Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Medir terrenos com Google Earth e encontrar pontos ao redor do imóvel

  • Postado em 20 de julho de 2015
  • Como fazer, Ferramentas, Tecnologia
  • Imagine que você tenha um cliente que está atrás de um grande terreno e você precisa demonstrar a ele os limites da área para que visualize seu novo investimento. Ou, então, pense que você precisa calcular o tamanho do terreno e a distância entre ele e as principais facilidades de seu entorno. Com o Google Earth, aplicativo do Google, semelhante ao Google Maps, você consegue medir terrenos e resolver todas essas situações!

    Aprenda a medir terrenos com o Google Earth

    Demarcando terrenos

    1. Instale o Google Earth em seu computador (baixe-o aqui) e abra o programa
    2. Encontre o local do imóvel.
    O campo de busca fica no lado superior esquerdo. Para que o programa encontre com facilidade, escreva seu endereço de forma completa. Como no exemplo abaixo – Rua ou Av + Nome + Número + “ , “ + Cidade

     


    3. Selecione a ferramenta de ‘Régua’, encontrada na barra de ferramentas na parte superior da tela.

    4. Ao abrir a janela da ferramenta, selecione a aba caminho e depois a unidade de medida que preferir

    5. Identifique onde será o primeiro ‘ponto’ da sua demarcação e dê um clique no mouse. Após isto, siga até o limite deste lado e dê outro clique. Ao fazer isto, você poderá observar o aparecimento de uma linha, e que uma distância foi calculada,como podemos observar no detalhe da imagem abaixo.

    6. Faça o mesmo processo até tracejar a área desejada, como na imagem a seguir. Observe que o valor do comprimento será somado ao anterior, teremos assim, o valor do perímetro da área.

    7. Está pronto! Agora é só salvar a demarcação do imóvel clicando no botão ‘Salvar’, escolher um nome e clicar em ‘Ok’.

    8. Se você quiser salvar a imagem e enviá-la ao seu cliente por email ou usar em uma apresentação, basta acessar ‘Arquivo’ no menu, ir com o mouse até ‘Salvar’ e selecionar a opção ‘Salvar imagem…’, então selecione o local desejado para salvar o arquivo de imagem e clique em ‘Salvar’.

    Encontrando facilidades e medindo distâncias

    Como encontrar a padaria, a farmácia e a escola mais próximas do imóvel que você está trabalhando? Qual a distância que eles possuem do imóvel? Muitas vezes uma visita ao entorno do empreendimento não é o suficiente para encontrar os pontos comerciais e as facilidades disponíveis. Fique tranquilo! Esta é outra grande utilidade do Google Earth.

    1. Utilize o campo de busca e localize seu empreendimento

    2. Utilize o zoom para se aproximar da área (lado direito da tela)

    3. Como na imagem abaixo,habilite a opção “Lugares”, localizada na aba “Camadas” no menu esquerdo. Note que alguns ícones aparecerão. São as facilidades: academias, escolas, restaurantes, universidades, corpo de bombeiros, enfim, serviços próximos ao empreendimento que você deve explorar para valorizar ainda mais o seu produto. Para facilitar sua pesquisa, também habilite a opção “Estradas”, assim você visualizará as estradas e ruas.

    4. Assim como no exemplo que ensinamos você como medir terrenos, utilize a ferramenta “régua” para medir a distância do empreendimento a um ponto específico. Por exemplo, qual a distância existente entre o empreendimento e a academia mais próxima? Encontre a academia através dos ícones e trace o caminho.

    Pronto! Agora você sabe explorar mais uma ferramenta muito útil especificamente para aqueles que comercializam lançamentos. Seja para apresentar a sua equipe ou para seu cliente, o domínio de ferramentas de localização é fundamental em um mercado onde a localização é fator primordial na escolha.

     Gostou da nossa dica? Deixe aqui nos comentários alguma ferramenta que você gostaria de conhecer o passo a passo de utilização!

    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    9 Comentários

    Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • VivaCorretor disse:

    Olá Victor, tudo bom?

    Pode sim, claro! Nos avisa quando sair.

  • Victor Silva disse:

    Muito interessante essa matéria. Posso compartilhar isso em meu blog dando os créditos a vcs?

  • Ana Lucia disse:

    Excelente ferramenta! Vou usa-lá para facilitar a demonstração precisa de alguns imóveis rurais , principalmente. PARABENS!

  • LUIZ OTÁVIO PEREIRA BATISTA disse:

    Muito boa a orientação. Parabéns!
    Sabem nos informar um aplicativo bom para calcular área do terreno ou imóvel qualquer?
    abraços.

  • Thalita disse:

    Bom dia, tenho terreno na cidade de Bauru/Sp, preciso localiza-lo, preciso de um meio mais barato, entrei em contato com um topografo, mas são muito caro, tem como ajudar?

  • Muito bom

  • Manoel Lúcio Andrade disse:

    Bom dia!
    Somos eternos aprendizes,excelente matéria.

  • junior alves disse:

    Sensacional, vou usa uma fonte para divulga a postagem no meu blog

  • pumps disse:

    Oi eu sou Scott Lee, analista, consultor, palestrante, estrategista e escritor sobre temas relacionados com tecnologia de conteúdo digital.
    Post interessante!

  • Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal