Black Friday no Brasil: conheça curiosidades e fatos

Black Friday no Brasil: conheça curiosidades e fatos

Viva Real Publicado em 10/11/2017
Tempo de leitura 4 min

Famosa nos Estados Unidos, a Black Friday (BF) já se consolidou no Brasil como uma das melhores épocas do ano para se encontrar os maiores descontos. Todo mundo que quer economizar acaba aguardando o mês de novembro para fazer suas compras. Diversos segmentos entram em promoção. Dá para encontrar roupas, sapatos, maquiagem, livros, eletrodomésticos, passagens aéreas, diárias em hotéis e, principalmente, imóveis com preços bem menores. A Black Friday no Brasil já ganhou tanto espaço que acaba indo além da tradicional sexta-feira. Muitas empresas aproveitam o mês inteiro de novembro para dar descontos.
Mas por que o nome Black Friday? Como surgiu essa época do ano tão esperada pelo varejo e pelo público? Por que comprar durante a Black Friday? A história da BF, mistura feriado religioso, trânsito e polícia. Conheça mais!

O que é a Black Friday?

Tudo começa no feriado de Ação de Graças celebrado tradicionalmente pelos americanos. Ele acontece na quarta quinta-feira do mês de novembro. Na década de 1960, no dia seguinte, as ruas ficavam cheias de carros e pedestres. Naquela época, a polícia da Filadélfia começou a chamar esse dia de Black Friday por conta dos congestionamentos. Os comerciantes da época perceberam uma oportunidade para oferecer produtos com descontos para essa multidão e, assim, sair do vermelho. Antigamente o comércio usava a caneta com cor vermelha para destacar prejuízo e a preta para destacar lucro.
As lojas da época começaram então a dar outra conotação para a Black Friday, que se popularizou como a data de início das compras para o Natal. Mesmo se espalhando na década de 1960, a sexta-feira dos descontos ganhou força no final dos anos 1970 e começo dos 1980. O termo também apareceu em outros momentos da história dos Estados Unidos, mas sem relação com o comércio, como em uma crise da bolsa de valores norte-americana em 1869.

Quando é a Black Friday no Brasil?

A popularidade da Black Friday se espalhou pelo mundo. Diversos países fazem não apenas da data, mas do mês inteiro, uma época para realizar vendas com descontos. No Canadá, por exemplo, o dia de Ação de Graças é em outubro, mas as lojas do país realizam a Black Friday em novembro. No Brasil, não existe o feriado, mas o país surfa na onda das promoções. A Black Friday chegou oficialmente ao mercado brasileiro em 2010. Nessa época, o e-commerce já estava acelerado no país, então os consumidores tinham a opção de fazer as compras online, no conforto de casa.
Depois de seis anos, o cenário ainda é o mesmo, mas com as vendas na internet ganhando cada vez mais força. As lojas brasileiras costumam não se prender apenas a um dia de promoção. Muitas aproveitam o mês inteiro de novembro para oferecer descontos para os consumidores e, no dia da Black Friday, de fato abaixam ainda mais os preços. O momento é o ideal para quem deixou de comprar alguma coisa no decorrer do ano, pois é uma das últimas épocas antes de janeiro, com grandes descontos.

Black Friday de Apartamentos


Em 2014 o VivaReal inovou trazendo para a Black Friday o mercado imobiliário. A plataforma que anuncia imóveis para venda e aluguel realiza em seu site uma campanha com apartamentos novos. Os descontos são os mais variados. A Black Friday VivaReal acontece em todo o Brasil com a participação de diversas incorporadoras e construtoras do país. Ela vai durar o mês inteiro de novembro e quem está procurando o imóvel dos sonhos pode encontrar na Black Friday o apartamento ideal com um preço mais em conta.
Neste ano, além das ofertas em lançamentos durante todo o mês, a Black Friday VivaReal também apresenta 3 megaofertas diferentes todos os dias, para todos os gostos, no Brasil inteiro.

Você estava esperando pela Black Friday? Pretende fazer compras nessa época do ano? O que quer comprar? Quanto de desconto você espera? Acesse o link https://www.vivareal.com.br/blog//blackfriday/ e inscreva-se para receber as novidades da Black Friday VivaReal.