Reparo e conservação – Manchas em tecidos

Por Erica Fonseca
05/12/2013 @ 12:45

Cama, mesa, banho funcionam assim: por mais cuidadosos que sejamos, é só tirar da embalagem, e o dia a dia começa a ser implacável: toalha de mesa, pano de prato, guardanapo de tecido, toalhas de banho, cortinas, lençóis, vai ficando tudo com uma manchinha aqui, um “encardidinho” ali, e logo, logo o enxoval da casa começa a perder a beleza.

Veja como remover as manchas mais comuns em tecidos:

Tecidos brancos amarelados

Economize o alvejante industrializado. Lave com água, sabão neutro e três colheres de bicarbonato de sódio. “Quarar”, ou seja, secar ao sol, também ajuda a deixar qualquer tecido mais branquinho.

Batom

Antes de lavar, retire o excesso com algodão. Depois, lave com água e detergente neutro. Caso a mancha persista, misture um pouquinho de removedor e um pouco de detergente neutro, e aplique sobre o tecido, esfregando suavemente. Enxague em seguida.

Café, chá e chocolate

Com a mancha “ainda fresca”, esfregue gelo sobre ela, apoiando a parte de trás com um pano seco. Enxugue com pano limpo seco ou papel absorvente. Se a mancha já estiver seca, faça compressas por 30 minutos com um pano molhado em glicerina e lave em seguida com água quente e sabão.

Chiclete 

Esfregue uma pedra de gelo do lado avesso de onde o chiclete está grudado. Retire o chiclete e lave o tecido normalmente em seguida.

Esmalte

Pressione um pedaço de algodão pouco úmido com acetona ou removedor de esmaltes sobre a mancha. Em tecidos finos, ou no caso de manchas mais profundas, use água oxigenada e, em seguida, lave com água quente e sabão.

Ferro de passar

Para manchas leves: molhe bastante o tecido com água pura e deixe secar ao Sol. Para manchas mais profundas, coloque o tecido sobre uma toalha felpuda e esfregue um chumaço de algodão com água oxigenada 10 volumes. Em seguida, lave apenas com água corrente. Polvilhe amido de milho (maisena) e deixe secar ao Sol.

Frutas vermelhas

Misture água sanitária e sabão em pó.  Deixe o tecido “de molho” por algumas horas.  Se a mancha ainda persistir, lave com vinagre misturado com álcool.

Gordura

Retire o excesso com pano umedecido em álcool, sem esfregar.

Depois, coloque bastante talco sobre a mancha e deixar repousar por algumas horas antes de lavar.

Molho de tomate

Molhar o tecido na hora com água e, em seguida, cobrir a mancha com amido de milho em pó (maisena) e deixar repousar até ficar bem seco. Retirar com escova.

Sangue 

Lavar o tecido com água fria. Se a mancha persistir, lave mais uma vez, usando uma mistura de água fria, sal de cozinha e 5% de amônia ou água oxigenada.

Tinta de caneta

Esfregue a mancha com álcool, tomando cuidado para não desbotar o tecido.

Vinho

Cubra a mancha com uma mistura de água quente e detergente neutro. Espere água esfriar e lave em seguida.

Lembre-se:

As manchas mais comuns podem ser removida dos tecidos, ou ser bastante amenizadas, com o uso de uma solução caseira simples e barata. Lembre-se que o ideal é lavar a macha imediatamente, mas se não for possível, ações paliativas poderão funcionar, dependendo da intensidade da mancha e do quanto você demorar para agir.

Solução caseira

1 litro de água morna
1 colher de sabão neutro
1 colher de vinagre

Modo de usar: Misture a quantidade indicada desses produtos, agitando até fazer espuma. Basta aplicar sobre a área manchada com pano úmido e depois enxugar com pano seco ou papel absorvente.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.