Imóvel barato: 6 formas de achar um que caiba no seu bolso

Imóvel barato: 6 formas de achar um que caiba no seu bolso

Viva Real Publicado em 05/01/2017
Tempo de leitura 6 min

É fato que todo mundo tem um gosto específico para imóvel e hoje já existem inúmeras modalidades de compra que permitem ao consumidor adquirir a sua casa ou apartamento dos sonhos. Na busca de um bom investimento, muita gente foca em opções de imóvel barato que forneçam todos os recursos necessários para uma experiência de moradia satisfatória. Esse também é o seu objetivo? Então aproveite no post 6 dicas para encontrar um imóvel que caiba no seu bolso!

1. Defina um orçamento para a compra

Adquirir um bem de valor considerável exige a qualquer pessoa um bom planejamento financeiro. Imagine se, durante o processo de compra, você precisar dedicar parte da renda mensal a outras despesas da família? Nessa condição, provavelmente teria que fazer um empréstimo com juros para continuar pagando as parcelas do imóvel.
Esse problema pode ser evitado com a definição de um orçamento específico para a aquisição de um bem. Com base nas condições financeiras e despesas mensais que tem, você consegue saber exatamente qual é o montante que sobra para investir. Esse valor, por sua vez, será de grande ajuda na filtragem das pesquisas por imóvel barato.

Como encontrar um valor de imóvel que caiba no bolso?

Chutar e prever valores não é uma prática tão segura para quem quer comprar um imóvel barato e manter as finanças em dia. Felizmente, existem diferentes formas de encontrar um valor que seja condizente com o que seu bolso pode pagar. Uma delas está em um cálculo elaborado por urbanistas do Lincoln Center Institute of Land Policy.
O cálculo foi baseado na análise de um padrão de compra que se repetia em diversas transações imobiliárias. Funciona assim:
O imóvel adquirido para moradia deve valer de 3 a 5 vezes o que o comprador ganha por ano. Se a compra for feita por um casal, o imóvel pode valer de 3 a 5 vezes a renda familiar anual.
A vantagem é que esse cálculo também pode ser aplicado no Brasil e ajudar famílias na definição de um valor de imóvel mais viável para a compra.

2. Tenha paciência na pesquisa por imóvel barato

Ninguém está livre de tomar decisões por impulso e, por isso, é preciso lembrar sempre que paciência é um valor essencial em qualquer processo de compra. Se você não vê a hora de adquirir um imóvel para chamar de seu, tome cuidado para não escolher a primeira opção que parecer vantajosa.
Às vezes, encontrar o imóvel barato ideal pode ser questão de tempo e dedicação em pesquisas mais aprofundadas. Reserve um tempo para isso e reflita sobre os seus verdadeiros desejos e necessidades. Lembre que o primeiro passo para valorizar seu dinheiro é saber se ele será destinado para uma compra saudável e livre de riscos.

3. Compare as condições de compra

Quem tem dinheiro para pagar à vista sempre encontra boas oportunidades de compra de imóvel barato; afinal, com o montante em mãos é muito mais fácil negociar valores e receber descontos. Ainda assim, muitos brasileiros precisam recorrer à aquisição por meio de um sistema de consórcio ou financiamento imobiliário.
Se esse é o seu caso, saiba que não existe um sistema perfeito para a compra. Para encontrar a opção ideal e mais favorável ao bolso, você vai ter que analisar com cuidado cada uma das condições e comparar seus benefícios. Perceba que, mais uma vez, é fundamental ter paciência para que a escolha não traga arrependimentos no futuro.

4. Considere os custos extras

De que adianta encontrar um imóvel barato se ele passar a gerar custos intermináveis após a aquisição? É claro que o comprador precisa estar ciente de que todo tipo de negociação envolve despesas distintas, mas elas não podem ser tão numerosas quanto as vantagens obtidas com o investimento.

Cuidados na compra de imóveis usados

Para evitar imprevistos financeiros, a dica é que você visite os empreendimentos desejados para avaliar as condições da estrutura, dos acabamentos e outros detalhes que influenciam na qualidade de uso e de moradia.
Por exemplo, uma casa usada pode apresentar um preço de venda muito abaixo daquele encontrado no mercado justamente porque está em péssimas condições. Nesse caso, o comprador economizaria na hora do investimento, mas depois gastaria muito dinheiro em trabalhos de reformas.
Nos imóveis em que a necessidade de melhorias é pequena ou quase nula, cabe a você balancear as vantagens para definir se é a opção de compra ideal.

Cuidados na compra de imóveis na planta

Os imóveis adquiridos na planta também podem gerar despesas imprevistas que precisam ser consideradas no orçamento. A maioria delas está relacionada aos acabamentos do empreendimento, como instalação de pisos, azulejos, iluminação, armários e aquecedores.
Para ter noção dos custos, converse com a construtora para saber quais acabamentos serão entregues ainda na fase de lançamento e quais trabalhos são adicionais. Muitas vezes, as despesas posteriores à compra não compensam o desconto oferecido no pagamento do imóvel.

5. Confira a regularidade do empreendimento

Empreendimentos irregulares também geram custos adicionais ao comprador, que precisa tirar recursos do próprio bolso para resolver essa situação. Para evitar prejuízos e dores de cabeça, verifique sempre a situação da matrícula do registro de imóvel para saber se o vendedor é realmente o proprietário.
A matrícula também define os limites do terreno e mostra se a construção está de acordo com as normas estabelecidas pela prefeitura. Conferir todos esses detalhes antes de entrar em um acordo é a melhor forma de se prevenir de possíveis dívidas relacionadas ao imóvel.
Por fim, não hesite em esclarecer qualquer dúvida que possa surgir na hora de avaliar o contrato de compra e venda. Um bom advogado pode ajudá-lo nesse processo e também garante que nenhuma informação importante passe batida.

6. Valorize os portais de anúncio de imóveis

Outra forma de achar um imóvel que caiba no seu bolso é conferir as opções em um portal de anúncio de imóveis. Aproveite que esse recurso está disponível na internet e pode ser acessado a partir de qualquer dispositivo, a qualquer momento e de qualquer lugar.
Com esse tipo de ferramenta, você filtra as pesquisas a partir de faixas de preço específicas, região e localização, tipologia de imóvel e outras características relevantes para uma boa escolha. Além disso, um portal dispõe de uma variedade de anúncios que você nunca encontraria em uma única imobiliária.
Considerando que uma base maior para comparação aumenta as suas chances de encontrar o sonhado imóvel barato, a dica é sempre valorizar os portais de anúncio grandes e reconhecidos.
Para ajudar no início das pesquisas, confira o post com as 9 vantagens de comprar um apartamento na planta!