Saiba o que é aquisição de imóvel novo
Não há nada como a sensação de adquirir um imóvel novo, com toda a estrutura de instalações e acabamentos recém-construída. A sensação de morar em um espaço totalmente moderno, sem ter sido usado por um morador prévio, é algo que muitas pessoas buscam. Mas o que é aquisição de imóvel novo e como funciona?
Não há nada como a sensação de adquirir um imóvel novo, com toda a estrutura de instalações e acabamentos recém-construída. A sensação de morar em um espaço totalmente moderno, sem ter sido usado por um morador prévio, é algo que muitas pessoas buscam. Mas o que é aquisição de imóvel novo e como funciona?
Vamos explicar essas questões neste conteúdo, mostrando como adquirir um imóvel novo no Brasil e quais as opções para quem quer realizar esse sonho. Siga a leitura para saber mais!
O que é a aquisição de imóvel novo?
Então, o que é aquisição de imóvel novo? É o processo de compra de uma propriedade que ainda não foi utilizada por nenhum proprietário anterior. Em geral, se refere a imóveis na planta, em construção ou recém-construídos, mas também pode incluir imóveis que foram recentemente reformados ou renovados.
Uma das vantagens da aquisição de imóvel novo é ter a opção de personalizar alguns aspectos do lugar, como escolher acabamentos, pisos e cores de parede. Outra grande vantagem é a menor necessidade de manutenção (comum em espaços mais antigos) e, em alguns casos, financiamentos com juros mais baixos.
É importante ressaltar que, apesar das vantagens, a aquisição de um imóvel novo também pode envolver custos adicionais, especialmente aqueles que podem ser inesperados, como as taxas de registro. Portanto, é sempre recomendável que os compradores consultem um advogado ou corretor de confiança antes de fechar negócio.
Como financiar imóvel novo no Brasil
Agora que você sabe mais sobre o que é aquisição de imóvel novo, é importante entender que financiar um imóvel novo no Brasil é possível por meio de instituições financeiras, como os bancos ou as cooperativas de crédito. Eles oferecem essa modalidade de empréstimo para que uma pessoa adquira uma casa ou apartamento.
O processo de financiamento de imóvel novo pode variar um pouco dependendo da instituição financeira, mas geralmente envolve as mesmas etapas. São elas:
- simulação;
- análise de crédito;
- avaliação do imóvel;
- contratação do financiamento;
- pagamento das parcelas;
- registro do imóvel.
O primeiro passo é fazer uma simulação do financiamento para saber o valor que pode ser financiado e qual será o valor das parcelas. Depois, a instituição faz a análise de crédito do comprador, avaliando sua renda e capacidade de pagar pelo imóvel.
Além disso, a instituição financeira, por meio de técnicos, avalia o imóvel que será financiado para estipular o valor de venda da propriedade no mercado. Sendo assim, o banco oferece financiamento de até 80% do valor total do imóvel após a avaliação técnica.
Como é o contrato de financiamento?
Enfim, a contratação do financiamento é feita após o comprador ser aprovado na análise de crédito, e o imóvel é aprovado para financiamento. Nesse momento, é importante ler com atenção o contrato e tirar todas as dúvidas com a instituição financeira ou com algum especialista em negócios imobiliários.
Com o financiamento contratado, o comprador passa a pagar as parcelas do financiamento, que geralmente incluem juros e outros encargos. O pagamento é feito mensalmente, e o prazo pode variar de acordo com o valor financiado. Por isso, é importante se planejar financeiramente.
Por fim, basta fazer o registro de títulos e documentos. O registro do imóvel em nome do comprador ocorre após a quitação do financiamento para que ele seja oficialmente dono do imóvel.
Sistema Financeiro de Habitação
Depois de entender o que é aquisição de imóvel novo, vale ressaltar que, no Brasil, existe o Sistema Financeiro de Habitação (SFH) e o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), que são opções de financiamento de imóveis que oferecem condições diferenciadas, destinadas a pessoas de baixa renda.
O Sistema Financeiro de Habitação é um sistema criado pelo governo brasileiro para facilitar o acesso à moradia e estimular a construção de novos imóveis. Ele é regulado pelo Banco Central do Brasil e é composto por diversas instituições financeiras, como bancos públicos e privados, que atuam como agentes financeiros.
Esses agentes financeiros são responsáveis por conceder empréstimos e financiamentos habitacionais, que são destinados a pessoas físicas e jurídicas que desejam construir ou comprar imóvel novo.
A vantagem é que os financiamentos imobiliários no SFH geralmente têm taxas de juros mais baixas e prazos mais longos do que os financiamentos imobiliários convencionais. Isso torna o acesso à moradia mais acessível para uma parcela maior da população.
Simule seu financiamento com o Viva Real
E aí, ficou mais fácil saber o que é aquisição de imóvel novo? Também é fácil de fazer a simulação de um financiamento imobiliário com ajuda do Viva Real, a plataforma mais completa sobre imóveis, com mais de 5 milhões de opções à venda no Brasil!
Acesse nosso simulador e use a ferramenta para encontrar as melhores taxas de financiamento entre todos os principais bancos. É totalmente digital e gratuito, aproveite!