Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Janeiro: melhor mês para receber contatos de interessados em seus imóveis

Tradicionalmente visto como mês de férias, janeiro é na realidade o melhor mês para quem deseja anunciar imóveis. Com mais tempo livre, as pessoas têm mais tempo de procurar a sua casa dos sonhos e gerar mais negócios para corretores.

  • Postado em 22 de dezembro de 2017
  • Destaque, Vendas
  • Ele está chegando! Janeiro é o melhor mês do ano para você anunciar imóveis e gerar contatos a partir de seus anúncios. Sabia disso?

    Pois é, ao contrário do que pensam muitos corretores e imobiliárias ao diminuir suas operações no período de férias, janeiro é um mês de muita procura por imóveis, tanto por quem quer comprar quanto por quem quer alugar.

    Você já tinha programado tirar suas merecidas férias no início do ano? PARE TUDO!

    Neste post vamos mostrar porque você deve fazer de janeiro um grande mês para seus negócios e como isso vai ajudá-lo a começar o ano com o pé direito! Clicando aqui, dá para conferir dados que mostram o motivo pelo qual investir em anúncios em janeiro.

    Celebrate

    Por que janeiro é um ótimo mês para anunciar imóveis na internet?

    1. Muitas pessoas procurando por imóvel

    Janeiro é um mês com alta procura por imóveis. Esta é uma tendência observada já há alguns anos, como mostramos na imagem abaixo. O Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra o volume de buscas realizadas por um determinado termo em um período de tempo. Aqui fizemos uma pesquisa considerando o tipo de imóvel mais procurado pelos brasileiros, apartamentos de 2 quartos. Observamos que, no intervalo de janeiro de 2013 a janeiro de 2017, janeiro foi um mês de crescimento da procura, com muito mais buscas em relação a dezembro.

    Gráfico do Google Trends sobre anunciar imóveis de 2 quartos

     

     

    Mas por que a busca por imóveis aumenta em janeiro? Temos alguns motivos principais para isso, entre eles:

    • Benefícios recebidos no final de ano: Em dezembro, as pessoas contam com uma verba extra, oriunda principalmente de 13º salário, bônus e participação em lucro de empresas. Estes valores são um recurso a mais para levantar o capital necessário para aderir a um financiamento ou para garantir a possibilidade de mudança breve.
    • Período de férias: Passadas as datas festivas de dezembro, quando todos estão envolvidos em celebrações junto com amigos e família, chega janeiro, mês em que muitas pessoas tiram férias ou entram em um ritmo mais lento. Desta forma, elas têm mais tempo livre para buscar imóveis.
    • Resoluções de Ano Novo: Pode parecer besteira, mas o início de um novo ano marca também um momento de tomar decisões sobre quais serão os grandes acontecimentos na vida de cada um para o período que está começando. E mudar para um novo lar está entre uma das principais resoluções de Ano Novo!

    2. Mais visitas e mais contatos em portais imobiliários

    Portais imobiliários como o Viva Real são o meio de busca preferido das pessoas que estão procurando imóvel na internet. Isso porque eles reúnem um grande volume de imóveis, possuem filtros que permitem personalizar muito a busca e também porque aparecem nos primeiros resultados para pesquisas feitas em buscadores como o Google.

    Inclusive, por este motivo, os portais também têm uma alta muito significativa no número de visitantes no mês de janeiro. Esse ano, o crescimento no número de visitantes de dezembro a janeiro foi de 54%.

    O número de contatos enviados para os imóveis anunciados nos portais também cresce em janeiro. No VivaReal, ele aumenta em média 60% de dezembro para janeiro. Este ano esse número chegou a 78%. Isso não significa que todos os anunciantes do portal observem este aumento de contatos recebidos para seus imóveis. Como em qualquer mês, recebem mais contatos aqueles anúncios que têm melhor qualidade, ou seja, possuem variedade de boas fotos; descrição e informações completas; localização correta do imóvel, entre outros.

    3. O mercado está se (re)aquecendo

    Em 2014, foram expectativas em relação ao impacto da Copa do Mundo e das Eleições, em 2015 vieram as incertezas devido à recessão econômica e as restrições ao financiamento imobiliário. Já 2016 foi o ano dos Jogos Olímpicos e  em 2017 a economia começou a apresentar sinais de melhoras. Passamos por quatro anos de diminuição de negócios, com os potenciais clientes levando mais tempo para tomar uma decisão ou receosos em assumir novos custos em seu orçamento.

    A demanda por imóveis, entretanto, não deixou de existir. As pessoas continuam precisando de um novo local para morar, seja por motivo de casamento, crescimento da família, saída da casa dos pais ou mudança de cidade. E esses negócios que ficaram “adormecidos” durante algum tempo e começaram a voltar agora em 2017 com expectativa de crescer ainda mais em 2018.

    4. Muitos de seus concorrentes estarão de férias

    Muitos corretores que trabalham de forma autônoma aproveitam janeiro para tirar férias, assim como muitas imobiliárias reduzem suas equipes e até mesmo param de anunciar imóveis neste período do ano. Este é um excelente motivo para você aproveitar ao máximo o primeiro mês do ano para divulgar seus imóveis na internet. Além da chance de receber muito mais contatos, você terá uma concorrência menor para seus imóveis!

    Não seja o corretor de imóveis que responde as dúvidas dos interessados que entram em contato em janeiro apenas no mês seguinte. Muito menos aquele que deixa para começar a anunciar imóveis apenas em fevereiro. Você certamente irá perder oportunidade de negócio!

    Garanta em janeiro que seu ano tenha muitos negócios fechados

    anuncio de imoveis

    Em 2017, mesmo com as incertezas políticas e algumas mudanças nas regras de financiamento de inflação, a confiança do consumidor e a economia começaram a dar sinais de recuperação. O ano de 2018 parece chegar com a expectativa de bons resultados de vendas.

    Para começar com o pé direito, você não pode diminuir seus esforços em janeiro. Separamos aqui alguns motivos que você deve ter em mente para aproveitar este mês da melhor forma possível!

    • Em média, uma pessoa leva 1 mês para escolher um imóvel para aluguel. Ou seja, uma pessoa que começar a procurar imóvel em janeiro, certamente fechará negócio logo no final do mês ou, no máximo, início de fevereiro.
    • Para venda, este tempo é maior. Um comprador considera ideal levar 6 meses desde o início da procura até a assinatura do contrato para aquisição de um imóvel. Garanta que você não irá perder oportunidade de fechar negócio com esse alto número de interessados, que pode garantir vendas para você até o mês de agosto.
    • Pesquisas mostram que o primeiro corretor a atender um interessado em comprar um imóvel tem 238% mais chances de fechar negócio que os outros, desde que seu atendimento seja de ótima qualidade. Já pensou se tornar “O corretor” para vários desses interessados que começam a procurar um novo lar em janeiro? Faça um atendimento imediato e atencioso para os contatos recebidos e suas chances serão enormes!
    • Garanta sua presença na internet: Não apenas em janeiro, mas em todos os meses, suas chances de dar visibilidade aos seus imóveis aumentam muito se você estiver apostando nos locais certos para seus anúncios. Se você ainda não anuncia em um portal, recomendamos que você entenda porque portais imobiliários são o melhor lugar para investir.

    Conseguimos convencê-lo a buscar os melhores resultados em janeiro e começar o ano pronto para anunciar imóveis?

    Se você ainda não anuncia em um portal imobiliário, garanta que seus anúncios sejam vistos por milhares de pessoas no mês de janeiro clicando aqui.

    Caso você já faça anúncios em portais, que tal aproveitar essas últimas semanas do ano para deixar seus anúncios perfeitos para esse grande início de 2018? Saiba como aqui.

    Comentários

    comentários


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    • pantaleão lemes de margo neto

      2017
      Grandes oportunidades!
      Quem desejar descartar alguns de seus imoveis, encontrara um mercado em ascensão; as pesquisas realizadas nos últimos 12 meses; demostram que a procura por imoveis em oferta vem subindo em todos os setores.
      É hora de aproveitar esta onda faça uma pesquisa junto aos corretores aqui apresentados.

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal