Como decorar lavabo

Você sabe como decorar lavabo? Veja 9 dicas

Viva Real Publicado em 24/08/2023
Tempo de leitura 4 min

Saber como decorar lavabo é algo essencial, pois ele substitui o banheiro para as visitas e também se torna o local onde será feita a higienização antes da refeição. Assim, é um ambiente muito importante em uma casa ou apartamento. Pensando nisso, o blog do Viva Real preparou dicas para você.

Essa costuma ser uma das áreas mais perto da entrada da residência. Então, com certeza, será uma das primeiras que as pessoas verão. Por isso, é especialmente vantajoso decorar o lavabo.

Do que é composto o lavabo?

Diferentemente do banheiro comum, o lavabo não contém chuveiros. Assim, o ambiente fica livre da umidade que é gerada por conta do box. Dessa maneira, aumentam as escolhas de itens para a decoração.

De forma geral, o espaço tem espelho, bacia sanitária e cuba. Caso seja uma opção da pessoa, também é possível colocar um pequeno armário, que pode ser útil para guardar papéis higiênicos, cotonetes e lenços. A partir deles, você começa a verificar formas de como decorar o lavabo.

E como decorá-lo?

Apesar de ser um ambiente geralmente pequeno e para visitantes, é possível escolher diversos itens para a decoração do lavabo, deixando-o muito bonito e agradável para quem o utiliza. Continue a leitura e veja nove dicas para lhe ajudar nessa tarefa.

1 – Coloque uma boa iluminação

Luminárias são itens que geralmente deixam qualquer lugar mais elegante. Quando se trata de um lavabo decorado, uma lâmpada no teto não é suficiente. Você pode apostar em luminárias na parede, por exemplo. Isso vai fazer com que o ambiente pareça mais amplo e aconchegante.

2 – Prefira cores claras

Afinal, é indicado utilizar qual cor para lavabo? Bom, se o espaço for pequeno, a ideia geralmente é dar a impressão de que ele é maior. Para fazer isso, opte por utilizar cores claras.

Sendo assim, em relação ao sanitário, cuba e armário, tente utilizar cores neutras, pois elas darão a sensação de suavidade e leveza. Já em relação às paredes, o branco e o cinza-claro podem ser ótimas escolhas, pois darão amplitude para o espaço.

3 – Use papel de parede

O papel de parede para lavabo pode ser uma escolha excelente, já que vai dar um toque diferenciado para o ambiente. Além disso, é uma alternativa prática e mais econômica. Também escolha cores claras e neutras. É importante utilizar o papel de parede fora da área da pia, pois a água vai danificá-lo com o tempo.

Como decorar lavabo

4 – Se tiver espaço, deixe o vaso sanitário e a bancada na mesma parede

E como decorar um lavabo mais espaçoso? Nesse caso, o recomendável é que a bancada com a cuba e o vaso sejam colocados na mesma parede. Isso gera mais facilidade para quem usa o cômodo. Além disso, a outra parede fica livre para decoração.

5 – Escolha itens com materiais fáceis de serem limpos

Esse é mais um detalhe importante quando a questão é como decorar o lavabo. No momento de escolher os itens de design local, escolha materiais fáceis de serem limpos. Aço escovado e porcelana podem ser ótimos para alguns objetos, por exemplo.

6 – Utilize espelhos

Não abra mão de utilizar um espelho para o lavabo, pois ele é uma peça fundamental. Além de servir para que as visitas confiram o próprio visual, esse item proporciona mais amplitude ao ambiente.

Prefira utilizá-lo acima da pia. Uma dica é escolher uma moldura diferenciada para dar ainda mais estilo e destaque ao cômodo. Para isso, busque opções diferentes nas lojas e veja a que mais lhe agrada para decorar o lavabo.

7 – Utilize organizadores

Para deixar todos os itens em ordem, uma dica importante é usar organizadores. Eles trazem mais funcionalidade ao espaço e evitam bagunça. Porta-toalhas para bancada é um exemplo de organizador que pode deixar a decoração do lavabo ainda mais bonita.

8 – Coloque pequenos itens decorativos

Vaso de planta, aromatizantes de ambientes, ganchos de parede e torneira com design e cores diferentes podem deixar o ambiente ainda mais elegante e agradável.

9 – Coloque uma porta de correr

Se o lavabo do seu lar é pequeno, a porta de correr pode ser sua melhor amiga no momento de decorá-lo, pois não ocupa espaço. Ela também serve para os armários, dando mais praticidade e deixando a decoração ainda mais atual.

Continue acompanhando o blog do Viva Real para mais dicas!

Você gostou das nossas dicas de como decorar o lavabo? Agora, é só aplicá-las e ver como esse cômodo ficará lindo em seu lar. Se você deseja ver mais dicas, inclusive sobre tarefas de casa, como a forma correta de lavar cortina na máquina, continue em nosso blog.

No entanto, se o seu desejo é comprar uma casa ou apartamento novo, utilize o nosso marketplace. Temos diversas ferramentas de busca, com filtros para preço, tipo de residência e localização para ajudá-lo a encontrar o lar perfeito.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380