Dicas de Aluguel

Como tirar alvará de funcionamento pela internet? Confira!

Tanto para a dispensa quanto para a licença que garante a atividade legal de determinada empresa em um ponto comercial, o alvará é um documento imprescindível — e, hoje, vamos te explicar como tirar alvará de funcionamento pela internet.

Depois do advento da internet e da tecnologia, muitas burocracias que dependiam do serviço público passaram a ser feitas no meio digital, oferecendo mais facilidade aos contribuintes e, no caso dos alvarás, aos empresários.

Esse documento é uma licença municipal que autoriza o funcionamento regular de um estabelecimento comercial ou de serviços; logo, sem essa autorização legal e vigente, o empresário não pode trabalhar no ponto comercial em questão.

Além de regularizar atividades empresariais e garantir a concorrência leal, o alvará garante a segurança e o bem-estar da população do bairro, que pode contar com serviços atuando dentro das exigências da Lei.

Se você é empresário e ainda não sabe como tirar alvará de funcionamento pela internet, veio ao lugar certo para descobrir como fazê-lo!

O Viva Real preparou um conteúdo especial sobre o tema, e tira suas dúvidas sobre como emitir um alvará de funcionamento, quanto custa, como consultar, e outras pontuais informações nesse âmbito.

Acompanhe o conteúdo abaixo até o final e boa leitura!

Quer saber como escolher o melhor edifício comercial para o seu negócio? Temos um guia no blog para te ajudar nessa: confira a leitura na íntegra.

Como tirar alvará de funcionamento pela internet?

Ao emitir alvará de funcionamento na modalidade online, o empreendedor pode contar com uma série de vantagens que economizam tempo e dinheiro!

É possível solicitar o alvará de onde estiver, sem precisar se deslocar para a prefeitura e sem contar com taxas de cartório; ainda, o processo online é bem mais rápido que o presencial.

O empreendedor também conta com maior transparência, uma vez que é possível acompanhar o status da solicitação online.

Emitir o documento pelo digital é muito mais simples!

Pronto para saber como tirar alvará de funcionamento pela internet? Acompanhe o passo a passo abaixo:

1. Verifique a disponibilidade do CNPJ

Antes de mais nada, se a sua empresa ainda não tiver o Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica, esse é o primeiro passo: o CNPJ serve como a identidade da sua empresa e é indispensável para que ela atue formalmente.

Faça o pedido de viabilidade na Junta Comercial para solicitar o CNPJ, registrando a sua empresa de acordo com as atividades, número de sócios, endereço e afins.

Depois de aprovado esse cadastro, é só seguir para as outras etapas!

2. Consulte as licenças exigidas

Também, antes de partir para a solicitação em si, é importante saber quais as exigências do município para o seu tipo de atividade — algumas empresas precisam de licenças específicas para atuar de forma legal.

Estamos falando de exigências como:

  • licença ambiental;
  • licenças dos bombeiros;
  • licença da vigilância sanitária;
  • licença para produtos de origem animal;
  • licença para produtos químicos específicos.

O próprio site da prefeitura da cidade indica quais licenças são necessárias para cada tipo de negócio: basta apenas consultar a sua atividade usando o código CNAE dela.

3. Acesse o portal da prefeitura

Agora, o processo de como tirar alvará de funcionamento pela internet se inicia ativamente — no site da prefeitura onde está localizado o seu negócio, responsável por lidar com a abertura de pontos comerciais na região.

No portal, procure pela seção relacionada a alvarás e licenças: isso pode estar bem claro no menu de navegação, ou também é possível usar a lupa de pesquisa; varia de acordo com o município e a aparência do site.

Se você ainda não tiver um cadastro, realize-o para acessar esses serviços no site da prefeitura: leva apenas alguns minutos e costuma ser aprovado rapidamente.

Se já tiver o cadastro, basta fazer login com seu usuário e senha!

4. Anexe os documentos necessários

Já na página de emissão de alvará de funcionamento online, clique para iniciar o processo.

Aqui, você deve preencher as informações solicitadas sobre o seu negócio, como razão social, CNPJ, endereço, atividades exercidas e demais outros dados.

Os documentos necessários para essa etapa da emissão são:

Importante: lembre-se de digitalizar os documentos em formato JPEG ou PDF para anexar durante a solicitação.

5. Pagamento de taxas e envio

Verifique no site as taxas e custos associados à emissão do alvará de funcionamento; realize o pagamento delas por meio do sistema online da prefeitura, utilizando cartão de crédito, boleto bancário ou outras formas de pagamento disponíveis.

Depois disso, revise todas as informações inseridas e os documentos anexados para garantir que estejam corretos e completos.

Por fim, envie a solicitação de emissão do alvará de funcionamento pela internet.

Você pode acompanhar o andamento do processo pelo mesmo portal em que fez a solicitação.

Enquanto monitora o status do alvará, é importante ficar atento a eventuais solicitações de documentos adicionais ou informações complementares pela equipe responsável pela análise.

6. Receba o alvará de funcionamento

Após a análise e aprovação da solicitação, o alvará de funcionamento será emitido e estará disponível para download no portal da prefeitura!

Imprima o alvará e mantenha-o em local visível no estabelecimento: isso é exigido pela legislação municipal e garante que, em caso de vistorias, o seu negócio esteja dentro da legalidade prevista em termos de documentação.

Quanto custa para tirar alvará de funcionamento?

Como você viu nas etapas de como tirar alvará de funcionamento pela internet, é preciso pagar uma taxa que garante a emissão do documento.

O custo pode variar bastante: o valor médio fica entre R$100 e R$1000, a depender de fatores como o município, bem como o porte e as atividades da empresa.

O portal da prefeitura da cidade, na etapa de emissão da guia para pagamento, informa o valor e o descritivo relacionado a ele.

Como consultar alvará de funcionamento?

Já que estamos falando sobre como tirar alvará de funcionamento pela internet, outra dúvida comum sobre esse assunto é a consulta de alvarás em negócios ativos.

Qualquer empresa pode ser consultada: basta acessar o mesmo site da prefeitura, sendo o da cidade em que o negócio está situado.

Essa consulta é simples, rápida, e demanda apenas o CNPJ da empresa em questão.

Consultar o alvará de funcionamento é uma forma eficiente de conferir se a empresa está em conformidade com as normas e leis estabelecidas pelo Fisco.

Em quais casos ocorre a dispensa de alvará de funcionamento?

Qualquer empresa que executa atividades consideradas de natureza intelectual não precisa emitir alvará para funcionamento; o mesmo vale para empresas que não recebem clientes e nem têm funcionários.

Logo, um MEI que não possui espaço comercial físico para desempenhar suas atividades, não precisa emitir alvará de funcionamento.

Vale checar a lista completa no site da prefeitura da sua cidade para conferir casos mais específicos.

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E então, tudo certo sobre como tirar alvará de funcionamento pela internet? Esperamos que este guia tenha ajudado você!

Seguindo esses passos, você poderá tirar o alvará de funcionamento online de forma rápida e eficiente, evitando burocracias e facilitando o processo de abertura do seu negócio. 

Lembre-se de consultar as exigências específicas do seu município e estar em dia com todas as documentações necessárias para garantir a legalidade e regularidade do seu empreendimento.

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Para mais dicas, acesse o blog do Viva Real.

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