Portabilidade de financiamento imobiliário

Por Erica Fonseca
30/04/2014 @ 15:46

O financiamento da compra de um imóvel é uma coisa que costuma demorar anos, nesse período muitas coisas podem acontecer, inclusive novas ofertas de crédito por outros bancos que podem, muitas vezes, serem mais vantajosas para o mutuário.

Desde 2006 o Banco Central permite a portabilidade do financiamento imobiliário, mas apenas recentemente essa modalidade passou a ser considerada pelas pessoas que querem migrar de Banco na hora de pagar a casa própria. A ideia é que isso estimule a concorrência dos bancos para que eles ofereçam melhores taxas e opções para os clientes

Assim, ao transferir a dívida de banco, o mutuário teria algumas vantagens, como juros mais baixos ou parcelas mais em conta. A portabilidade é feita através pelos dois bancos, o antigo e o novo, de uma forma totalmente digitalizada, e a instituição financeira original tem um prazo determinado para liberar a portabilidade. Nesse momento o novo banco quita a sua dívida com o banco anterior, você passa então a ser credor dessa nova instituição.

Nosso parceiro, Humberto da Humberto, da GM Financiamentos alerta que para fazer essa migração o cliente deve estar atento e procurar um bom banco. Para saber se a transferência deve se colocar tudo na ponta do lápis para descobrir se a nova oferta é realmente vantajosa.

Outro cuidado que se deve ter é ficar atento para que a nova instituição não tente incluir algum serviço ou tarifa, tentando levar vantagem nessa transação, a prática abusiva da venda casada ocorre se houver a imposição de contratação de algum produto ou serviço pelo banco pra a obtenção do empréstimo. Os únicos seguros que podem ser cobrados são o Seguro de morte ou invalidez e o seguro de danos físicos ao imóvel.

Outro ponto que precisa ser lembrado é que as taxas de cartório, entre outras, precisam ser pagas à vista, assim é  preciso se lembrar de separar a quantia para arcar com gastos da avaliação do Imóvel, das análise jurídica, das certidões e do cartório.

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

Terça Cuidados com a casa: Portabilidade de financiamento imobiliário | Blog Apolar Imóveis

[…] Fonte: Loucos por imoveis […]

Responder
Portabilidade de financiamento imobiliário | iPlus Imóveis

[…] Clique aqui para ver a matéria completa. […]

Responder