Entenda os elementos de uma planta de casa ou apartamento

Entenda os elementos de uma planta de casa ou apartamento

Viva Real Publicado em 10/11/2016
Tempo de leitura 4 min

Planta baixa é o nome que se dá à planta de casa ou desenho de uma construção que, geralmente, é realizado com um corte horizontal à 1,5 m de altura a partir da base (piso). Nela, ficam dispostos os ambientes de um imóvel cuja estrutura precisa ser detalhada em escala com as medidas reais do imóvel.
Na planta baixa também estão inclusas as medidas detalhadas das paredes (comprimento, largura e espessura), das janelas e das portas, além dos nomes dos ambientes e em que nível se encontram.
Em cada ambiente da planta de casa ainda devem constar outros componentes e elementos como pias, louças sanitárias, tanques, símbolos elétricos, entre outros, e detalhes que especificam os métodos de construção e acabamentos.
É a partir da planta baixa que os projetos considerados complementares (hidráulica, elétrica, telefonia, sonorização, gesso, etc) são iniciados. Cada profissional que complementará o projeto terá o seu trabalho representado na planta baixa, por exemplo, um projeto de paisagismo.

Todos os acessos ao imóvel, tanto para pedestres como para automóveis, o nível do piso e as áreas permeáveis do terreno também estão na planta baixa.
Atualmente, as plantas baixas não são mais feitas à mão. Elas são criadas a partir de softwares como o AutoCAD que, combinado com outros softwares, pode gerar projetos bastante realistas em 3D, para que o cliente saiba exatamente como é a disposição do imóvel sem que tenha que visitá-lo pessoalmente.

Planta baixa humanizada

A planta baixa humanizada é a planta de casa que possui a representação colorida e repleta de detalhes dos móveis, dos pisos e revestimentos e até o jardim. Ela tem a finalidade de permitir que uma pessoa que não é do meio, ou seja, um leigo, possa entender seus elementos com maior facilidade.
A planta baixa humanizada é geralmente usada na apresentação de um projeto de um imóvel a um possível comprador.

Dicas para ler a planta de casa

Pavimentos ou pisos

Como mencionado, o corte da planta baixa é feito com a altura de 1,5 m e possui todas as informações corretas e pertinentes à construção do imóvel.
Se a casa possui apenas um único piso, obviamente haverá apenas uma única planta baixa que abrange toda a área, e que será simplesmente chamada de planta baixa.
Para os imóveis que possuem mais de um pavimento, serão necessárias plantas distintas para todos eles e, nesse caso, receberão uma denominação específica, por exemplo, Planta Baixa do Pavimento Térreo (ou 1º Pavimento), Planta Baixa da Cobertura, e assim por diante.

Elementos essenciais da planta de casa

Os elementos construtivos são aqueles que compõem a estrutura do imóvel. Dentre eles, o de maior importância são as paredes, pois possuem função estrutural, e devem sempre ter suas espessuras indicadas.
Portas e janelas são elementos construtivos desenhados em intervalos nas paredes e que possuem localização e tamanhos exatos. As janelas são representadas por um desenho com três ou quatro linhas paralelas, enquanto as portas são representadas por um arco, o qual representa a rotação para a abertura da porta, e uma linha reta perpendicular à uma parede.
O modo como as portas estão dispostas na planta de casa indicam como será a circulação do local e como os ambientes do imóvel se relacionam quanto a iluminação e a ventilação. Além disso, é através dos acessos criados pelas portas e janelas que se pode verificar a integração interna e externa dos ambientes e do imóvel como um todo.

Outros elementos da planta baixa

Imóveis que possuem mais de um pavimento possuem um elemento muito importante, a escada, a qual ocupa uma área grande e possui impacto direto sobre a altura livre. A escada é representada em uma planta de casa por um conjunto de linhas paralelas e setas que indicam a direção de deslocamento.
Algumas plantas ainda podem conter rampas, jardins, piscinas e outras áreas e detalhes estruturais.
Outros elementos como aparelhos elétricos de porte (eletrodomésticos: fogão, geladeira, máquina de lavar roupa, entre outros) e demais componentes não visíveis como reservatórios, dutos de ventilação, etc, também estão na planta baixa.

Informações e detalhes importantes

Na planta baixa ainda devem constar informações e detalhes relevantes sobre a construção do imóvel: nome dos compartimentos e suas respectivas áreas úteis, níveis e posições de planos também no corte vertical, entre outras.
Você acha difícil ler os elementos de uma planta de casa? Tem alguma dúvida? Deixe para a gente nos comentários!