Pessoa segurando a chave de uma casa em um chaveiro de coração

Entenda o que é CRECI 

Quem quer trabalhar como corretor de imóveis precisa fazer um curso específico para atuar na área e obter registro em um conselho profissional, da mesma forma que ocorre com outras profissões. Por isso, é importante saber o que é CRECI e qual é a relevância desse documento.

Viva Real Publicado em 14/10/2022
Tempo de leitura 6 min

Quem quer trabalhar como corretor de imóveis precisa fazer um curso específico para atuar na área e obter registro em um conselho profissional, da mesma forma que ocorre com outras profissões. Por isso, é importante saber o que é CRECI e qual é a relevância desse documento.

O CRECI é um documento obrigatório para quem quer trabalhar como corretor de imóveis e também é a sigla do Conselho Regional dos Corretores de Imóveis, órgão que regulamenta essa profissão.

O que é CRECI?

O CRECI é um órgão regional ligado ao Cofeci (Conselho Federal dos Corretores de Imóveis). Ele foi fundado no ano de 1962 para regulamentar e fiscalizar a atuação desses profissionais, de acordo com a lei federal n.º 6.530/78.

Cada estado brasileiro possui um CRECI. O documento de mesmo nome é o título que permite aos corretores imobiliários exercerem a função de intermediação nos processos de compra ou aluguel de imóveis e terrenos.

Somente quem está registrado junto ao CRECI tem autorização para trabalhar como corretor de imóveis no Brasil. Quem não possui esse documento, mas mesmo assim exerce essa profissão, está sujeito a multa e processos jurídicos.

Por isso, é muito importante que as pessoas que desejam trabalhar no mercado imobiliário brasileiro saibam o que é CRECI, qual é a relevância desse documento e como obtê-lo.

Como obter o CRECI?

Agora que já explicamos o que é CRECI, é necessário que você saiba como obter esse documento. Para exercer a profissão de corretor de imóveis, é preciso ter um título de Técnico de Transações Imobiliárias ou um curso superior em Ciências Imobiliárias/Gestão de Negócios Imobiliários.

Além dos cursos exigidos para trabalhar nessa área, a pessoa também deve fazer um estágio supervisionado por um corretor de imóveis com cadastro ativo no CRECI.

Contudo, antes disso, é necessário obter um registro específico para esse trabalho. Para isso, basta entrar no site do CRECI do seu estado, preencher o formulário, enviar os documentos exigidos e pagar uma taxa que varia de acordo com cada unidade da federação.

Em seguida, você deve imprimir um protocolo e ir até a unidade do CRECI mais próxima da sua casa para dar entrada pessoalmente no processo de obtenção do registro do estágio

Como obter o CRECI definitivo

O processo para obter o CRECI definitivo é semelhante ao procedimento para tirar o registro de estágio. Sendo assim, a pessoa deve enviar os documentos necessários, preencher o formulário disponibilizado pelo órgão e pagar uma taxa. Em seguida, é necessário protocolar a inscrição em uma das unidades do órgão.

O Conselho Regional de Corretores de Imóveis possui um prazo para avaliar as inscrições e liberar os registros. Quem quiser obter esse documento no estado de São Paulo, por exemplo, precisa pagar uma taxa de R$ 633,00. Contudo, esse valor pode mudar de acordo com a localização do candidato.

Qual é a importância de ter este documento?

Em primeiro lugar, sem ele, não é possível exercer a profissão de corretor de imóveis de maneira legal. Inclusive, com um CRECI ativo, você transmite mais segurança para seus clientes, já que se mostra um profissional regularizado, que cumpre as normas do órgão regulador da profissão.

O que acontece com quem não paga a anuidade do órgão?

Para manter o CRECI ativo, o profissional deve pagar a anuidade para o Conselho Regional de Corretores de Imóveis. Caso isso não ocorra, ele pode ter o documento suspenso e ser impedido de atuar na área.

Além disso, como o CRECI de cada estado possui algumas regras próprias. Dependendo da localização do profissional, ele pode sofrer ainda mais punições, como a inscrição de débito em dívida ativa.

Foto de uma casa grande e bonita

Qual é a diferença entre CRECI físico e jurídico?

Há dois tipos de CRECI, o físico e o jurídico. O primeiro é emitido para os corretores que querem trabalhar como autônomos ou em uma imobiliária pertencente a outra pessoa.

O CRECI jurídico é especificamente voltado para quem deseja abrir a própria imobiliária. Contudo, para tirar esse título, é preciso já ter o físico. Os outros documentos necessários para obter esse registro são:

  • requerimento de inscrição de pessoa jurídica;
  • cópia de declaração do enquadramento da empresa, microempresa ou empresa de pequeno porte;
  • CNPJ;
  • registro na junta comercial do estado;
  • RG e CPF;
  • formulários do Cofeci e do CENSO preenchidos.

Após juntar todos esses documentos, o profissional deve se registrar no site do CRECI do seu estado e pagar uma taxa que é calculada com base no capital social da empresa.

O órgão competente pode levar até 30 dias úteis para analisar todos os documentos. Caso o CRECI do seu estado aprove sua inscrição, você recebe seu documento jurídico e pode abrir sua própria imobiliária.

Como saber se o corretor e a imobiliária estão regularizados?

Ao contratar os serviços de um corretor de imóveis, é fundamental se certificar de que esse profissional possui registro junto ao órgão fiscalizador da profissão. Você pode fazer isso pedindo para ver o número do CRECI da pessoa.

Em relação à imobiliária, você também pode solicitar o número do CRECI jurídico da empresa. Isso atesta que aqueles profissionais seguem todas as regras determinadas pelos órgãos competentes.

No entanto, caso a imobiliária ou o corretor de imóveis se recusem a apresentar o número do CRECI, é melhor procurar outros profissionais. Isso porque, em casos assim, há grandes chances de essas pessoas não estarem inscritas no órgão fiscalizador da profissão.

Os corretores ligados ao Viva Real têm CRECI?

Agora que você já entende o que é CRECI e qual é a importância desse documento, saiba que todos os corretores de imóveis e imobiliárias ligados ao Viva Real estão devidamente regularizados junto aos órgãos competentes.

Sendo assim, se comprar ou alugar um imóvel, você pode confiar nas imobiliárias presentes no Viva Real, pois elas cumprem todas as normas e determinações do Conselho Regional dos Corretores Imobiliários dos respectivos estados.

Portanto, se você busca um imóvel, residencial ou comercial, acesse o site do Viva Real e confira todas as propriedades disponíveis para venda e locação.