Selecione uma categoria e depois toque na pergunta para ver a resposta

Abrindo uma imobiliária
Como faço para abrir uma imobiliária?

Para abrir uma imobiliária é necessário além do CRECI jurídico cumprir todas as exigências da junta comercial como o CNPJ, alvará de funcionamento além de recolhimentos de taxas e emolumentos solicitados.

Como faço para ter o CRECI para Pessoa Jurídica?

O corretor que decidir constituir uma empresa, ou seja, formar uma pessoa jurídica, deve registrá-la também no CRECI. A partir do momento em que o CRECI envia o certificado de inscrição, estará constituída a empresa. Este documento equivale à cédula de identidade profissional, mostra a legalidade da empresa e comprova que ela está inscrita no Creci.

Áreas de atuação
Aposentado por invalidez ou afastado por doença pode trabalhar como corretor de imóveis?

Toda e qualquer atividade rentável que permita o auto sustento é contrária ao termo ‘invalidez’, portanto, um aposentado que exerce a função de corretor corro o risco de ter seu benefício cancelado junto ao INSS.

Como faço para ser um corretor de imóveis de sucesso?

Para se tornar um corretor de imóveis considerado de sucesso, com muitas vendas, capacidade de negociação e prospecção é preciso muito trabalho e dedicação à profissão. E isto não se consegue nem quando o profissional é o melhor aluno do curso de TTI, pois a grade curricular da maior destes cursos remete a década de 1980 e não foram revisados. Para ser um corretor de imóveis de sucesso é preciso conhecer tecnologia, fotografia, relacionamento além de todo o conhecimento específico como legislação, matemática financeira e outros.

Como posso trabalhar como corretor de imóveis?

O corretor de imóveis pode atuar de maneira autônoma e independente, captando e prospectando casas, apartamentos, terrenos, galpões que sirvam para seus clientes interessados em comprar ou vender imóveis. A outra maneira de trabalhar como corretor de imóveis é associar-se ou integrar o quadro de uma imobiliária que entregará a estrutura para apoiar as suas intermediações.

Como sou corretor de imóveis e por isto autonômo, posso trabalhar em duas ou mais imobiliárias?

Ainda que como um autônomo, quando você passa a trabalhar em uma imobiliária também tem acesso ao seu banco de dados de imóveis e clientes. Além disso você passa a representar esta empresa e seu crachá abrirá as portas dos imóveis vendidos por eles. Por isto é pouco provável que uma imobiliária permita um corretor trabalhar em mais de uma empresa. Mas ainda que em segredo, muitos corretores recorrem a esta prática.

É correto a aplicação de multa por exercício ilegal da profissão?

Quem trabalha sem o registro está exercendo ilegalmente a profissão. O indivíduo que for pego em plantão ou de outra forma estará sujeito a um processo criminal.

Estou começando a trabalhar como corretor de imóveis, o que é melhor para mim: uma construtora ou uma imobiliária?

Escolher entre trabalhar em uma imobiliária ou em na equipe de vendas de uma construtora é algo que o corretor precisa avaliar segundo o seu perfil e sua maneira de trabalhar. Se prefere trabalhar com uma carteira de produtos maior e mais diversificada o ideal é trabalhar em uma imobiliária que por sua natureza de trabalho deve possui inúmeros imóveis à disposição para venda ou locação. No entanto se o corretor gosta de trabalhar com foco em determinados empreendimento e não se importa em trabalhar com um número reduzido de produtos, trabalhar na equipe de vendas de uma construtora, conhecida como house será uma boa opção.

Onde posso atuar como corretor de imóveis?

O corretor de imóveis pode atuar de maneira autônoma e independente, captando e prospectando casas, apartamentos, terrenos, galpões que sirvam para seus clientes interessados em comprar ou vender imóveis. A outra maneira de trabalhar como corretor de imóveis é associar-se ou integrar o quadro de uma imobiliária que entregará a estrutura para apoiar as suas intermediações.

Sou corretor de imóveis. Posso também ser um avaliador?

Para ser avaliador e para o profissional fazer parte do Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários é necessário obter o Certificado de Registro de Avaliador e estar para fazer avaliações judiciais.

Corretores de imóveis que ainda não tem o curso superior em negócios imobiliários ou certificado de especialista em avaliação imobiliária, devem fazer um curso chancelado pelo COFECI se quiser atuar no segmento.

Documentação de Imóveis
E o Cartório de Títulos e Notas. O que é?

