Pessoa medindo em parede

Saiba como pendurar quadros de forma prática e fácil

Viva Real Publicado em 26/07/2023
Tempo de leitura 5 min

Pendurar quadros é uma boa ideia de decoração para transformar o ambiente de qualquer imóvel. Se você quer ter uma galeria na sua sala, cozinha ou quarto, mas tem medo de errar ao furar a parede ou não sabe como dispor as obras, este é o conteúdo certo!

O blog do Viva Real trouxe várias dicas para você pendurar os seus quadros com praticidade, sem errar na altura ou na disposição dos quadros na hora de pendurar. Siga a leitura para conferir!

Principais erros na hora de pendurar quadros

Antes de começar, fique atento para não cometer alguns erros comuns na hora de pendurar suas obras. Saiba o que evitar para que a sua decoração com quadros fique harmônica:

Pendurar o quadro muito alto

Pendurar quadros muito longe dos móveis causa uma sensação de desconforto que você certamente vai querer evitar. Por isso, o recomendado é fixar o quadro de forma que o centro dele esteja entre 1,40 m e 1,60 m do piso do cômodo.

Escolher artes muito pequenas

Às vezes, as pessoas escolhem quadros muito pequenos em relação aos móveis do ambiente, especialmente os que estão embaixo deles. Para resolver isso, a regra é: quadros devem possuir ⅔ da largura do móvel que está embaixo, seja um sofá, um aparador ou uma cama, por exemplo.

Um sofá de 2,10 m vai bem com uma composição ou quadro individual de 1,20 m. Lembre-se de pendurar quadros a partir de cerca de 25 cm do encosto do sofá para dar uma área de respiro entre um elemento e outro.

Dicas para pendurar quadros

Agora, chegou a hora de conferir as nossas dicas para pendurar quadro na parede. Veja tudo o que você vai precisar para encher o seu imóvel de arte de forma prática e fácil.

Separe as ferramentas necessárias

Você provavelmente vai precisar de um martelo, pregos ou ganchos para quadros, fita métrica, nível de bolha e lápis. O nível de bolha, por exemplo, é usado para garantir que o quadro esteja nivelado, sem ficar torto na parede.

Mulher pendurando quadro

Escolha a altura correta

Decida a altura em que deseja pendurar o quadro. Uma regra geral é colocar o centro do quadro na altura dos olhos — geralmente, em torno de 1,60 metros do chão.

Considere o espaço

Considere o espaço em que o quadro será pendurado. Se for em um corredor ou área de passagem, certifique-se de deixar espaço suficiente ao redor para evitar colisões acidentais.

Agrupe quadros

Tem mais de uma arte para pendurar? Experimente criar uma composição de quadros. Antes de pendurá-los, coloque-os no chão ou em uma superfície plana e teste diferentes arranjos até encontrar o que mais lhe agrada.

Use pregos ou ganchos adequados

Escolha pregos ou ganchos adequados para o peso do quadro. Artes mais pesadas requerem pregos ou ganchos maiores. Verifique as instruções do fabricante ou consulte um profissional de uma loja de ferragens para determinar qual o tipo mais adequado.

Marque a posição

Use uma fita métrica para medir a altura desejada e marque a posição do quadro com um lápis. Se o seu quadro tem um fio de suspensão na parte de trás, considere a altura dele para pendurar quadros corretamente.

Pendurar quadros sem furar a parede

Se você paga aluguel, provavelmente já pensou em pendurar quadros sem furar a parede. Nesse caso, existem várias opções para ter uma parede cheia de arte, mas sem causar danos à pintura ou ao revestimento. Veja:

  • ganchos adesivos: alguns ganchos adesivos são fabricados especificamente para pendurar quadros. Eles não estragam a parede;
  • adesivos para quadros: são ideais para fixar fotos, quadros leves ou miniquadrinhos, já que não suportam muito peso.
  • fita acrílica dupla face: resistente a umidade, a fita acrílica é uma fita para colocar quadro na parede que suporta espelhos ou quadros de peso médio;
  • quadros apoiados: se você tem quadros pesados ou grandes e não quer fazer furos para pendurar, uma última opção é apoiá-los em móveis ou na própria parede.

Como pendurar quadros grandes?

Agora, como pendurar quadros grandes na parede? Nesse caso, a mesma dica de equilibrar o volume dos móveis com os quadros segue valendo. Um quadro grande deve ter cerca de ⅔ do mobiliário onde está localizado.

Existem, ainda, algumas dicas de composição para a decoração da sala ou quarto. Crie uma linha vertical com dois quadros grandes, por exemplo, ou fixe dois quadros grandes na parte inferior e um quadro pequeno em cima, criando uma composição de triângulo na parede. É a forma perfeita para imóveis com pé direito alto.

Porém, o ideal aqui é furar a parede. A maioria dos ganchos e fitas não aguentam artes muito grandes ou pesadas. Por isso, utilize pregos ou ganchos mais robustos, adequados para o peso do quadro.

Pendurar quadros em ambientes pequenos

Uma decoração com quadros também é possível em ambientes pequenos. Se você quiser criar uma galeria em um cômodo pequeno, por exemplo, uma boa dica é pendurar os quadros na vertical. Use quadros que possuem mais ou menos o mesmo tamanho e posicione a arte central a 1,50 m do chão.

Já no banheiro ou na decoração de home office — ambientes geralmente pequenos —, também é possível pendurar alguns quadros de forma harmônica. Em uma composição com mais de um quadro, a distância deve ser entre 5 cm e 10 cm.

Saiba mais sobre imóveis com o Viva Real

Curtiu nossas dicas? Continue pesquisando mais sobre imóveis com ajuda do Viva Real. Nossa plataforma possui mais de 6 milhões de imóveis à venda, e você pode filtrar a busca por preço, área, número de cômodos e muito mais. Acesse e use os filtros de busca avançada para encontrar sua residência dos sonhos!

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380