Transparência: Entenda os processos internos do financeiro

Processos internos do financeiro

Toda mudança causa um certo estranhamento em um primeiro momento, certo? E aqui no VivaReal não seria diferente. Por isso, a ideia deste post é explicar um pouco mais dos processos do departamento financeiro e porque eles são necessários.

Fluxo de Caixa

Em nosso primeiro capítulo o tema será: o que é controle de fluxo de caixa?

Para começar, o FLUXO DE CAIXA é o responsável pelo VivaReal ter prazos e datas para realizar pagamentos e atividades internas, pois, somente assim é possível organizá-lo.

Mas, enfim, o que é esse tal de fluxo? Trata-se de uma ferramenta que controla as movimentações financeiras (entradas e saídas de recursos financeiros) do VivaReal, em um período determinado. Sendo assim, quanto mais o VivaReal recebe dos clientes, com um controle mais rígido das despesas, melhor será o resultado do Fluxo de Caixa.

O cenário ideal é que a empresa receba de seus clientes antes de pagar seus fornecedores, assim, evita-se qualquer descasamento entre o que entra e sai da conta.

Desafio da vez

Pensando nisso, a área financeira do VivaReal quer lançar um desafio para todos os colaboradores! Você aceita?

A ideia é aumentar cada vez mais o tempo de pagamento dos fornecedores, exatamente para ter a certeza de que a empresa receberá de seus clientes, antes de pagar suas contas. Sendo assim, o desafio é: conseguir postergar ao máximo a data de vencimento daquele boleto que você vai enviar ao financeiro. Que tal enviá-lo com 30 dias de antecedência? Topa esse desafio?

Prêmio? Alguém falou em prêmio? A ideia mesmo é que cada um tenha aquele censo de dono e que um colaborador ajude o outro, independente de trabalharem na mesma área. Bora ajudar? O financeiro super agradece.

 

Deixe um comentário

Veja mais Posts sobre Por dentro do Viva