edifício comercial - imagem de prédios comerciais

Dicas sobre como escolher um edifício comercial para seu negócio

Para quem deseja empreender e ter um local próprio para os negócios, é comum iniciar a busca por um edifício comercial. Afinal, é muito importante ter um espaço adequado e apresentável para sua empresa/marca se comunicar com o cliente. Saiba mais sobre o assunto!

Viva Real Publicado em 28/02/2023
Tempo de leitura 5 min

Para quem deseja empreender e ter um local próprio para os negócios, é comum iniciar a busca por um edifício comercial. Afinal, é muito importante ter um espaço adequado e apresentável para sua empresa/marca se comunicar com o cliente. Saiba mais sobre o assunto!

Diferenças entre edifício comercial e corporativo

Algumas pessoas podem ficar surpresas ao descobrirem que edifício comercial e corporativo não são a mesma coisa. Apesar de ambos possibilitarem a interação e o contato com o cliente, e fornecerem um espaço para os colaboradores executarem o serviço, existem algumas diferenças consideráveis. Você as conhece?

Para começar, os edifícios corporativos, ao contrário dos comerciais, apresentam a marca da companhia, mas não é só isso. Entenda as particularidades de uma vez por todas para escolher a melhor opção para seus negócios.

Edifício corporativo

Em um prédio corporativo, o principal objetivo da empresa é expor a marca. É comum que, neste tipo de imóvel, sejam projetadas salas específicas para cada setor, de acordo com a natureza do negócio. Sendo assim, o RH, a diretoria e a supervisão não compartilham o mesmo espaço, por exemplo.

Basicamente, isso significa que um edifício corporativo é normalmente ocupado por um único empreendimento. Porém, é comum vê-los sendo locados por andares, dividindo o prédio com outras empresas.

De maneira geral, os centros corporativos visam atender às empresas de médio e grande porte, por serem maiores, e oferecem flexibilidade de usos aliados a uma infraestrutura diferenciada. Desta forma, estas corporações têm o espaço que precisam conforme as próprias necessidades.

Edifício comercial

Um prédio comercial, no entanto, é usado por várias empresas, mesmo que não exista uma relação entre as atividades exercidas por ali. Assim, normalmente, ele é ocupado por negócios de pequeno e médio porte.

Utilizado por profissionais que não precisam de um grande espaço, um edifício comercial geralmente se destina a empreendimentos que não são ramificados em uma grande quantidade de setores como os corporativos. Alguns exemplos são agências de publicidade e comunicação, escritórios de advocacia, consultórios médicos e odontológicos, entre outros.

Embora seja um centro comercial, o shopping center possui diversas particularidades que o tornam bem diferente de uma locação comum. Ele reúne estabelecimentos de varejo de diferentes ramos, como bens de consumo, serviços e lazer, e é planejado para atrair a população, estimulando e facilitando o consumo.

Qual tipo de empreendimento escolher?

Saber destas particularidades ajuda a escolher o melhor modelo para seu negócio. Neste processo, é preciso considerar alguns fatores como o tipo de organização, o tamanho, o número de funcionários e o espaço necessário para sua empresa.

edifício comercial - imagem de prédio comercial

Critérios para escolher um edifício comercial

Um grande erro que você pode cometer como empresário, mas é comum, é tentar adaptar seu negócio ao ponto comercial. Isso porque deveria ocorrer o contrário: o espaço escolhido deve preencher os requisitos para proporcionar bons frutos para seu empreendimento, atendendo as necessidades dele.

Pensando nisso, se você pretende empreender e ter um espaço próprio para isso, continue a leitura para conferir dicas de locação sobre quando for à procura de um edifício comercial.

Localização

Sem dúvidas, é um fator muito importante na hora de escolher onde instalar sua sala comercial, inclusive deve ser o primeiro critério. A localização precisa considerar outros pontos, como infraestrutura, facilidades de logística e acesso, entre outros.

O ideal é apostar em um edifício comercial que fique em uma posição estratégica da cidade. Isso porque uma região muito movimentada pode dificultar o acesso dos seus clientes, enquanto uma localização muito afastada atrapalha na hora de encontrar o endereço.

Infraestrutura

Os edifícios comerciais geralmente saem na frente nesta questão, sendo essa uma das grandes vantagens deles. A infraestrutura deve conter tudo que sua empresa, seu escritório ou seu consultório precisam para funcionar plenamente, desde a estrutura de telecomunicações até a segurança do espaço.

Desta forma, certifique-se de que seu ponto comercial está preparado para telefonia, fibra óptica, ar-condicionado, entre outros. Além disso, outros bônus são proporcionados por locais que contam com recepção, salas de visitas/espera, copas, entre outros, oferecendo comodidade aos visitantes e clientes.

Análise do imóvel

Neste momento, o trabalho de um consultor imobiliário pode ser fundamental. É claro que, além de contemplar todos os itens mencionados, o imóvel comercial precisa estar legalizado e ter condições de abrigar a empresa.

Nesta parte entram as certidões das autoridades e um contrato que contemple os interesses da empresa, além de todo o processo de negociação de valores.

Alugue seu espaço comercial no Viva Real

Com estes critérios em mente, fica muito mais fácil acertar na escolha de um ponto ideal para acomodar sua empresa. Além disso, considere pesquisar outros modelos de empreendimentos como um business center.

Você já ouviu falar neste termo? Dependendo do estilo do seu negócio, pode ser uma alternativa mais viável e econômica, pois se trata de um local físico que fornece soluções de escritório temporárias para os empresários.

No Viva Real, você tem acesso a diversos imóveis comerciais, para alugar ou comprar. Você pode filtrar sua busca tanto por salas comerciais quanto por edifícios inteiros, tornando a pesquisa simples, prática e rápida. Aproveite!

imóvel ideal no bairro de sua escolha. Temos mais de 5 milhões de opções, confira!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380