Conheça as principais reclamações de quem busca imóveis

A pesquisa de Net Promoter Score (NPS), realizada nos primeiros meses do ano de 2018, para medir a satisfação dos clientes com a empresa, constatou diversos pontos em que os corretores de imóveis acabam “frustrando” a busca do cliente, mesmo que sem intenção.

 

Entre as principais reclamações estavam:

 

  • Falta de dados no anúncio: poucas informações no anúncio, como falta de endereço completo, sem descrição no imóvel ou fotos;
  • Preços fora da realidade: preço dos imóveis X o que é publicado no portal;
  • Falta de retorno: corretores que não atendem ou não retornam as ligações/e-mails.

 

Falta de informações do anúncio:

 

Sobre as reclamações referentes a qualidade do anúncio (35%), são:

 

  • Falta de descrição – 14,6%;
  • Atualização nos anúncios – 9,7%
  • Falta de fotos – 4,4%;
  • Imóveis sem endereço – 3,3;
  • Repetição de imóveis dentre as opções – 2,9%

 

A descrição é uma das partes mais visadas por quem está em busca de um novo lar. Informações como endereço completo, valores de IPTU, condomínio e aluguel, andar em que o apartamento está localizado e outras informações de pagamento, são super relevantes para o consumidor que deseja avaliar o imóvel como uma futura compra.

 

80% afirmaram que os anúncios contém informações muito básicas, seguido da falta de informação sobre os valores (11,1%) e informação sobre o andar do apartamento (4,4%).

 

A importância das fotos nos anúncios

 

As fotos são o grande “chamariz” dos anúncios. Isso porque elas são capazes de atrair o clique do consumidor que deseja um lar com “a sua cara”. Por isso, a foto de capa deve ser a melhor dentre todas as existentes sobre a propriedade.

 

Além disso, na hora de organizá-las dentro do anúncio, é preciso colocá-las na disposição corretos dos cômodos. Ou seja, é preciso colocar as fotos de acordo com o que o potencial cliente vai ver ao visitar o imóvel pessoalmente.

 

Vale lembrar que a quantidade de fotos varia muito do tipo de imóvel ofertado. Por exemplo:

 

Para apartamentos, é recomendável ter, ao menos, 18 fotos. Diferente de uma kitnet, que apresentando 12 fotos pode ser o bastante. A dica é inserir foto de todos os cômodos e de diferentes ângulos para dar uma dimensão maior para quem está visualizando a propriedade por meio da internet. Também vale incluir foto das áreas externas, como espaço de lazer, por exemplo.

 

Por que ter endereço completo nos anúncios?

 

 

Inserir o endereço completo nos anúncios pode aumentar até 339% as chances de contatos recebidos. Outras vantagens de inserir o endereço do imóvel nas divulgações são:

 

  • Contatos mais quentes;
  • Acompanhar a concorrência, já que grande parte já insere o endereço completo nos anúncios;
  • A localização é o fator mais considerado, depois do valor do imóvel;
  • Maior chance de ser encontrado nas buscas por mobile ou em sites de busca, como o Google.

 

Para apresentar um endereço completo, é preciso que este contenha, no mínimo, nome da rua + bairro + número do imóvel.

 

Preços fora da realidade

 

O preço dos imóveis foi o item que mais recebeu destaque diante a categoria de “reclamações genéricas” com 53,4%, ou seja, 8% reclamações gerais dos respondentes questionam o valor inserido pelo corretor de imóveis ou imobiliária, muitas vezes considerado fora da realidade.

 

Uma saída para atingir o gosto de todos os buscadores de imóveis é também captar imóveis mais baratos. Com isso, é possível criar uma carteira de propriedades para todas as condições sociais. Do mais barato ao mais caro.

 

Falta de retorno

 

A falta de retorno também é uma das reclamações. As ligações e e-mails não correspondidos para tirar as dúvidas dos usuários é bastante incômodo para quem está em busca de um profissional para finalmente encontrar um novo lar.

 

Vale lembrar que para todas as situações aqui expostas existem soluções. Por isso, é preciso ficar sempre atento às novidades sobre as ferramentas do Viva Real para aproveitar e otimizar os seus anúncios.

 

E você, costuma retornar os contatos, atualizar os anúncios e colocar preços realistas nas divulgações? Conte para nós nos comentários.

Deixe um comentário

Veja mais Posts sobre Novidades de Produto