5 dicas para poupar e financiar um imóvel

05/01/2017 @ 13:58

Ser dono de um imóvel é um sonho que pode se tornar realidade desde que você tenha controle financeiro e saiba como poupar dinheiro. Se esse não é seu caso, então continue lendo este post. Aqui, vamos te ajudar para que você seja capaz de se organizar financeiramente para financiar um imóvel. Vamos lá?

Faça uma planilha de gastos

A melhor maneira de começar a economizar para financiar um imóvel é analisando todas as suas receitas e despesas ao longo do mês. Para isso, é preciso colocar todas as informações em uma planilha. Além de ser uma solução muito prática, ela vai ser a base do seu planejamento.

É importante salientar, no entanto, que essa prática só funciona se você anotar absolutamente tudo o que gastar (incluindo a compra de um cafezinho depois do almoço, por exemplo). Isso significa que ser honesto ao anotar tudo em seu controle de gastos é o que te vai dar uma visão realista da sua situação financeira.

Poupe uma porcentagem do seu salário

Entre suas despesas fixas, inclua uma porcentagem do seu salário, por menor que seja. Quando você estipula essa porcentagem, começa a se acostumar com a ideia de que esse valor estará comprometido no futuro com o financiamento, ao mesmo tempo que você se torna capaz de poupar para dar uma entrada mais significativa na compra do imóvel.

O indicado é poupar cerca de 20% do seu salário. Mas, se essa quantia for muito pesada a princípio, Comece aos poucos e vá aumentando a porcentagem gradativamente até atingir essa meta.

Realize cortes estratégicos

Todos sabemos que poupar dinheiro requer sacrifícios. Sendo assim, aquele pacote adicional de canais em sua TV por assinatura ou o plano mais caro da academia terão que ser reconsiderados se você pretende financiar um imóvel.

Além de fazer cortes, pensar em reduções também é algo que ajuda. Tentar conseguir descontos em contas que você já paga e diminuir os gastos com jantares em restaurantes, por exemplo, fazem a diferença no final de cada mês.

Evite as dívidas

Se o seu plano é realizar um financiamento, evite ao máximo fazer novas dívidas, principalmente as de longo prazo. Além disso, analise a quantidade de cartões de crédito que você utiliza e qual é a taxa de juros de cada um deles. Se for preciso, cancele os que você não necessita para evitar gastos desnecessários. Além disso, prefira fazer as suas compras pagando à vista.

Analise meios de financiar um imóvel

Além de poupar dinheiro no seu dia a dia, é importante pesquisar com calma e optar pela melhor forma de financiamento na compra do imóvel. Leve em consideração aspectos como:

  • o limite de financiamento que cada instituição oferece;
  • a taxa de juros;
  • o prazo para pagamento;
  • e a inclusão de seguros dentro das parcelas.

Compare as informações e escolha a instituição de financiamento que oferecer mais vantagens para você.

Agora que você sabe o que deve fazer para poupar dinheiro, conheça os principais tipos de financiamento imobiliário para fechar negócio e realizar o sonho de adquirir seu imóvel! Faça uma simulação agora mesmo.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.