Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário – 14/03/2016

  • Postado em 14 de março de 2016
  • Destaque, Geral
  • No resumo semanal de notícias desta segunda-feira, teremos duas boas notícias! No vídeo de hoje falamos sobre as novas regras de financiamento imobiliário anunciadas pela Caixa, o impacto da Operação Lava Jato na economia e a queda na busca por locações, motivada por uma retomada na procura de imóveis para compra.

    Toda segunda-feira, a equipe do Portal VivaReal prepara o resumo semanal com as notícias que mais devem impactar no mercado imobiliário. As notícias são comentadas em vídeo por Lucas Vargas, vice-presidente executivo do portal.

    Confira o vídeo com o resumo de hoje:

    1. Caixa anuncia novas regras de financiamento imobiliário

    Esta é sem dúvida, uma das notícias que mais animou o mercado nos últimos tempos. Na última terça-feira (08), a Caixa Econômica Federal anunciou novas regras para o financiamento imobiliário. O banco, que no ano passado havia mudado as regras e restringido as opções de financiamento, provocando um impacto bastante negativo no mercado, voltou a trazer novidades animadoras para profissionais do mercado imobiliário e também para os consumidores que desejam fazer a compra da casa própria.

    Uma das principais novidades foi aumento do percentual financiado para imóveis usados no sistema SFH, que aumentou de 50 para 70%. Além dessa notícia, a Caixa anunciou também que voltará a financiar o segundo imóvel para quem já tem um financiamento.

    Estas notícias são bastante animadoras, não só porque devem representar novos recursos, mas principalmente porque ajudam a restaurar a confiança em uma retomada do mercado imobiliário para o futuro. O cenário instável em que estávamos vivendo contribuía para que os consumidores adiassem seus planos de compra de um imóvel em busca de um cenário mais promissor, que agora começa a ser desenhado.

    1. O impacto da Operação Lava Jato na economia

    A 24ª etapa da Operação Lava Jato, que envolveu diretamente o ex-presidente Lula, movimentou o cenário político e econômico ao longo da última semana. As denúncias envolvendo o ex-presidente contribuíram para a queda da cotação do dólar e também para a subida da bolsa de valores.

    É normal que este tipo de “novidade” no cenário político impacte fortemente na economia, mas a tendência é que exista uma volatilidade, ou seja, que os números flutuem diante do noticiário político, mas sem que esses bons resultados se sustentem, pois precisariam de mudanças a longo prazo para isso.

    1. Queda na busca por locações

    Desde o ano passado, quando a Caixa anunciou mudanças nas regras de financiamento imobiliário, a procura por locações vinha aumentando em todo o país. Nos meses de dezembro e janeiro, tradicionalmente marcados por um aumento sazonal na buscas por aluguel, o crescimento se manteve.

    No entanto, no mês de fevereiro a procura por imóveis para locação começou a cair. E há uma tendência de que esta procura continue caindo nos próximos meses. Mas esta não é necessariamente uma notícias ruim, muito pelo contrário. A queda na procura por locações deve ser puxada pelo aumento da procura por imóveis para compra, mantendo o mercado aquecido.
    Você tem percebido uma mudança no que os clientes procuram? Na sua região, a busca por aluguel caiu? E a busca por imóvel para compra aumentou? Você acredita que as novidades anunciadas pela Caixa devem impactar esse cenário de forma ainda mais positiva? Conte pra gente nos comentários.


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal