diferença entre flat loft kitnet e studio - imagem de pessoa em kitnet

Descubra qual é a diferença entre flat, loft, kitnet e studio

Se você quer morar sozinho ou acompanhado de apenas mais uma pessoa e deseja uma opção de moradia prática e funcional, descubra qual é a diferença entre flat, loft, kitnet e studio, para escolher o que faz mais sentido para seu momento.

Viva Real Publicado em 13/02/2023
Tempo de leitura 5 min

Se você quer morar sozinho ou acompanhado de apenas mais uma pessoa e deseja uma opção de moradia prática e funcional, descubra qual é a diferença entre flat, loft, kitnet e studio, para escolher o que faz mais sentido para seu momento.

Nos últimos anos, o mercado imobiliário brasileiro lançou vários empreendimentos voltados para pessoas que buscam imóveis pequenos e fáceis de cuidar. Se for seu caso, confira qual é a diferença entre flat, loft, kitnet e studio, e descubra qual dessas opções combina mais com seu estilo de vida.

Flat

Também conhecido como apart hotel, o flat é uma boa opção para quem não quer se preocupar com os cuidados domésticos. Isso porque quem mora nesse tipo de apartamento conta com serviços de limpeza e manutenção iguais aos de um hotel.

Sendo assim, o flat basicamente funciona como um hotel, mas possui um espaço maior, além de ambientes como sala e cozinha, podendo ter divisórias entre os cômodos ou não.

Portanto, se você quer saber qual é a diferença entre flat, loft, kitnet e studio, para definir qual imóvel vai atender suas necessidades, saiba que o apart hotel é uma boa opção para quem busca praticidade.

Loft

Quem costuma assistir a filmes e séries norte-americanas, provavelmente já se deparou com o conceito de loft. Esse tipo de imóvel começou a se popularizar na década de 1970, na cidade de Nova York.

Os primeiros lofts se originaram de antigos galpões e fábricas desocupadas. Por isso, esse imóvel tem como uma das características principais a presença forte da arquitetura industrial, com canos aparentes, paredes de tijolos e pisos de concreto.

A principal característica de um loft é não apresentar divisória entre os cômodos, com exceção do banheiro. Sendo assim, esse tipo de imóvel é ideal para quem gosta dos ambientes integrados.

Além disso, os lofts costumam ter um pé-direito bem alto. Desse modo, é comum encontrar apartamentos assim com um mezanino que, muitas vezes, é usado como quarto.

diferença entre flat loft kitnet e studio - imagem de flat

Kitnet

A kitnet é muito conhecida pelos brasileiros. Esse tipo de imóvel costuma ser bem pequeno, tendo entre 20 e 40 m² em média, com sala, cozinha, banheiro e área de serviço.

Na maioria das vezes, existe uma divisória entre esses cômodos. Contudo, em algumas kitnets, todos os ambientes são integrados, com exceção do banheiro, existindo apenas um balcão que serve como divisória entre a sala e o espaço do quarto.

Esse tipo de imóvel costuma ser mais simples, por isso é muito procurado por estudantes ou pessoas que querem economizar com o aluguel. Entretanto, a maioria desses empreendimentos fica em regiões bem desenvolvidas, com uma boa rede de comércio e transporte.

Studio

O studio é um imóvel pequeno que costuma ter 30 m² em média. Ele pode ser totalmente integrado ou apresentar divisórias entre os cômodos. Sendo assim, se tiver vontade de morar nesse tipo de propriedade, você pode escolher o que mais lhe agradar, com divisórias entre os cômodos ou sem.

O grande diferencial do studio em relação aos outros tipos de imóveis apresentados neste artigo é, na maioria dos casos, a estrutura do prédio ou do condomínio em que ele está localizado.

Os prédios de studios costumam oferecer várias facilidades e opções de lazer para os moradores, como piscina, academia de ginástica, salão de jogos, salão de festas, minimercados e lavanderia. Então, ele pode ser uma boa opção para quem busca uma moradia funcional e fácil de cuidar, que também oferece benefícios aos moradores.

Qual é a diferença entre studio e kitnet?

Após ler a descrição dos imóveis apresentados neste artigo, você pode estar se perguntando sobre qual é a diferença entre studio e kitnet. Sendo assim, saiba que o primeiro, na maioria das vezes, é menor.

Os studios costumam ter 30 m², já as kitnets podem ter até 40 m². Além disso, os prédios em que os studios estão localizados costumam ser mais modernos e oferecer mais facilidades para os moradores.

Porém, tanto por estarem localizados em empreendimentos novos quanto por oferecerem vários benefícios para quem mora neles, os studios costumam ser mais caros que as kitnets. Portanto, eles podem não ser a melhor opção para quem está em busca de uma moradia acessível.

Seu próximo imóvel está no Viva Real

Agora que mostramos qual é a diferença entre flat, loft, kitnet e studio, você já pode definir qual imóvel corresponde às suas necessidades. Aliás, para encontrar uma propriedade, conte com a ajuda do Viva Real.

No nosso site, há várias opções de imóveis como lofts, flats, kitnets e studios. Para pesquisá-los, basta acessar a nossa página, digitar o nome da sua cidade e definir qual tipo de propriedade você quer ver.

Dessa forma, você vai encontrar um imóvel perfeito no nosso site. Além disso, fica ainda mais fácil escolher uma propriedade para morar, sabendo qual é a diferença entre flat, loft, kitnet e studio.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380