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Apartamento com 1 Quarto à Venda, 27 m² por R$ 218.800 Rua Professor Arnaldo Carneiro Leão, 1030 - Boa Viagem, Recife - PE

  • 27 (R$ 8.103/m²)
  • 1 quarto
  • 1 banheiro

Características

  • Área de lazer
  • Depósito

Apartamento para venda tem 27 metros quadrados com 1 quarto em Boa Viagem - Recife - PE

A tendência tradicional consolidou-se após a Revolução Industrial no período de ascensão da burguesia. Na educação há a preponderância da ação dos agentes externos na formação dos alunos e reprodução dos valores da sociedade mercantilista. Os colégios são destinados à formação da elite sendo a escola autoritária voltada à transmissão do saber constituído, com organização rígida e hierarquizada e privilégio das camadas mais favorecidas. O professor é o centro do processo ensino e aprendizagem e possui poder decisório estabelecendo com o aluno relação vertical e de dependência. O aluno é passivo que deve assimilar e repetir, sem questionar o professor.Os conteúdos são selecionados a partir da cultura universal acumulada. Organizados em disciplinas, abordados de modo fragmentado e desvinculados da realidade do aluno. A metodologia envolve método lógico e intuitivo, com aulas centradas no professor, na exposição e demonstração, com exercícios de repetição, aplicação e recapitulação. A avaliação atribui ênfase no produto, na valorização dos aspectos cognitivos e na quantidade de conhecimentos memorizados.

No vídeo linkado acima o professor Duarte discute o acesso ao conhecimento no contexto da burguesia. Apresenta ainda, as características da pedagogia tradicional e críticas que a escola nova tece à pedagogia tradicional. Vamos conhecer agora um pouco da teoria do escolanovismo, que traduz os ideais dos defensores da escola nova que ingressaram no Brasil nos anos 30 e se efetivaram como manifesto dos pioneiros da educação em 1932. Para isso, inicie seu estudo, lendo o documento publicado na Revista HISTEDBR On-line no ano de 2006, que traz uma análise do manifesto.

Leia o documento publicado na Revista HISTEDBR On-line “O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932)”, disponível em: http://www.histedbr.fae.unicamp.br/revista/edicoes/22e/doc1_22e.pdf



A escola nova surgiu no Brasil início do século XX em contraposição à tendência tradicional. O Brasil tinha nesse período altos índices de analfabetismo, a educação era deixada em segundo plano e a sociedade exigia que um maior número de pessoas tivesse acesso à escola. A teoria escolanovista, fundamenta-se nas descobertas da Psicologia acerca da natureza da criança, valoriza a liberdade e a atividade da criança e pensa a educação como projeto nacional. A escola é defendida para todos e proclamada democrática. Defendem a necessidade de elevar os conhecimentos úteis à vida e ao trabalho, bem como a formação e o desenvolvimento da personalidade, além do escrever, ler e contar. O professor estabelece com o aluno uma relação mais democrática, procura tornar-se facilitador da aprendizagem. Incentiva, orienta, organiza o ensino, adequando às características individuais do aluno e ofertando situações que contribuam com a construção do conhecimento por meio de pesquisas e experiências. O aluno é o centro do processo ensino e aprendizagem, sendo ativo e participativo. Os conteúdos são selecionados a par