Entenda como comprar um apartamento financiado
Que os “apês” caíram nas graças dos brasileiros já não é novidade para ninguém. Para se ter uma ideia, no período de 1984 a 2019, foram construídos quase oito milhões de prédios no país, segundo levantamento feito pela empresa Triider. Mas afinal, como comprar um apartamento? O que é preciso para realizar esse sonho?
Que os “apês” caíram nas graças dos brasileiros já não é novidade para ninguém. Para se ter uma ideia, no período de 1984 a 2019, foram construídos quase oito milhões de prédios no país, segundo levantamento feito pela empresa Triider. Mas afinal, como comprar um apartamento? O que é preciso para realizar esse sonho?
A princípio, comprar um apartamento na planta é uma grande conquista para qualquer pessoa. No entanto, isso exige um bom planejamento financeiro para garantir que tudo ocorra da melhor maneira possível.
Muitos não sabem ao certo o que é necessário para adquirir um imóvel, o quanto é preciso pagar de entrada, documentos e outras questões burocráticas envolvidas no processo.
Neste artigo, vamos te mostrar tudo o que você precisa saber sobre como comprar um apartamento financiado, além de dicas valiosíssimas para que você possa realizar um bom planejamento até o momento da compra.
Como se organizar para comprar um apartamento?
A princípio, a organização é o primeiro passo para saber como comprar um apartamento. É fundamental ter um excelente planejamento financeiro para determinar qual tipo de imóvel cabe no seu bolso, quanto você precisará gastar mensalmente e, o mais importante, quando será possível comprá-lo.
A verdade é que dificilmente será possível fazer algo como comprar um apartamento sem estar com as finanças em dia. Portanto, o primeiro passo é acabar com qualquer tipo de dívida a fim de evitar o comprometimento de parte da sua renda.
As dívidas são suas piores inimigas no momento de realizar a compra do imóvel. Além de quitar todos os seus débitos, outros pontos devem ser levados em consideração quando falamos em planejamento financeiro, como:
- corte gastos desnecessários;
- monte uma reserva de emergências;
- adquira o hábito de poupar;
- estabeleça prazos;
- defina metas mensais.
O que é necessário para comprar? Veja 5 dicas
Basicamente, o planejamento financeiro, como dito anteriormente, é o primeiro passo de como comprar um apartamento. Afinal, sabemos que o custo de vida no país tem aumentado a cada ano.
Além desta organização, é de extrema relevância seguir algumas dicas para realizar essa compra com sucesso e sem dor de cabeça. A seguir, veja o passo a passo que separamos para te ajudar a comprar o seu primeiro apartamento.
1- Faça uma pesquisa de mercado
Você já sabe em qual bairro pretende morar? Se sim, ótimo, mas se ainda estiver em dúvida, inicie uma pesquisa de mercado e analise o preço do metro quadrado nas regiões da cidade que você tem interesse.
Depois, faça uma busca sobre as principais formas de pagamento, instituições financeiras com taxas mais acessíveis e construtoras com boa reputação. Vale destacar que todas essas informações são de fácil acesso na internet.
2- Limite de financiamento
Depois de delimitar as regiões nas quais pretende morar, chegou o momento de conversar com algumas instituições financeiras em relação ao financiamento do seu imóvel. Basicamente, o credor não vai liberar o valor que você deseja, mas sim o valor que será capaz de pagar.
Bancos e construtoras, por exemplo, normalmente pedem uma entrada de 20% do valor e só permitem que a parcela comprometa até 30% da sua renda bruta familiar. Portanto, quanto maior for a sua entrada, maior será o limite permitido.
Algumas construtoras também oferecem opções de financiamento, especialmente para imóveis ainda na planta, mas as condições são bem parecidas com as de instituições particulares.
Outra opção é o financiamento imobiliário pelo Casa Verde e Amarela, antigamente chamado de Minha Casa, Minha Vida. Este é um programa do Governo Federal que oferece subsídios para o pagamento de até 80% do valor, além de juros mais baixos.
3- Busque o apartamento dos sonhos
Quais são as suas necessidades em relação às características do apartamento? Quantos quartos são necessários? Precisa de garagem? Qual é o tamanho ideal para você e sua família? Tudo deve ser levado em consideração, até mesmo as conveniências do condomínio.
Se possível, visite várias unidades antes de tomar a decisão final. Caso pretenda comprar um apartamento usado, não deixe de analisar os mínimos detalhes, especialmente as instalações elétricas e hidráulicas. Levar um engenheiro ou arquiteto para uma inspeção profissional pode ser uma boa alternativa.
4- Custos relacionados à compra do apartamento
Tudo pronto para fechar negócio? Ainda não! Depois de buscar o melhor financiamento e escolher o apartamento ideal, você precisará arcar com impostos e taxas para que o negócio seja concretizado.
Além da escritura e da certidão do imóvel, também há o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), que pode atingir até 3% do valor do apartamento. Vale destacar que é fundamental saber essas informações para evitar surpresas no momento da compra.
5- Separe a documentação
Agora, sim. Chegou o momento de realizar a compra da tão sonhada casa própria. Para que todas as burocracias sejam realizadas, é necessário ter em mãos uma série de documentos para financiar imóvel.
Entre eles:
- cópia autenticada dos documentos pessoais (RG, CPF ou CNH);
- carteira de trabalho;
- comprovante de residência;
- comprovante de renda ou declaração de Imposto de Renda, no caso de profissionais autônomos ou liberais;
- guia de liberação do FGTS;
- certidão de casamento ou união estável.
Está procurando um apartamento? Conheça a Viva Real
O planejamento financeiro é o principal pilar para a compra de um apartamento. Portanto, organize todas as finanças e siga todas as dicas deste artigo sobre como comprar um apartamento para que tudo ocorra dentro do esperado.
Caso esteja em busca de conquistar o tão sonhado apartamento, não deixe de conferir o site da Viva Real, o maior portal de imóveis do Brasil, com mais de cinco milhões de opções para alugar ou comprar.