Imóvel para idoso: como escolher um ideal

Entre tantas opções existentes no mercado, encontrar um imóvel para idoso pode se tornar uma tarefa mais simples seguindo algumas dicas. Confira!

Por Dayane Burgos
02/03/2017 @ 18:48

Casa: uma palavra simples, mas que guarda muitos significados em nossas vidas. É em nossos lares que construímos sonhos, compartilhamos momentos com pessoas amadas, onde descansamos e temos liberdade para fazer o que bem entendermos. No entanto, alguns grupos de pessoas necessitam de locais com características específicas, como ao escolher um imóvel para idoso.

Passamos boa parte de nossas vidas em nossas casas, e é por esse motivo que, conforme o tempo passa e a velhice se aproxima, nada mais natural que escolher um ambiente para morar que seja compatível com as nossas características e necessidades.

Por isso, hoje selecionamos algumas dicas que você deve ter em mente ao escolher um imóvel para idoso. Você vai perceber que alugar o apartamento certo para alguém na terceira idade ficará muito mais fácil a partir de agora. Confira!

Opte por apartamentos menores

É natural que, com o tempo, a nossa disposição e vitalidade já não sejam iguais às que tínhamos quando jovens. Realizar uma simples faxina, varrer e passar pano no chão, limpar os vidros das janelas ou tirar o pó dos móveis pode ser um trabalho bastante exaustivo quando se está na terceira idade. E isso pode piorar caso o idoso more em um lugar grande, com vários cômodos e infindáveis superfícies a serem limpas. Mesmo com a contratação de uma diarista, isso deve ser levado em conta.

Dessa forma, por uma questão de saúde e bem-estar do idoso, opte por apartamentos menores, com os cômodos essenciais para as suas necessidades e nada de ostentação com os espaços. Existem, inclusive, apartamentos com cômodos integrados, que facilitam a limpeza do local e a locomoção entre os ambientes.

Atente-se para a localização do imóvel para idoso

Um imóvel bem localizado significa acesso a recursos com maior conforto e tranquilidade. Abaixo selecionamos alguns pontos a serem levados em conta antes de alugar um apartamento para idosos:

  • saúde: idosos são muito mais preocupados com a sua saúde, frequentemente realizam exames de rotina, acompanhamentos e outros tipos de tratamento que não podem ser negligenciados ou deixados para depois. Alugar um apartamento próximo a clínicas, hospitais e farmácias é então um dos pontos essenciais;
  • mobilidade: nem todos os idosos possuem carro próprio ou recursos para andar o tempo todo de táxi. Grande parte dos idosos se locomovem de transporte público. Por isso, um apartamento próximo às linhas de ônibus, metrô ou trem facilita e garante o acesso do idoso aos lugares aos quais precisar ir, como supermercados, feiras e até mesmo casa de amigos e parentes;
  • bem-estar: ter novas e boas experiências, como cursos, caminhada em parques e feiras livres, ir à academia ou formar novas amizades são aspectos fundamentais para qualquer pessoa, sobretudo no caso dos idosos. Essas atividades estimulam o cérebro, mantêm o corpo saudável e ativo e garantem que o idoso se mantenha integrado à comunidade em que vive. Por isso, alugar um apartamento que garanta o acesso do idoso a essas oportunidades é também uma boa forma de avaliar sua localização.

Preze pela segurança

Garantir que o idoso esteja em um ambiente seguro é, sem dúvida, um dos pontos mais relevantes a serem analisados antes de assinar um contrato de locação. Isso porque muitas pessoas costumam se aproveitar da ingenuidade e condição de alguns idosos para agir de má fé, praticar furtos, roubos e outros tipos de violência. Nesse cenário, optar por um apartamento já é uma grande vantagem, já que o acesso às moradias não é tão simples e fácil em comparação a uma casa.

Ao procurar o apartamento ideal, informe-se a respeito do sistema de segurança utilizado pelo condomínio, se existe portaria no local e como funciona o fluxo de entrada e saída de pessoas. No apartamento, verifique a existência de travas de segurança em portas e janelas, além de outros recursos que possam tornar a residência ainda mais segura para o idoso.

Observe se a arquitetura do lugar é favorável às necessidades dos idosos

Infelizmente, nem todos os espaços urbanos públicos e privados são pensados para acolher de forma satisfatória os idosos. Muitos imóveis, por exemplo, possuem obstáculos que dificultam muito a vida de um morador da terceira idade.

Abaixo selecionamos alguns pontos que devem ser evitados ao analisar a estrutura de um apartamento e o seu condomínio e outros que devem ser levados em conta para facilitar o processo de locação.

Existência de escadas

Para um idoso a palavra escada pode ser sinônimo de obstáculo. Ainda mais para aqueles que possuem alguma debilidade ou limitação física, locomovendo-se com o auxílio de uma cadeira de rodas, bengalas ou simplesmente precisam sair várias vezes de casa, encarar lances e mais lances de escada pode ser um problema.

Barras de segurança

Barras de segurança evitam quedas e dão apoio aos idosos ao tomar banho, utilizar o vaso sanitário e até mesmo levantar da cama pela manhã. Apartamentos que contam com esse acessório já possuem um grande diferencial.

Disponibilidade de elevadores

Outro atrativo a ser levado em conta é a existência de elevadores no edifício. Eles certamente facilitarão o acesso do idoso ao seu apartamento sem a necessidade de encarar os degraus da escada. Para muitos, essa pode ser a melhor opção!

Obstáculos

A palavra obstáculo é um pouco genérica, pois eles podem estar em qualquer lugar quando se é um idoso, desde morar em apartamento localizado em uma ladeira, a falta de um corrimão em escadas, a inexistência de pisos antiderrapantes na área interna ou externa do seu apartamento, pia da cozinha muito alta para quem tem problemas na coluna e tantos outros.

A dica aqui é visitar o apartamento antes de alugá-lo e verificar todos os possíveis pontos que possam ser considerados como um obstáculo, levando em conta as peculiaridades e necessidades de cada pessoa.

Independente da idade, a escolha de um bom lugar para morar deve levar em conta aquilo que nos deixa felizes. Bom clima, pessoas agradáveis e a certeza de estar no lugar certo!

Então, gostou das dicas e já sabe como encontrar o imóvel para idoso? Veja também as vantagens e as desvantagens de se alugar um apartamento no térreo e acerte ainda mais na sua escolha!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.