Reforma e reparos

Aprenda como instalar o ventilador de teto na sua casa

O ventilador de teto é uma opção econômica para refrescar o ambiente e ainda contar com a facilidade de uma luminária embutida. Por isso, muitas pessoas buscam aprender como instalar o ventilador de teto no quarto, na sala de estar ou na cozinha.

A instalação de um ventilador de teto pode variar de acordo com o modelo. Porém, listamos algumas etapas gerais que você pode seguir para instalar o seu na sua casa ou no seu apartamento. Confira!

1. Verifique as ferramentas e os fios elétricos

Antes de saber como instalar o ventilador de teto, leia atentamente as instruções do fabricante e siga o manual do produto. Existem diversos modelos de ventiladores de teto, cada um com particularidades próprias. Ao seguir o manual, você garante que está fazendo tudo corretamente e com segurança.

Depois, reúna as ferramentas necessárias. Provavelmente, você precisará de ferramentas como chaves sextavadas, uma chave de fenda, um alicate, uma fita isolante, fiação de ventilador de teto para cada circuito, suportes e parafusos. Geralmente, itens como os parafusos e o controlador vêm com o produto.

Separe todas as peças e ferramentas, deixando-as à disposição. Com tudo preparado, é hora de verificar a segurança elétrica: desligue a energia da caixa de disjuntores antes de começar a instalação e faça um teste de luz para certificar-se de que a eletricidade está mesmo desligada.

2. Instale e conecte todas as peças

Confira o manual do produto para saber como instalar o ventilador de teto e quais peças devem ser encaixadas. Geralmente, esses ventiladores possuem um suporte de montagem e uma haste que devem ser fixadas juntas. Também siga as instruções para montar o corpo do ventilador antes de passar os cabos e fixar as pás.

Depois, conecte as pás ao motor do ventilador, instale o globo de vidro na base do ventilador e coloque as lâmpadas. Certifique-se de seguir as instruções do fabricante para a instalação de ventilador de teto e cheque se tudo está preso com segurança.

3. Conecte os fios elétricos

Em seguida, localize a luz do teto do cômodo e desfaça o suporte da luz atual para fazer a nova instalação de ventilador de teto com lâmpada. Para isso, você precisará de um suporte específico para esse tipo de produto.

Ele é normalmente enviado pelas fabricantes com o produto. Então, basta conferir se ele tem o mesmo tamanho da caixa de fios elétricos. Também garanta que o suporte está firmemente instalado para evitar que o ventilador ceda e caia do teto.

Após a fixação do suporte, é hora de ligar os fios elétricos do ventilador ao fio correspondente da caixa elétrica no teto, usando as porcas de fio. Aqui, geralmente são necessários dois fios normais de ponto de luz. Cada fabricante adota uma forma de conexão, então siga as instruções do manual.

4. Teste se o ventilador funciona

Com tudo instalado, chega a hora de testar a ligação elétrica do ventilador de teto e saber se sua instalação deu certo. Para isso, ligue a energia novamente e use os botões do controlador para garantir que ele esteja funcionando corretamente.

Caso ele não funcione, será necessário trocar os cabos. É um problema comum, já que as empresas fabricantes não possuem um padrão para a cor dos cabos, dificultando a diferenciação entre eles. Por isso, inverta a instalação dos cabos e teste novamente.

Por fim, lembre-se de que contratar um eletricista é sempre uma opção, especialmente se você não se sentir confiante e seguro ao aprender como instalar o ventilador de teto.

Como escolher o ventilador de teto ideal?

Antes de colocar em prática as dicas sobre como instalar o ventilador de teto, você vai pesquisar e comprar o produto ideal para seu ambiente. Para isso, considere  questões como o tamanho e o número das lâminas do ventilador, além do pé-direito do cômodo.

O tamanho da lâmina, por exemplo, deve ser escolhido de acordo com o tamanho do cômodo. Para um quarto pequeno, um ventilador com lâminas menores basta, enquanto uma sala grande exige um equipamento com lâminas maiores, para garantir uma boa circulação de ar.

Já em relação ao número de lâminas: quanto maior ele for, maior é a ventilação e menor é o barulho. Por fim, é importante considerar o pé-direito do ambiente. Em tetos mais altos, por exemplo, pode ser necessário instalar o ventilador de teto com uma haste de extensão.

Por fim, leve em conta a qualidade dos modelos. Agora, muitos ventiladores de teto vêm com controle remoto para ajustar a velocidade e a luz. Também é interessante procurar opções com um design que complemente a decoração da sala. Então, veja os estilos disponíveis e escolha o que mais combina.

Veja mais dicas com o Viva Real

Quer saber mais? Então, não deixe de conferir o conteúdo do blog do Viva Real sobre como limpar um ventilador de teto. Somos a maior plataforma de imóveis do Brasil, com mais de cinco milhões de propriedades à venda em todo o país. Conheça!

Luiz.Gear

Recent Posts

Restituição da Receita Federal: quem tem direito e como consultar

Todo ano acontece o processo de restituição da Receita Federal: e a restituição do Imposto…

12 horas ago

Entenda a diferença entre empréstimo e financiamento

Quem está pensando em comprar um imóvel provavelmente já se perguntou qual é a melhor…

1 dia ago

Aromatizador de ambiente: como fazer? Veja o passo a passo

Um aromatizador de ambiente caseiro consiste em uma maneira fácil e criativa de adicionar um…

1 semana ago

Baixada Fluminense: o guia completo dessa região do RJ

Pertencente à Grande Rio, famosa região metropolitana do Rio de Janeiro, a Baixada Fluminense é…

2 semanas ago

Conheça as vantagens de usar o Viva Real

A busca por um novo imóvel é uma jornada longa, com muitos desafios.  É difícil…

2 semanas ago

Como usar manta para sofá? Confira dicas e inspirações!

Usar uma manta no sofá é uma maneira simples e elegante de revitalizar a decoração…

2 semanas ago