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Saiba como analisar a concorrência no mercado de imóveis

Confira 3 dicas para analisar a concorrência, descobrir quem está atraindo mais clientes e entender a efetividade das ações de cada um

  • Postado em 18 de dezembro de 2017
  • Destaque, Publicações
  • Por que analisar a concorrência? Acompanhar as ações dos nossos concorrentes é essencial para entender se o nosso próprio trabalho está sendo eficiente. Se estamos vendendo e percebemos que o concorrente não, significa que nos diferenciamos e ganhamos relevância no mercado. Esse resultado acontece apenas se sabemos como o concorrente se posiciona e de que forma é a atuação dele.

    Ao analisar a concorrência, dá para saber em quais momentos eles falham com os clientes e como nosso negócio pode ajudar nessas falhas. Ou seja, passamos a oferecer o que nosso concorrente não consegue dar como suporte. Mas como fazer essa análise? Vamos mostrar 3 dicas para o acompanhamento da concorrência!

    1 – Saiba quais são seus concorrentes

    A imobiliária que fica no mesmo bairro que a nossa nem sempre é a concorrente. Temos que nos preocupar com aquelas que abordam o mesmo perfil de cliente que queremos vender nossos imóveis. Essas são as nossas concorrentes diretas. E como identificá-las?

    É preciso fazer um levantamento de mercado para saber quais são essas imobiliárias. Após descobrir os concorrentes, temos que fazer monitoramentos. Podemos escolher algumas delas para estudar suas carteiras de imóveis, como se aproximam de potenciais clientes e as táticas de vendas.

    2 – Acompanhamento dos concorrentes

    Saber as táticas dos concorrentes pode ser difícil, já que eles não vão expor abertamente suas técnicas de vendas. Mas dá para ter uma ideia acompanhando as ações que realizam com as pessoas. São diversos os canais nos quais é possível acompanhar o relacionamento dos concorrentes com os clientes. Confira alguns:

    Redes Sociais, como Facebook, Instagram e Twitter;
    E-mails marketing;
    Blogs;
    Canal de vídeos do Youtube;
    Participação em eventos do mercado.

    Temos que lembrar que mais do que só acompanhar, é necessário ver como as pessoas estão reagindo ao conteúdo dos nossos concorrentes. Eles curtem? Comentam? Os clientes compartilham o conteúdo? O comportamento das pessoas nos canais online nos diz se a estratégia dos concorrentes está funcionando.

    3 – Quem compra seus imóveis?

    A dica de ouro, que vai ajudar na etapa de descoberta dos concorrentes, é saber para quem vendemos. Conhecendo o perfil dos nossos clientes, identificamos a concorrência. Conseguiremos descobrir quem vende para as mesmas pessoas. E como identificar a o perfil de clientes?

    Precisamos olhar quais imóveis estamos oferecendo e qual o perfil de pessoas que buscam por eles. A diversidade é grande. Nosso público pode ser pessoas solteiras, casados sem filhos, casal com filhos. Além do formato da família temos que observar a faixa etária. Entendendo para quem nós vendemos, conseguimos descobrir quais imobiliárias vendem para o mesmo público. Dessa forma começa nosso ciclo de monitoramento.

    Você monitora a concorrência? Acredita que ajuda no seu trabalho? Conta para a gente nos comentários!

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