Qualidade de vida estimula aluguel em Tristeza
Tristeza pode ser considerado como um dos bairros mais nobres da zona sul de Porto Alegre. Um local que sofreu grande expansão nas décadas de 1980 e 1990 e hoje se consolida como uma das regiões que mais conseguem aliar qualidade de vida às facilidades oferecidas aos seus moradores. Além da proximidade com bairros que ficam na beira do Rio Guaíba, como Ipanema, Tristeza possui um comércio consolidado e movimentado, mas ainda continua sendo tranquilo para morar, o que faz aumentar a procura por aluguel na Tristeza.
É um bairro tradicional, que recebeu o nome Tristeza por causa de uma homenagem feita ao mais antigo morador da região, o chacareiro José da Silva Guimarães, mais conhecido como Tristeza. Entre os clubes da cidade, a Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) é um dos mais tradicionais. Em razão de o bairro estar próximo à beira do Guaíba, clubes relacionados aos esportes náuticos também podem ser encontrados por ali, como o Veleiros do Sul e o Iate Clube Guaíba.
É uma região onde se encontram várias floriculturas. Pela região é fácil se deparar com tendas de flores; algumas ruas ficam adornadas por diferentes espécies durante todo o ano.
Por ali, lanchonetes como McDonald e Pizza Hut estão à disposição para uma refeição rápida e para algo mais demorado a dica é o Bistrô e Restaurante Pimenta Rosa, na Rua Ernesto Paiva.
Hoje em dia, o bairro desacelerou a construção de novos prédios, o que torna concorrida a locação em Tristeza; mas com a expansão de outros bairros da zona sul, Tristeza acabou se tornando uma espécie de centro estratégico para chegar aos pontos mais distantes da cidade. Encontrar imóveis para alugar em Tristeza pode não ser uma tarefa fácil, mas quem consegue, dificilmente, sente vontade de se mudar.
Os limites do bairro são as margens do Rio Guaíba e as avenidas Wenceslau Escobar e Coronel Marcos.