Reparo e conservação – Tapetes

Por Erica Fonseca
05/12/2013 @ 13:08

Tapetes são “as roupas” da casa. Eles “vestem” os ambientes, deixando os os espaços muito mais acolhedores e confortáveis. Como todos itens de decoração, eles exigem alguns cuidados de limpeza e conservação para estar sempre com “aquela” aparência de novo. No entanto, cada tipo de tapete requer um tipo de tratamento diferente na higienização. Veja só:

É muito comum limparmos apenas algumas partes do tapete, só onde está sujo ou com uma manchinha, porque não é tão simples e rápido lavar um tapete inteiro com frequência, porém, não recomendamos que você faça uma limpeza parcial em tapetes feitos de lã, algodão ou sisal. Nestes casos, é melhor fazer uma lavagem completa.

No caso de tapetes persas, sugerimos que a higienização seja feita por profissionais, pois as cores podem se misturar, já que estes  tapetes são caros e justificam o investimento na lavanderia.

Nos tapetes de couro, basta usar um pouco de sabão de coco e água, apenas umedecendo a área a ser limpa.

Os tapetes sintéticos são os mais simples de limpar. Veja com fazer:

Aspire o tapete semanalmente, em todas as direções, movimentando bem os fios para retirar a sujeira. Isso evita que ele fique marcado em um único sentido.

Recomendamos que seja feita uma lavagem completa a seco, de seis em seis meses, no caso de tapetes com cores claras, e uma vez por ano, no caso de tapetes com cores escuras.

Nunca useesfregão” para fazer a limpeza, pois ele pode desgastar o tapete.

Não use equipamentos de limpeza à vapor, pois a temperatura pode derreter fios de náilon e polipropileno de alguns tapetes.

Não use alvejante. Sugerimos que a limpeza seja feita com uma solução caseira composta por:

1 litro de água morna
1 colher de sabão neutro
1 colher de vinagre

Misture a quantidade indicada desses produtos, agitando até fazer espuma. Aplique sobre a área a ser limpa com pano úmido, depois enxugar com pano seco ou papel absorvente e deixe secar completamente ao ar livre. Não coloque o tapete sob o Sol.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Todos os comentários estão sujeitos a aprovação, para evitar que qualquer conteúdo impróprio, ilegal ou ofensivo seja publicado. O preenchimento do Nome e E-mail são obrigatórios.