Home Staging o mais novo aliado do Proprietário

Por Lucas Bizerra
27/04/2016 @ 12:15

Você já ouviu falar em home staging? Se a resposta for sim é um ponto positivo, já que essa nova tendência veio para ajudar o proprietário a vender o seu imóvel de uma maneira mais atrativa. Agora, se você nunca ouviu falar nessa ferramenta do marketing imobiliário, você precisar ler esse post.

Pelo sim e pelo não, independente do seu contato com essa nova técnica, gostaríamos de deixar claro para todos os proprietários como o Home Staging funciona e para isso, procurarmos a Susana Damy, umas das pioneiras dessa técnica no Brasil que trouxe uma bagagem de mais de 20 anos de experiência do Texas nos EUA trabalhando como arquiteta, designer de interiores e claro, desenvolvendo consultoria de Home Staging para o proprietário agilizar e valorizar sua casa para venda.

E para responder a pergunta que não quer calar: O Home Staging ajuda a vender meu imóvel?Veja abaixo a nossa entrevista com a Susana Damy e entenda de uma maneira fácil os benefícios do home staging.

O que é o home staging?

Home Staging é uma ferramenta de marketing que tem como objetivo principal agilizar e valorizar à venda de imóveis usados; podendo estes estarem ocupados ou vazios. Em outras palavras, especialistas formados em home staging preparam a imagem de imóveis para serem vendidos mais rápido e com uma margem maior de lucro.

Home Staging segue um processo que começa com a despersonalização, finalizando com a uma especial personalização, justamente para transformar residências em “Lares” onde o cliente comprador se sentirá à vontade, tornando a primeira visita em algo especial e satisfatória, para que a segunda e decisiva visita, venha a acontecer.

Da mesma forma que existem profissionais de visual merchandising que trabalham em lojas, e profissionais de imagem pessoal que ensinam seus clientes como se comportar e se vestir apropriadamente para determinadas situações, também existe o profissional de Home Staging, que além de trabalhar a imagem do imóvel, ensina seus clientes a procederem corretamente durante as visitações para que potenciais clientes não formem uma opinião negativa do imóvel visitado.

Atualmente 80% dos compradores pré-selecionam imóveis pela Internet e para que seu imóvel seja um dos escolhidos, o processo de Home Staging prepara a imagem para ser fotografado e filmado, não esquecendo que a seleção para a visita ao imóvel é o fator decisivo na compra.

Home Staging - Antes e depois sala

Home Staging – Antes e depois sala de estar

Quando ele começou a ser aplicado e quais foram os seus principais propagadores?

O Home Staging começou no final dos anos 70 nos EUA. Sua principal propagadora e criadora chama-se Barb Schwarz, corretora de imóveis que estava em busca de soluções para liquidar imóveis difíceis de vender. Ela usou seu conhecimento em cenografia e começou a fazer vinhetas em alguns ambientes das casas de seus clientes. O resultado foi tão satisfatório que suas vendas aumentaram ao ponto dela incorporar o serviço de Staging em todos os imóveis de seus clientes.

Atualmente Home Staging é usado em mais de 86% dos imóveis à venda nos EUA, e já se propagou pela Europa e Austrália.

O Brasil já aderiu a esse novo serviço, houve aumento de demanda nos últimos anos?

O Brasil caminha devagar para aderir a qualquer tipo de serviço onde profissionais acham ser um tipo de ameaça ou uma competição para o seu trabalho. Como todos sabemos, temos uma cultura “resistente”, o que torna o Brasil um mercado difícil de entrar. Em média  leva-se uns dez anos para um produto ou serviço que está estourando lá fora, conseguir se estabelecer por aqui.

Home Staging - Antes e depois cozinha

Home Staging – Antes e depois cozinha

Após cinco anos em terra nacional o Staging finalmente começa a aflorar. Sua maior procura está entre o grupo de profissionais de design, que estão sempre se atualizando. O setor imobiliário que teria a maior vantagem em agregar o Staging, ainda resiste muito. Acredito que pela falta de conhecimento. E muitos proprietários ainda pensam que vender é simplesmente anunciar e deixar acontecer.

Existe algum dado que mensura a eficiência do home staging?

