Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário – 18/01/2016

  • Postado em 18 de janeiro de 2016
  • Destaque, Geral, Vendas
  • A semana está começando e você não pode deixar de saber quais são as principais notícias do mercado imobiliário que irão fazer a diferença no seu trabalho como corretor de imóveis. Em tempos de incertezas econômicas, a informação é a chave para seu sucesso, pois vai ajudá-lo a entender melhor onde estão as oportunidades de negócio e irá passar para seus potenciais clientes uma imagem mais profissional de seu atendimento.

    O Resumo Semanal é uma iniciativa do VivaReal para ajudar a torná-lo um profissional do mercado imobiliário ainda mais qualificado. Todas as segundas-feiras, Lucas Vargas, Executivo Chefe de Operações do portal, comenta os principais acontecimentos dos últimos dias e o impacto no setor de imóveis.

    Confira no vídeo abaixo as notícias desta semana:

    Principais Notícias do Mercado Imobiliário na Última Semana

    1- Aumento da prestação do Minha Casa Minha Vida

    A Caixa Econômica Federal anunciou aumento da parcela paga pelos clientes que contratam o programa Minha Casa Minha Vida na Faixa 1 – faixa para renda familiar mais baixa, com juros subsidiados pelo governo. A parcela passará de R$ 25,00 para R$ 80,00 para as novas contratações, ou seja, financiamentos já contratados não serão impactados.

    Segundo Miriam Belchior, presidente da Caixa Econômica Federal, o reajuste foi feito pois a parcela da faixa do programa voltada população com renda mais baixa era a mesma desde o início do programa, em 2009. De acordo com ela, o aumento do valor a ser pago mensalmente está de acordo com o crescimento de renda e com a inflação acumulada do período.

    As mudanças fazem parte da fase 3 do Minha Casa Minha Vida, anunciada no ano passado e ainda não lançada oficialmente pelo Governo Federal. Segundo o Ministério das Cidades, estão ainda pendentes definições para utilização do orçamento que bancam parte do valor dos imóveis nas faixas 1 e 1,5, a última criada para a fase 3 do programa.

    No entanto, a Caixa já pode liberar financiamentos utilizando algumas das novas regras para as faixas citadas, contando com recursos do FGTS, sem uso de dinheiro do governo. Essas novas contratações iniciaram em 4 de janeiro e até 30 de abril de 2016 os novos clientes podem escolher se irão contratar o Minha Casa Minha Vida pelas regras novas ou antigas, de acordo com o que for melhor para eles.

    2 – Aumento do número de distratos

    Foi realizada uma pesquisa em São Paulo com 9 incorporadoras indicando que houve 41% de distratos em 2015 – número recorde para o setor. Para chegar a este valor, o cálculo realizado é feito com base no número de imóveis devolvidos no período, dividido pelo número de vendas realizadas durante o mesmo período. Neste caso, vale considerar que os distratos não correspondem na maioria das vezes a imóveis vendidos no período analisado, mas sim provavelmente a anos anteriores.

    É possível que este recorde de distratos tenha acontecido pela queda no número de vendas observada durante o ano de 2015, por isso vale a pena observar com atenção os números e entender se o aumento do percentual de distratos está mais relacionado ao número de devoluções ou aquisições de imóveis.

    3 – Número de consórcios de imóveis

    Associação Brasileira das Administradoras de Consórcios (Abac) divulgou novos dados sobre o número de consórcios de imóveis realizados. De janeiro a novembro de 2015, o número de contratações cresceu 41,5% em relação ao mesmo período de 2014, totalizando 222,7 mil consórcios realizados. 

    O principal motivo para este crescimento foram as restrições de crédito para financiamento imobiliário, principalmente as mudanças realizas pela Caixa Econômica Federal em 2014. A expectativa é que em 2016, com a o crédito ainda restrito e sem nenhuma solução a curto prazo, o consórcio continue uma boa alternativa para o mercado imobiliário.


    O VivaCorretor quer saber: você já observou este aumento por informações sobre consórcio por parte de quem busca imóvel?


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal