Miniduplex: o que é e quais são as suas?

Miniduplex: o que é e quais são as suas?

Viva Real Publicado em 30/11/2022
Tempo de leitura 5 min

Se você não tem filhos e está procurando um espaço moderno e funcional, que tal se mudar para um miniduplex? Esse tipo de apartamento está se tornando cada vez mais comum, já que permite aproveitar melhor o espaço disponível.

Contudo, essas residências são pequenas, tendo entre 20 a 40 m² em média. Portanto, o miniduplex é ideal para quem vai morar sozinho ou acompanhado de apenas mais uma pessoa. Se for seu caso, vale a pena conhecer mais sobre esse tipo de moradia.

O que é um miniduplex?

O miniduplex é um apartamento pequeno, costuma ter até 40m e tem dois pavimentos. Na maioria das plantas, no piso inferior ficam a sala e a cozinha, e no superior o dormitório.

Já o apartamento duplex tradicional já é bem conhecido pela maioria das pessoas. Esse tipo de empreendimento possui dois andares e costuma ser bem grande, sendo bem comum encontrar residências assim com mais de 200 m².

Devido a essas características, o apartamento duplex não é acessível para a maior parte da população e pode não ser muito atrativo para quem quer um espaço mais prático para viver sozinho.

Por isso, as incorporadoras começaram a investir mais em miniduplex, também conhecido como kitnet com mezanino, kitnet duplex e loft duplex. Esse tipo de apartamento pode ser uma boa opção para quem quer morar em um local pequeno, mas elegante e moderno.

Quais são as vantagens de morar em um miniduplex?

Viver em um local moderno, prático e, na maioria das vezes, localizado entre muitas comodidades para os moradores são algumas das vantagens de morar em um miniduplex. A seguir, confira as principais.

1. Vista privilegiada

Na maioria dos empreendimentos imobiliários, os duplex pequenos estão localizados nos andares mais altos do prédio. Dessa forma, quem vive nesses apartamentos pode usufruir de uma vista privilegiada da cidade.

2. Mais luz natural

Os miniduplex costumam ter um pé-direito maior, por isso também têm janelas grandes. Isso permite que uma quantidade maior de luz solar entre no ambiente, o que valoriza a iluminação natural.

Além de deixar os ambientes mais bonitos, a iluminação natural ajuda a reduzir o consumo de energia elétrica. Ela ainda pode contribuir para o bem-estar e a saúde dos moradores do local.

3. Mais privacidade

Por ter dois andares, o miniduplex oferece mais privacidade que os lofts tradicionais. Isso porque o quarto geralmente fica no andar superior do apartamento, resguardado das visitas que entram na residência.

4. Boa localização

A grande maioria dos miniduplex está localizada em bairros que possuem uma boa rede de transporte e uma infraestrutura completa, com supermercados, bares, restaurantes e ampla rede de comércios.

Sendo assim, uma kitnet duplex pode ser uma boa opção para quem quer viver em uma região com várias atrações e facilidades. Além disso, esses bairros costumam ser mais seguros.

Imagem de um miniduplex

O que considerar antes de se mudar para um miniduplex?

Antes de se mudar para um miniduplex, você precisa considerar alguns fatores, principalmente o preço do imóvel ou o valor do aluguel dele, o custo do condomínio e a localização. A seguir, veja quais outros elementos não podem ficar de fora da sua análise.

1. Planta do apartamento

É possível encontrar alguns miniduplex com uma divisão clara entre os cômodos, enquanto outros são completamente integrados. Portanto, observe essas características na hora de escolher um imóvel para comprar ou alugar.

2. Tamanho do imóvel

Apesar de ser um apartamento pequeno, o tamanho do loft duplex pode variar de 20 a 60 m². Por isso, é importante verificar o tamanho do imóvel antes de se mudar.

Algumas pessoas podem preferir apartamentos menores, por serem mais fáceis de cuidar. Contudo, outras podem considerar um imóvel desse tamanho muito pequeno e preferir um miniduplex um pouco maior.

3. Área de lazer do condomínio

Como o miniduplex tem um espaço mais reduzido, algumas pessoas podem sentir necessidade de acessar áreas de lazer do condomínio para relaxar e se distrair, como piscinas e quadras poliesportivas.

Além disso, pode ser difícil receber muitos amigos e familiares em um apartamento como esse, por conta do espaço. Sendo assim, é importante que o condomínio também ofereça espaços como salão de festas.

Além disso, outro fator que você precisa levar em consideração antes de comprar ou alugar um miniduplex, assim como qualquer outro tipo de apartamento, é o valor mensal do condomínio.

Seu próximo apartamento está no Viva Real!

Viver em um apartamento como um miniduplex possui várias vantagens, como mais segurança, mais praticidade e a possibilidade de usufruir da área de lazer do condomínio.

Se você está pensando em se mudar para um miniduplex, um loft ou uma kitnet, confira os imóveis disponíveis no Viva Real. Aqui, você encontra apartamentos para todos os gostos e bolsos, localizados em várias cidades do Brasil.

Além disso, é muito fácil pesquisar um imóvel no Viva Real: vá até a página de buscas, selecione se você deseja comprar ou alugar uma propriedade e preencha os filtros com cidade, número de quartos e valor desejados. Dessa forma, você encontra seu apartamento ideal rapidamente.

BANNER_Cobranded_VIVA_ZAP_1024x380