É a entidade que guarda títulos e documentos, faz registros públicos e redige contratos.

O que é a averbação de escritura?

Anotação feita pelo Cartório de Registro de Imóveis de qualquer alteração que diga respeito ao proprietário (chamada subjetiva) ou ao imóvel (objetiva), como a mudança no estado civil do dono ou no nome da rua do imóvel.

O que é hipoteca?

Colocação de bens imóveis e móveis como garantia de pagamento de uma dívida. O devedor detém a propriedade e a posse do imóvel, que poderá ser tomado pelo credor por meio de execução judicial ou execução extrajudicial.

O que é o Habite-se?

Auto de conclusão de obra, emitido por municípios que atesta a habitabilidade da mesma. O imóvel só pode ser ocupado após a concessão do Habite-se. A emissão do documento implica em visitas, vistorias que verificam se a obra foi realizada segundo o projeto.

O que é um alvará?

Documento emitido por órgão público competente com autorização para incorporação ou construção de projeto arquitetônico.

O que é um Cartório de Registro de Imóveis?

Órgão onde são cadastrados todos os imóveis de determinada região. Lá se encontram as informações a respeito de cada imóvel e sua matrícula, localização, seu proprietário e sua situação jurídica e seu histórico além de todas as modificação pelas quais passou.

O que é uma escritura?

Documento autêntico de um contrato, como o de compra e venda, escrito por um tabelião ou oficial público e testemunhado por duas pessoas. O mesmo que instrumento público.

Formação Profissional
Como efetuar a transferência de inscrição para outro estado?

Para solicitar a transferência de inscrição para outro estado brasileiro, o corretor deverá estar em dia com suas obrigações perante o CRECI e não poderá responder por processo disciplinar. Deverá preencher os documentos referentes a transferência e recolher as taxas solicitadas.

Existe curso superior para corretor de imóveis?

Sim. O curso superior para corretores de imóveis varia de nome em cada universidade que ofecere a gradução, mas no geral, por durarem mais tempo permitem a formação de um profissional mais completo, capaz de atender às exigências atuais do mercado imobiliário. Existem também os cursos de gestão de negócios imobiliário que visam preparar profissionais voltados que desejam administrar uma imobiliária ou conhecer sobre incorporação.

Existe um código de ética para o corretor de imóveis?

Sim, inclusive só tem acesso ao sua documentação o profissional  que participa de sessão pública com leitura do juramento do código de ética do corretor de imóveis

Gostaria de saber se advogados estão autorizados a praticar a corretagem imobiliária mesmo sem o CRECI?

Qualquer que seja a origem ou a formação do profissional, se não possui o registro no CRECI, exerce ilegalmente a profissão.

O que é o Cofeci? E o CRECI?

O Conselho Federal de Corretores de Imóveis (COFECI) é um conselho profissional que regula e fiscaliza a atividade do corretor de imóveis. Possui sede em Brasília, mas sua atuação é exercida através dos Conselhos Regionais de Corretores de Imóveis (CRECI) presentes em vários Estados brasileiros.

O que é preciso para tirar o CRECI e um ser corretor de imóveis?

Após a conclusão do curso de Técnico em Transações Imobiliárias, o candidato deverá levar a  a delegacia do CRECI mais próxima seus documentos pessoais junto de seu diploma, certidões negativas civil, criminal que são expedidas junto aos fórum da cidade, além da certidão negativa junto a Justiça Federal. Com todos estes documentos, será possível dar entrada no processo para se tornar um corretor de imóveis.

Por que o colibri é o símbolo do corretor de imóveis?

O colibri como símbolo do profissional do ramo imobiliário foi aprovado em 1981 pelo COFECI (Conselho Federal de Corretores de Imóveis) pela semelhança entre ambos. Ser corretor de imóveis é intermediar entre duas fases de um processo de comercialização de um produto, que abriga e proporciona maior conforto aos seus habitantes. O colibri é um intermediador da natureza, daí ele ser o símbolo da profissão.

Quais os procedimentos para solicitar baixa de registro do Creci?

A anuidade do CRECI e demais obrigações como voto devem ser pagas mesmo quando o corretor não está mais atuando, pois continuarão sendo cobradas. Para evitar as cobranças, o profissional deverá pedir baixar em seu registro junto ao Creci.

Qual a responsabilidade de um corretor de imóveis?

O corretor de imóveis não só tem obrigações jurídicas com o comprador e vendedor como pode ser processado se não cumpri-las, como determina o novo código civil. Segundo a lei o corretor é obrigado a executar a mediação com diligência e prudência e a prestar ao cliente, de maneira espontânea, todas as informações sobre o andamento do negócio.

Qual o procedimento em caso de morte do corretor do CRECI?

Os familiares devem enviar ao Creci uma cópia da certidão de óbito do corretor e apresentar endereço atualizado para a delegacia do Creci referente à baixa por motivo de falecimento.

Sou aluno de TTI e estou cumprindo estágio. Posso atuar como corretor de imóveis?

Um estagiário de curso TTI, como é comumente conhecido o curso Técnico em Transações Imobiliárias, não pode vender pois ainda não tem o CRECI, portanto não pode receber comissão. A finalidade do estágio para o candidato é que ele aprenda na prática os trâmites de uma transação imobiliária, deverá ser supervisionado por um corretor experiente e regularizado junto ao CRECI. Esta é a teoria, na prática isto é muitas vezes burlado por imobiliárias que desejam contar com o estágio como corretor. Isto é bastante perigoso, pois pode gerar multas e autuações em caso de fiscalização do CRECI.

Pagamentos e Comissões
Como é a remuneração do corretor de imóveis?

O corretor de imóveis é uma atividade remunerada através de comissionamento. Regra geral, não existe ajuda de custo ou salário. A imobiliária disponibiliza telefone, computador, cadastro de cliente e imóveis para venda. Os custos com transporte e demais despesas serão pagas pelo profissional. Claro que existem casos de exceção, onde valores ou ajudas são acertados, mas de maneira geral, um corretor vive de suas comissões e na maioria das vezes, vive muito bem.

O que determina o ‘fifty imobiliário’ na hora de receber uma comissão?

Este é um dos pontos mais discutidos dentro do mercado. Mas o fitty é uma modalidade amplamente difundida para decidir sobre a comissão em determinadas vendas, onde o comprador foi atendido por mais deu um corretor. É legal, inclusive previsto no código civil: se o negócio se concluir com a intermediação de mais de um corretor, a remuneração será paga a todos em partes iguais, salvo ajuste em contrário.

O que é comissão?

Comissão é a remuneração paga a imobiliária ou corretor pelos serviços de intermediação ou pelo cumprimento de metas e objetivos previamente definidos.

Quem paga mais comissão ao corretor de imóveis: uma imobiliária ou uma construtora?

Muitas pessoas acreditam que o valor pago de comissionamento a um corretor de imóveis é sempre de 6% e isto não é verdade. Este é um valor previsto em lei, mas que na prática é fracionado através da estrutura funcional de uma imobiliária que conta com diretores, coordenadores, gerentes e claro, corretores. Este valor vai variar por empresa, mas em geral é composto por taxas de premiações. E muitas vezes, este valor de comissão é maior nas empresas de vendas das construtoras.

Tabelas e Financiamento
O que é a Tabela Price?

Método de cálculo das prestações de financiamentos que tem, como os outros sistemas, duas parcelas: uma de amortização e outra de juros. Ao longo do prazo de financiamento, a primeira aumenta, e a segunda decresce. A Tabela Price é também chamada Sistema Francês de Amortização.

O que é o programa Minha Casa, Minha Vida?

O Minha Casa, Minha Vida é um programa de incentivo criado pelo Governo Federal para diminuir o déficit habitacional contemplando a população de baixa renda. Após análise de crédito e renda, subsídios são concedidos mediante a faixa salarial da família, podendo chegar até R$ 23 mil reais.

O que é o Sicaq?

Aprovação de financiamentos para a compra de unidade empreendimentos ligados ao programa Minha Casa Minha Vida conta com o Sistema Caixa Aqui (SICAQ) sistema de crédito imobiliário da Caixa Econômica Federal.

O que é o sistema SAC?

Sistema de Amortização Constante. Método de pagamento de uma dívida em que a parcela de amortização (um dos componentes da prestação) é constante e a parcela de juros, que incide sobre o saldo devedor, é decrescente ao longo do prazo de financiamento.

Termos Técnicos e Jurídicos
E o que é estande de vendas?

É o local construído ou montado, geralmente no terremo em que será construído um novo projeto imobiliário. Neste local corretores recebem e orientam interessados no empreendimento. Muitos estandes contam com maquete, plantas das áreas privativas e muitas vezes com modelo decorado.

Em um lançamento imobiliário, qual a diferença entre construtora e incorporadora?

