Imagem de uma pessoa acenando positivamente

Assistência residencial: entenda como funciona na prática

Viva Real Publicado em 16/08/2022
Tempo de leitura 5 min

Encanamento estourado, caixa d’água vazando, um interruptor queimado… e por aí vai. Dá uma dor de cabeça só de imaginar o trabalho que daria para reparar problemas como esse, não é mesmo? É por esse motivo que existe o serviço de assistência residencial.

Sabemos que problemas como esses são comuns em qualquer tipo de imóvel. Por isso, contar com um seguro que cubra eventuais contratempos pode ser uma boa alternativa. Neste artigo, vamos explicar o que é assistência residencial, quais são as vantagens dela e os principais serviços prestados por seguradoras.

O que é assistência residencial?

A assistência residencial, como o próprio nome já diz, nada mais é que um conjunto de serviços 24h, oferecidos pelos seguradores, que uma casa pode necessitar a qualquer momento.

Em outras palavras, você paga um valor mensal a uma seguradora especializada e garante uma ampla cobertura de serviços que certamente trarão muita comodidade e segurança.

Os planos normalmente incluem serviços como:

  • chaveiro;
  • encanador;
  • eletricista;
  • consertos de aparelhos de linha branca;
  • instalações de aparelhos;
  • checkups hidráulicos;
  • vidraceiro.

Apenas esses serviços já seriam suficientes para ajudar com problemas que lhe causariam bastante dificuldade. Porém, alguns planos superiores podem oferecer outros serviços, como:

  • serviços domésticos provisórios
  • hospedagem
  • auxílio em mudanças
  • montagem de móveis
  • manutenção em telhados
  • revisão elétrica residencial.

Inclusive, algumas seguradoras oferecem conveniências como lavanderia, para casos de manutenção na área de serviços, e restaurante, caso a cozinha esteja comprometida. A hospedagem, por sua vez, funciona da mesma maneira: você pode utilizá-la quando a sua casa estiver passando por alguma manutenção mais severa e não é recomendado seguir no local até tudo se normalizar.

Como funciona a assistência residencial?

Quando você conta com um serviço de assistência domiciliar e algum tipo de problema acontece, basta acionar sua seguradora contratada para fazer a inspeção residencial.

Normalmente, as seguradoras que oferecem serviços de manutenção geral contam com uma rede referenciada de profissionais parceiros. A partir disso, há uma tabela de valores para cada atividade prestada.

Algumas empresas dão a opção de contratar um profissional que não faça parte da sua rede. No entanto, o valor pode ser mais alto e a cobertura ocorre por meio de uma tabela de reembolso. Isso abre a possibilidade de o contratado cobrar mais caro pela atividade.

Imagem de uma pessoa mostrando um papel para a outra

Quais são as vantagens de uma assistência residencial?

Além de uma boa economia e da praticidade em relação à resolução de problemas, contar com uma cobertura de assistência domiciliar traz uma série de benefícios para o seu dia a dia. Os principais são:

1 – Rapidez nas resoluções dos problemas

Imagine que você acordou atrasado para o trabalho, quando tinha uma reunião superimportante logo no início do dia, e a sua chave quebra no trinco do portão na hora de sair de casa. Com uma assistência domiciliar, você pode solicitar o chaveiro mais próximo da sua casa, disponível na rede credenciada.

Esse é só um exemplo de situações que podem atrapalhar diretamente os seus compromissos no dia a dia. Contudo, existem outros motivos que também não podem esperar, como a manutenção de um telhado, um vazamento na caixa d’água ou uma pane elétrica.

2 – Ampla cobertura

Como dissemos anteriormente, cada plano oferece um serviço de cobertura específico. Ainda assim, os mais simples já podem ajudar ― e muito ― na manutenção da sua casa.

3 – Profissionais especializados

Que atire a primeira pedra quem nunca contratou um profissional que, na verdade, não era tão profissional assim. Para contar com técnicos capacitados, não é necessário contratar o melhor seguro residencial, uma vez que as seguradoras têm processos rigorosos na formação das redes credenciadas.

4 – Praticidade para o seu dia a dia

Problemas em casa causam um tremendo transtorno e, muitas vezes, encontrar um profissional para atender à demanda do seu lar pode ser um desafio. Com um serviço de assistência residencial, você dispõe de uma extensa lista de pessoas qualificadas que certamente vão resolver o problema da maneira mais rápida possível.

Em outras palavras, você não precisa se preocupar em achar um profissional cada vez que precisar. Basta solicitar a manutenção e esperar até que um prestador chegue ao local.

Há um limite de utilização?

A princípio, cada seguradora conta com um limite de utilização para assistência residencial. Normalmente, em planos mais básicos, é possível utilizar os serviços duas vezes ao ano. Caso você precise acionar pela terceira vez, uma taxa adicional pode ser cobrada.

Previna-se de contratempos, conheça o blog da Viva Real

Às vezes, um problema tão simples pode causar um tremendo estresse, como a perda de uma chave em plena segunda-feira à noite, após o expediente, que lhe impediria de entrar no seu imóvel.

Portanto, contar com uma assistência 24h certamente traz conforto, segurança e comodidade para o seu lar. Gostou das nossas dicas? Então, continue acompanhando o nosso blog e tenha acesso a vários outros conteúdos!