Como diminuir riscos em uma obra

07/05/2014 @ 16:13

É comum enfrentar problemas com profissionais contratados para executar obras no imóvel. Trabalho mal feito, inacabado, desperdício de material, sumiço do profissional e acréscimo no preço são os mais comuns. Mas então, como se prevenir na hora de realizar uma reforma?

O mais importante é contratar somente profissionais habilitados e com referência. Conversar com pessoas que utilizaram os trabalhos deste profissional, e se possível conhecer outras obras para avaliar a qualidade dos serviços também é uma boa dica.

Quando a obra for mais complexa, é preferível buscar orientação e acompanhamento de um engenheiro ou arquiteto, que além de realizarem os cálculos necessários e indicarem a melhor forma para a construção, também orientam e dirigem os trabalhos. A vantagem da contração de um profissional destes é que, em geral, eles podem indicar uma mão de obra adequada para cada serviço.

Detalhar por escrito todos os trabalhos a serem realizados, com indicação clara de preço para cada serviço e forma de pagamento distribuída de acordo com o andamento da obra é uma providência essencial para evitar desentendimentos futuros. Quanto mais bem descrita cada etapa a ser realizada, com indicação da forma de execução e materiais a serem aplicados, melhor. Também é essencial que conste do contrato se materiais, ferramentas e locação de equipamentos estão inclusos no preço combinado.

Peça ao profissional uma relação dos materiais necessários para a reforma, essa lista, fornecida antecipadamente, ajuda no pedido de orçamentos em diversos fornecedores. Assim você pode ter assim uma boa previsão de quanto vai gastar, além de conseguir comparar a qualidade e os preços dos materiais, o que pode fazer uma grande diferença no final da repaginada.

Assim, com a contratação de profissionais qualificados e emprego de materiais corretos, pode-se evitar muita dor de cabeça e concluir a sonhada reforma de maneira adequada.  

 

1 Comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

Cordelier tou

Excelente, adorei, vou ter que copiar, para fazer igual, parabéns, beijos

Responder