decoração australiana - imagem de vaso com cactos e outras plantas

Decoração australiana: o que é e como usá-la para compor ambientes?

Está buscando um estilo de decoração mais contemporâneo e colorido, com acabamentos rústicos? Então, você precisa conhecer a decoração australiana de interiores!

Viva Real Publicado em 05/01/2023
Tempo de leitura 4 min

Está buscando um estilo de decoração mais contemporâneo e colorido, com acabamentos rústicos? Então, você precisa conhecer a decoração australiana de interiores!

Diferentemente do que muita gente acredita, apesar de estarem em locais bem distantes, Brasil e Austrália possuem muita coisa em comum. Além da diversidade ecológica, o país oceânico conta com belíssimas paisagens no território, é apaixonado por natureza e possui uma nação animada e bastante receptiva.

A decoração australiana foi desenvolvida com base nesses fatores. Quer saber mais? Então, continue a leitura e confira abaixo tudo sobre esse estilo e, é claro, como você pode aplicá-lo na sua casa.

O que é decoração australiana e como usá-la?

É um estilo que visa à valorização da natureza, de um jeito completamente informal e alegre, assim como a grande maioria do povo australiano.

O estilo carrega um toque britânico na essência, mas de um modo mais informal e muito simplista. Tudo isso tem o objetivo de criar um ambiente bonito e bastante aconchegante.

Culturalmente falando, os australianos adoram receber familiares e amigos durante finais de semana, para confraternizar e comer um bom e velho churrasco. Esse é o fundamento do modelo australiano. A seguir, confira cinco dicas para aplicar esse estilo na sua casa ou no seu apartamento.

1- Use e abuse do verde na sua decoração australiana

Primeiro, quando o assunto é decoração australiana, o verde nunca pode ficar de fora! Aliás, esse estilo usa e abusa dos tons verdes. Além de transmitir uma sensação de paz e bem-estar, a tonalidade contrasta muito bem com as cores dos móveis e do couro do sofá.

As plantas na decoração são muito bem-vindas. Você pode colocar um vaso em cima de uma mesa redonda de centro, vasos maiores no chão, em cantos estratégicos ou até pendurados na parede. Uma horta vertical também é uma ótima pedida.

2- Invista em arte

Que tal investir em arte para casa ou em alguns quadros decorativos? Você sabia que escolher a paisagem perfeita para a parede da sua sala pode trazer paz e tranquilidade para seu dia a dia?

Esse é um dos pontos mais importantes na decoração australiana. Os quadros decorativos, bem como alguns estilos de peças artesanais, são ótimos para trazer uma sensação de simplicidade para o ambiente.

3- Objetos artesanais são muito bem-vindos

Já falando sobre os objetos artesanais, eles são muito importantes nesse estilo de decoração. Eles podem ser usados para criar um estilo retrô, usando peças que fazem uma releitura de tendências mais antigas, mas sem perder a contemporaneidade.

decoração australiana - imagem com vaso com planta

4- Aprenda a escolher as melhores plantas para sua decoração

Samambaias, figueiras e até suculentas são bem-vindas em qualquer tipo de decoração. No entanto, as pequenas árvores ganham um destaque maior no modelo australiano.

Uma boa dica de árvore pequena para ter em casa é a Karaka (Corynocarpus laevigatus), uma planta nativa da Nova Zelândia, país da Oceania a sudoeste da Austrália. Ela possui uma bela folhagem verde-acinzentada, o que ajuda muito no modelo australiano, que preza pelo verde na decoração.

5- Use cores que remetam à natureza

Por último, mas não menos importante, nossa última dica para ajudar você a criar uma decoração deste estilo na sua casa é utilizar muitas cores que remetam à natureza. Que tal apostar em tapetes para sala?

Além do verde, os tons terrosos, como caramelo, marrom, bege, caqui, laranja, areia, terracota, verde-musgo e amarelo, por exemplo, são escolhas excelentes para sua casa, uma vez que, como o próprio nome já entrega, fazem referência às tonalidades presentes na terra.

As cores mais usadas são inspiradas em paisagens naturais, como praias, ilhas, florestas e campos. Confira abaixo algumas das tonalidades que podem ser usadas:

  • verde;
  • laranja;
  • branco;
  • bege;
  • amarelo;
  • caramelo;
  • caqui;
  • areia;
  • terracota.

Vale destacar que esse estilo de decoração, na maioria das vezes, preza por cores que remetem à natureza e à liberdade, mas isso não significa que você não possa usar outras tonalidades.

Confira mais dicas de decoração no blog do Viva Real!

Gostou das nossas dicas sobre decoração australiana? Agora, basta aplicá-las para montar a decoração dos seus sonhos! Para ver mais sugestões, notícias e informações sobre o mercado imobiliário brasileiro, visite o blog do Viva Real!

Além disso, se estiver procurando uma casa ou um apartamento para comprar ou alugar, use nosso marketplace! Temos diversas ferramentas de busca por tipo, preço e localização, para ajudar você a encontrar o imóvel ideal para si e sua família!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380