6 Dicas para o proprietário descobrir o valor do imóvel para venda

Por Lucas Bizerra
05/04/2016 @ 14:29

Antes de definir o valor do imóvel é necessário compreender como o mercado imobiliário costuma verificar a veracidade do valor de um imóvel. Para isso, podemos seguir alguns indicadores que se tornaram padrão no mercado para fazer esses tipos de análises. Dessa forma, conseguimos identificar os fatores que acabam contribuindo positivamente no valor do seu imóvel.

Vamos levantar neste post alguns detalhes que tratados de maneira mais profunda podem te ajudar a definir um preço coerente, que seja mais próximo a realidade da região e as características do seu imóvel.

Metragem

Para deixar as conclusões ainda mais próximas a realidade do mercado imobiliário, vamos usar como fonte de informação o DMI (Dados do Mercado imobiliário) um material desenvolvido com formações de preços do imóvel do mercado que vai nos servir como base para consultas.

1 – Descubra o valor do imóvel em sua região, faça buscas:

Um dos primeiros passos para descobrir o valor do imóvel é fazendo buscas de preço pela sua região ou em portais imobiliários. Parece até simplório, mas uma busca pela internet ou até um bate papo informal com proprietários podem esclarecer muito sobre o assunto.

Procure por imóveis parecidos com o seu e na mesma região, entre em contato com corretores, proprietários, imobiliárias, moradores, porteiros, e se possível até com vizinhos.

Quanto mais informação melhor. Esse tipo de contato é importante para você identificar como o mercado imobiliário está sendo praticado na região do seu imóvel.

2 – Localização, um item de peso para descobrir o valor do imóvel:

Imóveis próximos a centros comercias, vias de acesso, transporte público, shoppings, delegacias, hospitais, parques, entre outros. Podem ser considerados como um ótimo negócio para venda. Todas essas vantagens comerciais e de transporte valorizam o valor do preço do seu imóvel, já que essas facilidades trazem mais conveniência para o novo comprador por ter um imóvel naquela região.

Lolcalização

Mas se o seu imóvel está em um bairro nobre, um pouco mais distante dos grandes centros e com mais tranquilidade, valorize isso no momento da descrição.

É preciso encontrar um determinado peso para cada item em cada pessoa, ou seja: Você precisa encontrar as pessoas que irão melhor se encaixar no perfil de compra do seu imóvel e buscar os itens que sua casa tem a oferecer como diferencial para cada uma delas.

3 – Metragem, faça uma conta simples e útil:

A metragem é uma característica importante na hora de identificar o valor do seu imóvel, já que cada região tem um valor por m² como base de cálculo.

Para identificar o preço por metro quadrado do seu imóvel acesse o DMI (dados do mercado imobiliário), defina sua cidade, bairro e vá até o gráfico de número 2, com ele você vai descobrir o valor absoluto da região do seu imóvel por m². Cliquei aqui para consultar o DMI. (Atenção: Caso a região do seu imóvel não esteja no relatório, busque por imóveis similares em nosso portal)

Para finalizar esse processo e encontrar o valor do metro quadrado da região do seu imóvel, basta multiplicar o valor absoluto do m² com o número de metragem do seu imóvel.

Calcular-preço-do-imóvel

Exemplo:

Preço por metro quadrado na sua região: R$5.800,00 por metro

Área do seu imóvel: 75

5.800 X 75 = R$435.000,00

Esse valor pode ser utilizado como base inicial para cálculo do valor.

 

4 – Itens de lazer e características do imóvel:

Se a sua casa ou condomínio tem piscina, salão de festa, salão de jogos ou mais de uma vaga de garagem, tudo deve ser considerado para valorizar o imóvel. O público do mercado imobiliário (os compradores) já se identificam com essas novas características do imóvel e podem inclusive usá-las como influenciadoras para a compra.

Esse novo comportamento pelos buscadores de imóveis já vem sendo construído há algum tempo, já que durante os últimos anos as construtoras começaram a produzir condomínios residenciais com vários itens de lazer e diferencias para atender vários públicos.

Essas implementações trouxeram novas experiências e tendências para os lançamentos imobiliários. Veja como esses diferenciais foram desenvolvidos pensando em atender vários componentes de uma família:

Crianças: Playground, Piscina, Sala de Estudos e Brinquedoteca

Adulto: Sauna, Academia, Salão de Festas, Salão Gourmet e Pay per use

Jovens: Quadra Poliesportiva, Salão de Jogos, Lan House

Construa seu anúncio levando os diferencias em consideração, eles são tão importantes que podem até te ajudar nas negociações justificando o valor do imóvel.

5 – Conservação do imóvel:

Você já deve ter ouvido essa frase: “A primeira impressão é a que fica”. E é justamente por ela que um imóvel reformado ou em bom estado passa mais segurança para o comprador. Cuide e faça ajustes necessários em seu imóvel, isso pode ajudar a valorizar sua propriedade.

Zele pelo seu imóvel, pois uma casa em péssimo estado é o suficiente para depreciar o valor do imóvel para alguns compradores.

Acabamentos

E como não desejamos que isso aconteça, segue alguns toques que vão ajudar a sua casa ficar mais atraente aos olhos do comprador:

  • Corrija infiltrações;
  • Mofos;
  • Encanamentos;
  • Fiação elétrica;
  • Portas e janelas estão fechando corretamente;
  • Pintura nova (de preferência com tons neutros).

6 – Dormitórios:

Por último e não menos importante, chegamos ao número de dormitórios. Se a sua casa possui acima de 3 dormitórios com certeza esse número vai contribui com o valor do seu imóvel de acordo com a média do preço por m² na região. O número de dormitórios contribui bastante na hora de decidir o preço do seu imóvel!

Agora que você descobriu as informações necessárias para identificar o valor do imóvel para venda, chegou a sua vez de analisar o preço do seu imóvel. Faça o passo a passo e descubra os pontos fortes e fracos que podem influenciar a escolha de um preço justo para a sua propriedade. Veja agora um exemplo para te ajudar a precificar o valor do seu imóvel:

Sua casa: Anotações:
Área/ Metragem
Quantidade de dormitórios
Valor por m²
Itens de lazer
Proximidades
Número de vagas
Região

Em caso de dúvidas, deixe o seu comentário aqui em baixo e não se esqueça de acessar o DMI, pois ele vai te ajudar muito nesse processo inicial de precificação do seu imóvel.

 

 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.