Sim. Existem várias estatísticas anunciadas anualmente comprovando a eficiência do Home Staging. Uma dessas estatísticas pode ser vista no site da NAR (National Association of Realtors) –  realtor.org . No Brasil ainda não temos dados.

Informações traduzidas do relatório NAR

Informações traduzidas do relatório NAR

É preciso reformar o imóvel antes de iniciar o processo do home staging?

De maneira alguma. Home Staging não é reformar um imóvel para vender.  O máximo que pode ser feito são pequenas melhorias como, troca de pisos desgastados e desatualizados, pintura, bancadas, etc., mas esse tipo de intervenção nunca é executado sem passar por uma análise para saber de quanto será o ROI (retorno investido) do proprietário.

É verdade que um profissional de home staging consegue inclusive aumentar o valor do imóvel?

Veja bem, o Stager valoriza o imóvel atualizando e aprimorando a imagem para atrair compradores. Quando você tem um número significante de pessoas interessadas em um imóvel, o valor só tende a aumentar, e vice-versa.

Em muitos casos com certeza conseguimos aumentar o valor da venda. Geralmente isso ocorre quando há mais do que um comprador interessado em um mesmo imóvel, e para que isto aconteça, o Stager entra em cena. Modelamos a imagem justamente com a intenção de criar uma atmosfera provocante e ao mesmo tempo aconchegante, para atrair um grupo específico de compradores para tal imóvel.

Home Staging - Antes e depois quarto de casal

Home Staging – Antes e depois quarto de casal

O que te fez se apaixonar por home staging e há quanto tempo você atua no mercado?

Sempre fui apaixonada e curiosa pelo mercado imobiliário, não é à toa que desde pequena eu sabia que queria ser Arquiteta de Interiores. Fiquei conhecendo o home staging somente depois de ter comprado a minha primeira casa. Na época ele já estava circulando, mas não estava totalmente difundido como está hoje. Minha experiência foi a mesma que muitas pessoas têm quando estão no mercado para comprar um imóvel usado, frustrante!

Ficava tentando reestruturar esses imóveis na minha imaginação, mas mesmo sendo arquiteta e tendo a habilidade de criação, era uma tarefa complicada tentar atropelar obstáculos e a desorganização das casas, para ter uma imagem real do que o imóvel poderia oferecer.

Acabei criando uma afinidade com a minha Corretora e ela, sabendo que eu era arquiteta comentou sobre o Home Staging, o que me interessou logo de cara. Comecei a trabalhar com ela, isso já faz algum tempo, aproximadamente uns 12 anos. Me apaixonei logo no início, foi amor à primeira visita!!

Fiz cursos e me especializei. Continuo aprendendo e me atualizando diariamente, pelo fato do mercado imobiliário mudar constantemente.

Adoro todo o processo, do início ao resultado final. É muito gratificante ver a expressão de clientes satisfeitos.

Não existe coisa mais gostosa do que trabalhar naquilo que a gente mais gosta, entende e acredita.

Home Staging - Antes e depois banheior

Home Staging – Antes e depois banheiro

O que você espera desse mercado para os próximos anos?

Espero que logo, proprietários e corretores de imóveis despertem interesse e reconheçam a seriedade do serviço do profissional em Home Staging, como um aliado que trabalha para garantir a valorização de imóveis e direcioná-los no delicado processo de pré-venda. Mas, imagino que ainda temos uns cinco anos pela frente para que o Home Staging se estabeleça e comece a ser usado como uma ferramenta indispensável dentro do mercado imobiliário.

E foi pensando em divulgar um conceito tão notável, que desenvolvi um treinamento de Home Staging direcionado à Corretores de Imóveis. E também estou elaborando o meu próximo curso de Home Staging para profissionais da área de Design. Estou inclusive escrevendo um livro sobre o tema para divulgar e promover o uso do Home Staging na venda de imóveis, por ser uma indústria com um potencial imenso de crescimento que irá movimentar diversos setores da nossa economia.

Se você quiser ainda mais informações sobre Home Staging e conhecer mais o trabalho da Susana Damy é só clicar aqui para acessar o site Staging Casa.

 

2 Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

Janaina Borba

Excelente reportagem . Uma ferramenta a mais para nossos anúncios. E ótimo para os proprietários divulgar seus imóveis, com clareza , delicadeza e principalmente com profissionalismo.