Permuta de imóveis: descubra o que é e saiba se vale a pena fazer
A permuta de imóveis é um tipo de transação imobiliária que consiste na troca de propriedades com valores equivalentes. Esse tipo de negociação apresenta várias vantagens. Uma das principais é que ela torna o processo de aquisição de um novo imóvel menos burocrático.
Esse tipo de transação imobiliária está dentro da lei e tem respaldo jurídico. Sendo assim, fazer uma permuta de imóveis pode ser uma boa opção para quem tem pressa em encontrar uma nova moradia.
O que é permuta de imóveis?
A palavra “permuta” se refere à prática de trocar um bem ou serviço por outra coisa. No mercado imobiliário, esse termo é empregado para se referir à troca de imóveis comerciais, casas, apartamentos e terrenos.
Caso as propriedades trocadas na permuta de imóveis apresentem o mesmo valor, não será necessário o pagamento de nenhuma quantia em dinheiro. Sendo assim, os envolvidos nessa transação não vão precisar pagar nenhum valor de Imposto de Renda.
Contudo, em algumas situações, a troca de imóveis pode envolver propriedades com valores diferentes. Em casos assim, o proprietário do imóvel de menor valor terá que fazer um pagamento em dinheiro para conseguir efetivar a troca. Quando isso ocorre, dizemos que houve uma permuta de imóvel com torna.
Como funciona a permuta de imóveis?
Agora que explicamos o que é permuta de imóveis, vamos mostrar como esse processo funciona na prática. Imagine que você anunciou o seu apartamento porque deseja comprar um sítio na zona rural.
Uma das propostas que você recebeu após fazer esse anúncio foi de uma pessoa que tem um terreno na zona rural e que está interessada em trocar a propriedade dela pelo seu apartamento. Caso você aceite essa proposta, vocês poderão fazer uma permuta de apartamento por terreno.
Esse tipo de transação imobiliária também costuma ser feito por construtoras que precisam comprar determinado terreno para construírem um prédio e, em vez de pagarem uma quantia em dinheiro para o proprietário do local, oferecem um apartamento no novo empreendimento.
É possível fazer permuta de um imóvel financiado?
Se você está procurando imóveis que aceitam permuta, mas ainda não quitou o financiamento imobiliário da sua propriedade, saiba que ainda assim é possível fazer a troca de imóveis.
Nesse caso, a pessoa que recebeu o imóvel financiado vai assumir a dívida. Contudo, para conseguir concretizar a troca nessa situação, o novo proprietário terá que passar por uma análise de crédito e ser aprovado pelo banco credor.
É necessário fazer um contrato de permuta?
Assim como nas transações tradicionais de compra e venda de propriedades, é necessário fazer um contrato de permuta de imóvel para formalizar a negociação e proteger as partes envolvidas.
Nesse contrato precisam constar os dados das partes envolvidas no processo de permuta de imóveis e também as informações atualizadas das propriedades que serão tratadas, como:
- valor dos imóveis;
- localização das propriedades;
- principais características dos imóveis;
- data em que a troca será efetivada;
- valor da torna, se houver.
Após elaborar o contrato, será necessário celebrar o acordo por meio da escritura pública e fazer as alterações necessárias na matrícula do imóvel de cada propriedade. Caso haja o pagamento de torna, será cobrada das partes uma taxa de aproximadamente 4% a 6% do valor da propriedade.
Quem faz permuta de imóveis precisa pagar ITBI?
ITBI é a sigla de Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis. Esse tributo deve ser pago todas as vezes em que uma transação de compra e venda de uma propriedade é concretizada.
Quem faz uma permuta de imóveis também precisa pagar o ITBI. O valor da alíquota desse imposto varia dependendo do município, mas, na maioria das cidades, gira em torno de 2% a 4% do valor da propriedade.
Quais são as vantagens e desvantagens dessa transação
O processo de permuta de imóveis apresenta várias vantagens para as partes envolvidas na transação, entre elas está tornar o processo de aquisição de uma propriedade menos burocrático. Outros benefícios de fazer esse tipo de procedimento são:
- não precisar pagar Imposto de Renda, caso não haja o pagamento de torna;
- não ter que contratar um financiamento imobiliário;
- não ter que pagar para concretizar a transação nos casos em que o valor dos imóveis é equivalente.
Contudo, como em qualquer tipo de transação, a permuta de imóveis possui algumas desvantagens que devem ser levadas em consideração por quem está pensando em adquirir uma propriedade dessa forma. As principais desvantagens desse processo são:
- nem todos os vendedores aceitam esse tipo de negociação;
- nem sempre as partes aceitam os valores estipulados para as suas propriedades.
Qual é o papel do corretor de imóveis nesse processo?
Apesar de não ser obrigatório, pode ser interessante contar com o auxílio de um corretor de imóveis no processo de permuta. Isso porque esse profissional é especializado no mercado imobiliário e poderá avaliar de maneira justa o valor das propriedades envolvidas, o que trará mais segurança para os proprietários.
O corretor de imóveis também é a pessoa mais indicada para elaborar um contrato de permuta justo e que atenda aos interesses de ambas as partes. Além disso, esse profissional sabe quais são os trâmites necessários para fazer com que essa transação tenha valor jurídico.
Encontre o seu imóvel ideal no Viva Real
Agora que você já sabe o que é e como funciona a permuta de imóveis, que tal começar a procurar a sua nova propriedade no Viva Real? No nosso site há várias opções de casas e apartamentos localizados nas mais diversas cidades brasileiras.
Além disso, usando o nosso sistema de filtros, você consegue encontrar com mais facilidade imóveis que aceitam o sistema de permuta. Sendo assim, continue no site do Viva Real e encontre a propriedade perfeita para você.