Voltar para a lista de publicações

Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

Como funcionam as vendas de imóveis no exterior

Entenda a dinâmica de negociação e vendas de imóveis no exterior e o que o mercado imobiliário no Brasil pode ter de inspiração

  • Postado em 1 de Março de 2018
  • Destaque, Publicações
  • Cada país tem sua maneira de negociar imóveis. Alguns formatos de vendas de imóveis no exterior são interessantes para nos inspirar e, de repente, avaliar se faz sentido aplicar na nossa realidade. Conheça 3 características do segmento imobiliário no exterior.

    1 – MLS

    Estados Unidos, Canadá, Austrália, Itália, Reino Unido, Índia e outros países trabalham com o Multiple Listing Service. Conhecido pela sigla MLS, esse sistema disponibiliza para os profissionais do mercado imobiliário todos os imóveis disponíveis para venda de uma determinada região. Nessa plataforma ficam registradas todas as informações do imóvel, como em um anúncio.

    Os corretores buscam no MLS o imóvel desejado por potenciais clientes. Imobiliárias, construtoras, associações de uma mesma região mantém juntos um sistema de MLS. Dessa forma um mesmo país pode ter mais de uma plataforma.

    Por ser um sistema com informações dos dados de todos os imóveis disponíveis à venda, o MLS é um grande banco de dados que ajuda a tornar a precificação mais competitiva. Os valores dos imóveis são divulgados baseados em outros com as mesma características. Por conta disso, o sistema deixa claro tanto para o vendedor quanto para o comprador se o preço é justo.

    2 – Open house

    Corretores americanos costumam realizar open houses – eventos durante os quais potenciais compradores visitam um imóvel à venda. É nessa hora que dá para mostrar o imóvel e saber das pessoas o que de fato elas estão procurando.

    O open house além de ser o momento para tentar vender o imóvel visitado naquela hora, se torna também uma oportunidade de prospecção e relacionamento. Dá para sair do evento com contatos de interessados em comprar e depois buscar o tipo de imóvel que possa atender a necessidade desses clientes.   

    3 – Corretores de imóveis como consultores imobiliários

    Nos Estados Unidos, Canadá e Austrália, quem deseja vender um imóvel trabalham com um corretor. Já quem quer comprar é atendido por outro. Esses corretores trabalham como consultores imobiliários. Eles acompanham toda a negociação e no começo desse processo usam o MLS.

    Ao procurar um corretor, o profissional acessa o sistema. Ele entra em contato com os corretores que cuidam dos imóveis que interessam ao seu cliente. Após a venda, os dois dividem a comissão. Com vendedores e compradores sendo atendidos por corretores, os dois lados têm seus interesses na negociação defendidos e ela é finalizada com uma conclusão que agrada a todos.

    Qual sua opinião sobre o mercado imobiliário de outros países? Você já sabia como funcionava?

    Comentários

    comentários


    Receba as melhores dicas e novidades por e-mail

    Veja também no VivaCorretor

    • Social
    VivaReal

    O VivaCorretor é uma iniciativa do Portal Imobiliário VivaReal