Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

O que eu preciso para ser corretor de imóveis?

Para quem está começando na carreira, o mercado imobiliário pode ser assustador. Descubra o que é preciso para se tornar um corretor de imóveis de sucesso

  • Postado em 22 de abril de 2014
  • Carreira, Como fazer, Mais curiosidades, Mais vendas, Melhor gestão, Publicações
  • Já escrevemos aqui sobre os motivos que podem levar uma pessoa a ser ou a não ser corretor de imóveis.

    Publicamos muitos artigos sobre como é o cotidiano do corretor de imóveis e como a sua busca constante por conhecimento está ligada ao seu aperfeiçoamento e agindo assim crescerão as suas chances de crescimento e de constituição de uma carreira sólida na profissão. Mas e o básico? Como fazer para se tornar um corretor de imóveis? Aqui vai um passo-a-passo para ingressar na profissão.

    corretor de imóveis guru do corretor

    Partindo do principio, corretor de imóveis é o profissional responsável pela aproximação do vendedor e comprador em uma intermediação imobiliária, para isto é preciso possuir registro no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis) órgão federal que normatiza e regulamenta a profissão.

    Dito isto, vamos entender como o futuro corretor deverá proceder para ‘tirar’ o CRECI e assim poder exercer a profissão:

    O que eu preciso para me tornar corretor de imóveis?

    Requisitos

    Os primeiros passos para quem deseja ser corretor de imóveis é ser maior de idade, ter concluído o ensino médio e ingressar em um curso Técnico de Transações Imobiliárias. O TTI é o curso profissionalizante que forma o corretor. Sua duração pode levar de 4 meses a 1 ano e meio dependendo da opção do matriculado se presencial, semi-presencial ou online.

    Os cursos são apostilados e abordam temas como: matemática financeira, noções de arquitetura e aspectos jurídicos. Uma vez matriculado e cursando, o candidato a corretor deverá buscar um estágio para adquirir experiência na área.

    O corretor também pode optar por um curso superior, o Tecnólogo em Gestão Imobiliária.

    Estágio

    É no estágio que o futuro corretor de imóveis irá entender com  ele mais que área ele mais se identifica e em qual ele irá atuar.

    Opções não faltam, existem imobiliárias especializadas em imóveis prontos, em locação, loteamentos, imóveis comerciais ou em lançamentos imobiliários.

    Nesta fase, o aluno deverá possuir um responsável técnico, um corretor credenciado que responderá ao CRECI pelo seu estágio. A imobiliária ou um gerente indicará ao estagiário o seu responsável técnico que fará isto de maneira gratuita e sem cobranças futuras como a divisão de comissão em sua primeira venda.

    Diploma

    Tendo concluído o curso de formação, cumprido um mínimo de 128 horas de estágio supervisionado e diplomado, o agora técnico em transações imobiliárias ainda não é corretor de imóveis. Para alcançar esta condição, deverá ir ao CRECI  de sua região, municiado de uma série de documentos solicitados, recolher as taxas necessárias e solicitar sua carteira com respectivo número de inscrição profissional.

    Carteira profissional

    Tendo preenchido todos os passos anteriores, falta receber a carteira profissional de corretor de imóveis. Este importante documento é entregue em uma solenidade organizada pelo CRECI. Nesta cerimônia, o novo corretor recebe também o código de ética da profissão junto à sua carteira de regularidade que deverá ser atualizada anualmente.

    carteira do creci corretor de imóveis

    É somente neste momento que o corretor de imóveis poderá intermediar negociações imobiliárias e exercer a profissão legalmente. Poderá também se qualificar para novas especialidades, só disponíveis para corretores como por exemplo a avaliação técnica de imóveis.

    Como se percebe, o caminho a ser traçado desde o momento em que se decide pela profissão até o momento em que se torna efetivamente um corretor de imóveis é longo e cheio de detalhes ligados a responsabilidade da atividade que esta pessoa exerce.

    É um processo trabalhoso, mas também muito gratificante para aqueles que encaram com seriedade e como oportunidade de aprimoramento de conhecimentos. Esperamos que este post sirva tanto de ajuda para aqueles que estão ingressando na profissão como de conscientização para aqueles que em algum momento perderam seu foco.

    Comentários

    comentários


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    • allan oliveira

      Muito obrigado ao Viva Real agora sim tirei todas as minhas duvidas e vou correndo tirar meu creci e após concluir estarei colocando uns anuncios aqui hehehehehe para ficar rico rs

    • Danilo Souza

      Olá Patricia. Tudo bom?

      Recomendamos que pesquise na Secretaria de Educação do seu estado quais os cursos que estão registrados.

      Boa sorte e abraço 🙂

    • PATRICIA BOZZA FAUSTIN

      Bom Dia !! tenho interesse nessa área , porém não sei onde fazer o TTI na minha região, vcs tem alguma indicação. Aguardo retorno .

    • Danilo Souza

      Olá Claudio. Tudo bom?

      Temos um conteúdo que fala sobre o curso e a profissão, deixarei o link para você encontra-lo com mais facilidade http://www.vivareal.com.br/vivacorretor/formacao-de-um-corretor-de-imoveis/. Espero ter ajudado.

      Abraço 🙂

    • Por favor informem-me mais a respeito do curso e da profissão em si.

    • maria vanete abreu

      Eu tenho 56 anos quero fazer o curso aquele de 1 ano

    • maria sirliane carvalho

      gostei pretendo me matricular

    • Kedima

      Obrigado pelo esclarecimento dessa profissão, planejo ser uma corretora de imóveis porém não sabia por onde começar, mais tenho ainda algumas dúvidas.

    • VivaCorretor

      Olá Emerson, pode nos enviar um e-mail de contato?

    • Emerson de Souza

      Obrigado pelos esclarecimentos em relação a essa profissão, a admiro e planejo seguir, mas tenho outras dúvidas em relação com Corretor de imóveis, poderiam me esclarece-las? Para onde envio as perguntas??

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal