Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário – 11/01/2016

  • Postado em 11 de janeiro de 2016
  • Destaque, Vendas
  • O ano acaba de começar e, depois de um período de recesso, estamos de volta com o Resumo Semanal de Notícias do Mercado Imobiliário. Apesar de este ser um período considerado de férias para muita gente, o corretor de imóveis conectado e que quer fazer diferente em 2016 precisa estar atualizado sobre tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo para ter ainda mais sucesso!

    O Resumo Semanal é uma iniciativa do VivaReal e tem como objetivo auxiliar o profissional do mercado imobiliário em sua qualificação, para que preste um atendimento excelente ao seu potencial cliente e feche muitos negócios.

    Nesta semana, Lucas Vargas, Executivo Chefe de Operações do portal, comenta três acontecimentos importantes das últimas semanas e que terão um impacto significativo no mercado imobiliário neste ano. Aperte o play e assista ao vídeo abaixo.

    Principais Notícias do Mercado Imobiliário desta Semana

    1 – Perspectivas da Economia em 2016

    Devido ao comportamento da economia na China e nos Estados Unidos já no início de 2016, a perspectiva de recuperação da economia brasileira foi transferida para 2017. Neste ano que está começando, a previsão é que o PIB do Brasil caia em torno de 3% e que a inflação continue em alta.

    Com isso, devemos continuar tendo um impacto negativo na poupança, com a fuga de recursos desse investimento – ou seja, pessoas deixando de fazer depósitos e também retirando valores poupados. Esse comportamento continuará afetando o crédito para o mercado imobiliário, por isso, o corretor de imóveis deve estar atento a linhas de crédito que não dependam da poupança, permuta, venda à vista, entre outras formas de transação.

    2 – Minha Casa Minha Vida

    A Caixa Econômica Federal anunciou no inicio do ano que em 2016 irá se investir fortemente na faixa 1,5 (faixa intermediária) do programa Minha Casa Minha Vida. Esta faixa foi criada na terceira fase do programa, lançada recentemente, e deve ser o principal foco do programa neste ano, que em 2015 investiu com mais força na faixa 2.

    A Caixa também continua em negociação com o conselho curador do FGTS para transferência de crédito para financiamento imobiliário, seja para o Minha Casa Minha Vida ou outros programas de habitação.

    3- Busca de imóveis pela internet

    Janeiro é historicamente um mês de recordes em buscas de imóveis na internet. Isso acontece porque as pessoas nesta época possuem mais tempo disponível para a procura, além de estarem muitas vezes motivadas por resoluções e planos para o ano que começa.

    Nos primeiros dias de 2016, apesar da crise econômica, houve um aumento de mais de 70% nas buscas por imóveis na internet em relação a dezembro de 2015. Quando comparamos ao mesmo período de janeiro de 2015, o crescimento foi superior a 50%.

    Este é um ponto muito positivo para o mercado imobiliário, pois apesar das restrições de crédito e da preocupação quanto ao momento econômico do país, a intenção de compra existe e esses potenciais compradores estão buscando ativamente por seus imóveis neste momento.


    Corretor de imóveis, você conseguiu perceber um aumento da procura por imóveis nestes primeiros dias do ano? Compartilhe com a gente como está sendo o início de 2016 para você!


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Um comentário

    • Ivo Paiva disse:

      Gostei é, uma base de pesquisa que ajuda a nos fortalecer e buscar o caminho para encontrar o cliente.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    comentários

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal