil, afinal esse tipo de sistema não é aparente aos olhos, e geralmente, só apresenta sinais visíveis quando problema já existe. Por isso, comece observando os sinais mais óbvios.

As paredes são os primeiros itens. O estado delas é importante para detectar algum tipo de problema e por isso devem ser observadas com o máximo de atenção. Se apresentarem saliências, bolhas, estiverem estufadas, úmidas ou mofadas é sinal de alerta. Pode ser um indício de umidade causada por infiltrações ou vazamentos. Sempre observe a aparência do teto, também.

Se você está alugando uma casa, é essencial observar as paredes externas (varanda, garagem, e quintal), pois se houver algum desnível no piso, a água pode ficar empoçada e causar infiltrações. Para verificar se a superfície apresenta esses desníveis, jogue uma bola de tênis rente ao piso e observe se há ou não inclinações no movimento dela. Outra dica é verificar se as calhas estão limpas e funcionando, além de observar a umidade do local onde a caixa d´água está instalada (tanto em volta dela, quanto dentro do imóvel abaixo dela).

Após estas observações importantes, verifique se as pias e ralos estão escoando a água de maneira adequada. Para isso, basta despejar uma boa quantidade de água sobre eles e esperar alguns segundos, se não houver acumulo de água, não há preocupações. Não se esqueça que alguns encanamentos, principalmente nos imóveis usados, podem apresentar desgaste, ferrugem ou acúmulo de sujeira. Nestes casos, se a água persistir em sair suja, solicite a avaliação de um profissional.

Por último, feche todos os registros e libere o fluxo de água de alguma torneira para observar se a água escorre até parar completamente, assim você terá certeza que eles estão funcionando corretamente. Se identificar problemas, procure o mais rápido possível um profissional especializado.

Se você precisar fazer uma reforma, não deixe de ler o post sobre o Cartão Construcard que financia materiais de construção.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.