A incorporadora é a empresa responsável pela articulação de todo o empreendimento. É dela os estudos de viabilidade de projetos, a aquisição dos terrenos e a formatação do produto a ser vendido. A construtora é a empresa que contratada para executar a obra do empreendimento segundo projeto da incorporadora. Acontece que a maioria das incorporadoras são também suas próprias construtoras e isto pode gerar algum tipo de dúvidas tanto para quem vende como para quem compra, mas o corretor deve estar ciente da diferença.

No mercado imobiliário, o que é estoque de produtos?

As unidades residenciais ou comerciais que ainda não foram negociadas ou que por um motivo ou outro, voltaram a ficar disponíveis para venda dá-se o nome de estoque de produtos. Também conhecida como prateleira de vendas ou remanescentes, dependendo da região.

O que é a implantação de um empreendimento?

Implantação é a representação geométrica com a demarcação das áreas a serem construídas bem como a disposição dos elementos externos como praças, jardins, quadras e demais espaços previstos.

O que é o INCC?

É a sigla para o Índice Nacional de Custo da Construção Civil, calculado pela Fundação Getulio Vargas, sobre o qual são calculadas as mensalidades dos imóveis comprados na planta além do saldo devedor.

O que é o metro quadrado?

É a principal unidade (m²) de medida de superfície e também é a unidade padrão do sistema internacional de unidades.

O que é o valor venal de um imóvel?

É o valor atribuído pela prefeitura a cada imóvel, levando em conta sua metragem, localização, destinação e características. Literalmente, valor venal significa o valor de venda.

O que é um apartamento modelo decorado?

É uma unidade modelo, geralmente montada no estande de vendas de lançamentos imobiliários, cuja finalidade é apresentar as características do projeto segundo uma sugestão de decoração que produza uma experiência agradável a quem está visitando.

 

O que é valor de mercado?

É o valor de compra e venda que um imóvel atinge na prática e que é atribuído por especialistas no setor.

Qual a diferença entre usufruto e usucapião?

O usucapião diz respeito ao ter a posse legal de um imóvel que se ocupa por mais de 20 anos. Usufruto é o direito dado a uma pessoa de usar um bem que não é seu, muito comum em chácaras por exemplo.

Tipologias e Termos Imobiliários
Em um projeto imobiliário, o que é um ‘pulmão de segurança’?

Utiliza-se o termo para o conjunto com dois portões, geralmente instalados próximos e paralelos, junto ao acesso de pedestres de um empreendimento. O sistema visa identificação com maior segurança dos funcionário, moradores, visitantes e prestadores de serviço do condomínio.

O que é o deficit habitacional?

Esta expressão refere-se a quantidade de cidadão sem moradia em determinada região ou país. Estimasse que no Brasil existam mais de 4 milhões de pessoas que necessitam de políticas públicas para adquirir o seu imóvel.

O que é pé-direito? E pé-direito duplo?

Pé direito é a altura livre de um ambiente, medida do piso ao teto. Varia entre 2,5 por 2,9 metros. O pé direito duplo é a medida que vai do piso ao teto, com o dobro da medida do padrão.

O que é um plantão pirata?

Os empreendimentos na plantas possuem etapas durante o processo de lançamento. O período em que o projeto ainda não possui registro e por isto não pode ser vendido é conhecido no meio como um ‘plantão pirata’. Muitos corretores gostam de trabalhar nesta fase  afim de atender os primeiros interessados no projeto.

Clique na pergunta para visualizar a resposta

Anotação feita pelo Cartório de Registro de Imóveis de qualquer alteração que diga respeito ao proprietário (chamada subjetiva) ou ao imóvel (objetiva), como a mudança no estado civil do dono ou no nome da rua do imóvel.


Documento autêntico de um contrato, como o de compra e venda, escrito por um tabelião ou oficial público e testemunhado por duas pessoas. O mesmo que instrumento público.


Colocação de bens imóveis e móveis como garantia de pagamento de uma dívida. O devedor detém a propriedade e a posse do imóvel, que poderá ser tomado pelo credor por meio de execução judicial ou execução extrajudicial.


Auto de conclusão de obra, emitido por municípios que atesta a habitabilidade da mesma. O imóvel só pode ser ocupado após a concessão do Habite-se. A emissão do documento implica em visitas, vistorias que verificam se a obra foi realizada segundo o projeto.


Documento emitido por órgão público competente com autorização para incorporação ou construção de projeto arquitetônico.



Tem alguma outra dúvida sobre este assunto?

  • Social
VivaReal

O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal