Construir ou comprar um imóvel pronto? Saiba o que é melhor para você!

Quem sonha em adquirir a casa própria pode enfrentar a dúvida: construir ou comprar um imóvel? Confira as vantagens e desvantagens de cada opção.

Por Vitório Real
23/09/2016 @ 16:07

Existem maneiras diferentes de conquistar a tão sonhada casa própria. Enquanto alguns preferem investir em imóveis que já estão prontos e pertenceram a outras pessoas, outros consideram a possibilidade de começar do zero e edificar uma residência. Mas você sabe as diferenças e vantagens entre construir ou comprar uma casa ou apartamento pronto?

Embora as duas alternativas tenham suas vantagens, cada uma delas se encaixa melhor em um tipo de perfil. Você está  com essa dúvida? Então acompanhe este post para entender sobre cada opção!

Vantagens de construir uma casa

Economia

Um dos principais pontos positivos de construir um imóvel é que isso propicia uma tremenda economia para o futuro proprietário. Comprar o terreno e fazer a edificação pode dar mais trabalho, mas certamente permite que você poupe muito nos gastos de construção.

Ao optar por construir, você pode definir os materiais a serem usados aproveitando promoções e investindo mais dinheiro nos artigos que considera essenciais. Também é possível adquirir os itens de acordo com seu gosto pessoal, utilizando-os de uma maneira menos dispendiosa.

O acabamento, que é considerado a parte mais cara de qualquer obra, pode sair muito mais barato se você tiver paciência para procurar. Faça orçamentos, gaste as solas do sapato e busque oportunidades na internet. Financeiramente, é muito mais vantajoso começar do zero e fazer sua casa do jeito que você sempre sonhou!

Personalização

Outro ponto que faz com que muitas pessoas se aventurem na construção é a possibilidade de personalização da propriedade, tornando-a o imóvel ideal. Você pode definir a planta do jeito que bem entender, de forma que ela atenda com perfeição às suas necessidades pessoais e as da sua família.

Se você ama receber amigos, é possível investir mais na sala de estar ou numa cozinha americana, com um conceito amplo. Se tiver muitos filhos, dá para programar melhor o número de quartos e banheiros para que todos fiquem confortáveis. Para quem gosta de cachorros, um quintal amplo ou um canil é uma boa pedida.

Bom investimento

Embora poucas pessoas pensem nisso, construir um imóvel também é um bom investimento. Quando você edifica sua casa em um terreno, você agrega valor ao seu patrimônio e fica com a certeza de que poderá negociar tudo por uma quantia consideravelmente maior do que aquela que você investiu.

O preço do lote somado às despesas da obra que você fará serão infinitamente inferiores ao do resultado final, mesmo que imediatamente após a construção. Ainda que você não tenha a intenção de vender, é muito bom ter a segurança de saber que seu bem será valorizado e que seu dinheiro foi aplicado em algo de retorno garantido.

Desvantagens de construir um imóvel

Muito trabalho

A principal desvantagem da construção é que o proprietário terá que se envolver com todas as etapas desse processo, ficando com muito mais trabalho do que se apenas comprasse uma propriedade pronta. Achar um bom terreno para a construção também é uma tarefa difícil, porque as cidades estão cada vez mais cheias.

Também é preciso lidar com engenheiros, arquitetos, mestre de obras, pedreiros, fornecedores e muito mais. Conseguir mão de obra qualificada com valores justos também não é fácil. Se você for ocupado demais, isso certamente será um tremendo desafio.

Tempo gasto

Quem tem pressa para mudar certamente não pode ficar na dúvida entre construir ou comprar. A edificação não só demanda muito trabalho como também leva um tempo considerável para ser finalizada.

Existem alguns processos que são naturalmente demorados, tanto na obra em si quanto na legalização. Isso para não falar da possibilidade de ocorrer alguma falha ou imprevisto na construção, ficando atrasada.

Vantagens de comprar um imóvel pronto

Mudança imediata

A principal vantagem de comprar uma casa ou apartamento pronto é bastante evidente: o local está pronto para morar! Fazer a mudança será mais uma questão de você organizar as suas coisas e partir.

Enquanto na construção você gastará tempo e paciência em todas as etapas do projeto, numa propriedade já edificada você apenas precisa procurar, escolher e finalizar a negociação.

Em vez de se afundar em desenhos esquemáticos, plantas baixas e negociações com mão de obra, você já poderá ir conhecendo a nova vizinhança, analisando se o bairro se encaixa em seu perfil e se o estilo de vida da região combina com as suas demandas e necessidades.

Fácil avaliação

Mesmo que construir um imóvel possa ser mais barato, é impossível você saber com precisão quanto você vai gastar em uma obra. Imprevistos acontecem e, do nada, você poderá ter que desembolsar uma quantia que não esperava para um ajuste no terreno ou um reparo na hidráulica, por exemplo.

Já um imóvel pronto tem fácil avaliação, pois você está diante de uma propriedade finalizada que permite a verificação da estrutura, dos aspectos visuais e do acabamento. Para quem precisa fazer a mudança rapidamente, comprar uma casa já construída elimina não só a espera como também a possibilidade de gastos inesperados.

Financiamento fácil

Embora seja possível conseguir crédito para construir, o fato é que os bancos estão muito mais acostumados a oferecer financiamentos para quem quer comprar um imóvel pronto. Algumas instituições não oferecem a possibilidade de financiar para quem vai edificar a sua propriedade, o que pode dificultar bastante a vida de quem quer começar sua casa do zero. Para quem não conseguiu juntar dinheiro, o financiamento é fundamental.

Desvantagens de comprar um imóvel pronto

Preço elevado

Não tem jeito: o dinheiro é um fator para quem está na dúvida entre construir ou comprar. Dentro desse contexto, um imóvel pronto sai atrás nessa disputa, pois eles serão invariavelmente mais caros.

Além do valor de compra, é preciso considerar os investimentos que precisarão ser feitos em reparos, detalhes arquitetônicos e reformas. Em caso de problemas com a documentação, também será preciso arcar com os custos para atualizá-los.

Imóvel genérico

Outro ponto que poder ser negativo ao adquirir um imóvel pronto é que ele não foi construído especialmente para você e sua família. Será preciso se adaptar a um ambiente construído de forma genérica.

Para evitar transtornos de morar em um local que não atenda completamente sua família, você deve visitar diversos imóveis e a busca pode ser longa até encontrar o lar ideal. Pode não ser fácil e nem barato achar uma propriedade que tenha o número de quartos e banheiros que você precisa.

O projeto também pode não contemplar suas principais motivações, como a realização de reuniões com amigos, criação de animais ou necessidade de uma área de lazer mais ampla.

E então, já decidiu entre construir ou comprar? Tem alguma dica para compartilhar? Deixe seu comentário!

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.