Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário 25/01/2016

  • Postado em 25 de janeiro de 2016
  • Destaque, Geral
  • Mais uma semana pela frente e, com ela, a necessidade de estar bem-informado para aproveitar as oportunidades que o mercado oferece. Para garantir que você estará por dentro de tudo que tem acontecido de mais importante nos últimos dias, o Portal VivaReal prepara todas as semanas um resumo com as principais notícias do mercado imobiliário.

    O resumo é feito em vídeo todas as segundas-feiras pelo executivo chefe de operações do portal, Lucas Vargas, que comenta as principais notícias e destaca o seu impacto no mercado imobiliário.

    Confira os temas desta semana:

    1- Economia

    A economia brasileira teve uma série de notícias importantes na última semana. Contrariando as expectativas, o Copom decidiu na quarta-feira (20) pela manutenção da taxa Selic em 14,25% ao ano. Uma das motivações para a decisão do Copom foi, segundo o presidente do Banco Central, a previsão de crescimento anunciada esta semana pelo FMI.

    Como consequência da decisão do Copom, na quinta-feira (21), dia seguinte ao anúncio da decisão, o dólar atingiu seu maior valor na história do Real. A moeda chegou a R$ 4,1705. Essa foi a terceira alta consecutiva da moeda.  Ao longo do mês, o dólar soma uma alta de 5,31% e desde o último ano o crescimento já é de 60,4%.

    Além da manutenção da taxa Selic e do aumento do dólar, esta semana também foi marcada pelo anúncio da prévia da inflação para o primeiro mês do ano. O IPCA em janeiro aponta para uma inflação de 0,92. Embora o número seja inferior ao mês de dezembro, que fechou em 1,18, ele representa a maior inflação desde 2003 para um mês de janeiro.

    2- Empreendimentos Corporativos

    Os empreendimentos do mercado imobiliário voltados para fins comerciais estão em alta em São Paulo (SP). No ano de 2015, o número de empreendimentos entregues bateu recorde. Ao todo, foram entregues 111 edíficios comerciais na cidade somando 818 mil m². Dentre esses empreendimentos, destacam-se os edifícios de alto padrão, com recursos e facilidades que tem atraído empresas que estevam estabelecidas em empreendimentos mais antigos e ineficientes.
    Estes empreendimentos são importantes porque, em uma retomada da economia, servirão também para movimentar e desenvolver as regiões onde estão localizados, aumentando com isso as demandas por outros tipos de imóveis comerciais e também de imóveis residenciais ao seu redor.

    3- Aumento na procura por aluguel

    No último ano, diante das mudanças nas regras de financiamento imobiliário e também da desaceleração da economia, muitas pessoas resolveram adiar o sonho de comprar um imóvel. Com isso, as vendas começaram a cair, enquanto a procura por imóveis para alugar foi aumentando ao longo do ano.

    O preço dos aluguéis, que na maior parte do país apresentou uma tendência de queda em 2015, começou a aumentar nos últimos meses do ano, puxado por esse aumento na demanda. Esta é uma tendência que deve se manter ao longo de 2016.

    Queremos saber: você tem percebido esse aumento na procura por locação? Como está essa demanda na sua região? Conte pra gente!

    Ah! E se você deseja ser avisado sempre que postarmos vídeos novos, inscreva-se no no nosso canal do YouTube aqui.


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Seja o primeiro a comentar

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal