1. VivaReal
  2. Tipos de Imóveis
  3. Chácara

Chácara

Tudo sobre chácara

Ter um lar e se conectar à natureza é o sonho de muitas pessoas que querem se afastar dos problemas gerados pela rotina nos centros urbanos. Sentar em uma cadeira, ouvir os sons dos pássaros e respirar ar puro… Impossível não relaxar! Morar em chácara proporciona exatamente isso.

Há também aqueles que têm um cantinho desses para ser sua segunda casa, indo em algumas ocasiões para descansar, convidar os amigos ou mesmo fazer festas. Há também quem utilize esse espaço em meio à natureza para conquistar uma renda extra por meio de aluguel, seja a longo prazo ou por temporadas.

Como é viver em chácara

Quem gosta de viver em áreas verdes dificilmente deixa de gostar desse tipo de ambiente. Isso porque a tranquilidade, o ar puro e a proximidade com a natureza são alguns dos motivos para muitas pessoas preferirem areas mais campestres.

Muita gente pode imaginar que uma casa rural tem aspecto mais simples. Na verdade, a residência nesse ambiente também pode ser requintada,  inclusive, devido à grande extensão que os terrenos normalmente têm. Isso permite, por exemplo, construir moradias maiores do que as das áreas urbanas. Assim, é possível ter o lar que sempre sonhou em um espaço grande, verde e com clima tranquilo!

As chácaras podem vir equipadas com jardins, piscina, quadra de futebol (ou outros esportes, como tênis), churrasqueira, salão de festas, playground e até uma edícula para caseiros. Tudo depende do que o proprietário deseja e, claro, do valor que poderá investir.

Vantagens e desvantagens de morar em chácara

A calmaria da vida campestre é o que mais atrai quem busca viver em uma chácara. Ao contrário da maioria das casas e apartamentos urbanos, as residências rurais são mais silenciosas.

Você já ouviu mantras para meditação e relaxamento? Normalmente envolvem o que se escutaria nas matas e florestas: sons de pássaros e outros animais, vento, chuva, dentre outros. É ou não é uma grande vantagem morar contemplando esse tipo de música da  natureza?

Quem gosta de cultivar alimentos orgânicos tem ainda mais vantagem morando no campo. Plantar, cuidar e colher verduras e frutas frescas, além de ser uma atividade prazerosa, ainda permite uma alimentação mais saudável.

Andar pelo espaço, cuidar de animais e passar o tempo nas áreas de lazer, certamente garante mais qualidade de vida, um ideal procurado por todos que têm como prioridade serem mais felizes.

Para aproveitar todos esses benefícios, é preciso que você esteja ciente das (poucas) desvantagens, como  provavelmente estar mais distante do comércio tradicional e demais serviços oferecidos pelas áreas centrais dos municípios. Também estará mais distante de vizinhos, uma vez que as propriedades são maiores e a interação entre os moradores das residências adjacentes pode ser menos frequente.

Caso você não ligue para eventuais barulhos de festas com música durante o dia e mesmo à noite aos finais de semana, pode optar por uma chácara em regiões que são tradicionais locais de aluguel para festas sem medo de ser feliz!

Porém, se não gosta da ideia de perder sua tranquilidade, há três possíveis soluções:

  1. Conferir outras localidades para comprar o seu imóvel;
  2. Verificar se há um espaço grande entre a sua casa e as propriedades ao redor, o suficiente para que o som não chegue ao seu ambiente a ponto de incomodar;
  3. Investir em isolamento acústico, construindo ou reformando a casa e colocando janelas com acabamentos antirruído.

Um ponto de atenção é a segurança. Invista na construção de muros ao redor do terreno, assim como câmeras, portões e portas resistentes. Assim, você assegura sua tranquilidade e evita surpresas desagradáveis.

Compra ou aluguel de chácara

Para comprar um imóvel desse tipo é preciso muito planejamento devido ao tamanho do investimento.

Atualmente, uma chácara pode custar entre R$200 mil até mais de R$ 3 milhões. O que influencia essa variação tão grande de preço, além da localização, é o tamanho e a qualidade das propriedades, principalmente quando a área construída é grande e conta com atrativos que valorizam ainda mais o terreno.

Mas se você está comprando visando alugar o espaço para festas, casamentos e outros eventos, pode ser que o investimento se pague antes mesmo do que imaginar, já que a procura por esses locais é grande.

Aluguel para morar

O preço do aluguel residencial é variável de acordo com a região escolhida e com o que a propriedade oferece. Uma chácara pequena, normalmente tem o valor mensal na mesma média de uma casa no meio da cidade. Já uma maior e com uma casa grande, pode ter o aluguel mais elevado do que um imóvel na cidade.

Aluguel por diária

A diária de um cantinho em meio à natureza é calculada analisando o que ele oferece de lazer,  sua paisagem, a região onde está localizado, o período de tempo que será locado e até o evento que você pretende fazer nele. Também varia se no valor estará incluída a limpeza pós-evento ou não.

Para churrascos comuns, uma diária pode ser menor do que para casamentos, por exemplo. Isso porque o local não precisa ser charmoso e, sim, conter mais opções de lazer, enquanto os noivos costumam optar por espaços com uma bela infraestrutura, focando mais no ambiente em si.

Dicas para morar em chácara

Depois de comprar ou alugar o imóvel, é hora de adaptar-se à nova vida com ar puro! Apesar de diferente para quem vem de uma área urbana, há algumas formas de conviver bem com a natureza em seu espaço.

4 conselhos para cuidar de sua chácara e viver bem nela

  1. Mantenha a grama bonita
    As gramíneas são plantas que precisam de muita água. Portanto, na semana que não chover, regue bem o seu gramado. O ideal é manter a altura dele em mais ou menos 7 cm mas, no calor, pode ser um pouco mais alto para reter a umidade no solo e ficar mais hidratado.
  2. Evite que a grama cresça onde não deseja
    Regue a área com uma mistura de água e algum herbicida.
  3. Mantenha os sapos longe da casa
    Esses anfíbios buscam a mata para se abrigar. Eles não são ameaças ao ser humano – pelo contrário, são predadores de insetos. Mas você pode evitar pequenos sustos com os animais deixando uma área ao redor da casa livre de árvores e arbustos.
  4. Invista em repelentes naturais
    Há produtos poucos agressivos, como velas e receitas caseiras com citronela para repelir esses inseto dos ambientes. Também existem repelentes elétricos que podem ser usados nos cômodos da casa onde as pessoas mais ficam. Mas, antes de tudo, ao morar nesses locais, é importante colocar telas nas janelas e portas. Usar ar-condicionado também é uma forma de mantê-los longe.

Como contratar um caseiro para cuidar da sua chácara

Se você não quer ter tanto trabalho em cuidar da área verde de sua chácara ou deixá-la sozinha por algum período de tempo, pode contratar um caseiro para essas funções.

O único cuidado é atentar-se às leis trabalhistas: quando a chácara não tem fins lucrativos (para locação para festas, por exemplo) e for usada apenas como residência, o caseiro tem os mesmos direitos de um empregado doméstico.

Com isso, conforme a Lei Complementar nº 150 de 2015, o caseiro que fornece serviços de forma contínua no local deve ter carteira de trabalho assinada, trabalhar o máximo de 44 horas semanais, ter férias remuneradas, receber ao menos um salário mínimo fixado em lei, além de outros direitos. Vale conferir a lei e informar-se com um advogado para obter mais detalhes de como proceder com essa contratação.

Chácara decorada

Como fazer decoração rústica

As chácaras parecem o local ideal para uma decoração rústica, com madeira à vista e muito charme, é claro. Esse estilo remete à vida pacata e simples do campo. Mas isso não significa que a decoração deve ser simplista!

Confira algumas ideias que tornarão o seu lar mais bucólico sem perder a simpatia.

  1. Opte por móveis de madeira ou de estilo provençal
    Os móveis de madeira são mais resistentes e, se apenas envernizados, já dão o toque rústico ao local. O estilo provençal, que usa muito a madeira em tons pasteis, pátina e estampas delicadas, também ajuda a construir uma atmosfera de “casa de campo” nos ambientes. Bancos no jardim ou na varanda e mesas provençais são ótimas peças para ajudar a criar esse clima.
  2. Inclua tons de marrom na paleta de cores
    Seja nos móveis, no piso ou em detalhes nas paredes (como papéis de parede ou uma parede do cômodo pintada dessa cor): o marrom é a cor do rústico!
  3. Decore seus jardins com pedras e flores
    Tudo que é natural lembra o rústico e pode parecer mais romântico também! Jardins com caminhos de pedras e flores ao redor ou em canteiros específicos trazem essas sensações.
  4. Gaiolas metálicas para um charme a mais
    Sabe aquelas gaiolas antigas, arredondadas? Hoje elas são muito usadas em decorações rústicas de toque provençal. Você pode inserir flores dentro delas e pendurá-las na varanda, por exemplo.
  5. Garrafas de vidro usadas como vasos de flores são uma opção barata e bonita
    Se você tiver garrafas de vinho ou outras bebidas, pode pintá-las ou enrolar fios de barbante ao redor delas. É só finalizar colocando flores dentro e pronto! Você terá vasos rústicos lindos, econômicos e sustentáveis. Várias ideias de decoração com garrafas são facilmente encontradas em sites de vídeos que mostram o passo a passo para te dar ainda mais criatividade.
  6. Aposte em azulejos antigos com desenhos
    Pode ser em cima da pia da cozinha, da área de churrasco ou no banheiro. Os azulejos retrô desenhados, são uma ótima pedida para quem gosta de ambientes aconchegantes e mais nostálgicos. Mas não exagere! Colocar esses azulejos em todo o cômodo pode dar a impressão de um espaço mais antiquado ou até fora de moda.

Curiosidades sobre chácara

Quando pensamos em uma propriedade rural, logo imaginamos uma fachada rústica e com plantas em sua volta. Mas, se você deseja modernizar esse visual, mostramos algumas alternativas para criar cercados e fachadas diferentes na sua casa de campo.

Os tipos de cercas e fachadas

Há diversas opções de cercas, fachadas e portões. O tipo a ser escolhido varia conforme o objetivo do proprietário, o estilo desejado, o investimento em segurança e até o valor que pode ser gasto nesta parte da casa da chácara. Em qualquer uma das opções, é possível inserir uma cerca (farpada ou elétrica) sobre os muros para garantir proteção ao território.

Para acrescentar charme, você pode plantar flores ao redor ou até mesmo uma planta do tipo trepadeira, que crescerá sobre o cercado, tornando o visual mais natural e colorido.

Tela aramada

A cerca de tela aramada é uma das mais comuns e tem um valor acessível, podendo ser usada em toda a extensão do imóvel. Essa tela pode medir de 1,80 a 3 m de altura – quanto mais alta, mais segura.

Tijolos

A alvenaria é uma outra opção para cercar a chácara. Fica um pouco mais caro que a  tela aramada, mas garante mais privacidade. Também acaba sendo mais resistente, por seu material base.

Na entrada do local, é possível colocar um portão de madeira, que traz um visual ainda mais rústico. Se quiser mais sensação de segurança, ele pode ser de ferro ou alumínio trabalhado, para um visual mais charmoso. Se automatizar o portão metálico, você terá ainda mais tranquilidade em sua casa no campo.

Madeira

As cercas de madeira possuem um visual ainda mais encantador. Elas podem ser pintadas da cor que preferir ou podem ser mantidas na cor original da madeira, apenas envernizando e tratando para não criar fungos, cupins ou empenar devido à umidade em determinadas estações do ano.

Esse tipo de cerca oferece vários tamanhos e tipos – podendo ser mais baixa, com aproximadamente 60 cm ou ter até 1,80 m de altura. O valor dessa matéria-prima pode variar de acordo com seu tamanho e do tipo de madeira, mas normalmente é superior ao da tela aramada e dos muros feitos com tijolos.

Pedra

Os muros feitos de pedra bruta se diferenciam pela beleza, robustez e durabilidade. É uma matéria-prima oferecida por fornecedores especializados e, devido à sua origem e qualidade, é o tipo mais caro entre os listados aqui.

Você também pode optar por fazer pilares com esse material ou apenas a fachada do local, caso queira ter o visual natural das pedras, mas sem desembolsar o investimento que elas requerem.

Agora que você sabe tudo sobre chácaras, deve estar ainda mais encantado com a ideia de ter uma, não é mesmo? No portal VivaReal há diversas opções desse tipo de imóvel perto de você, não deixe de conferir!

O que as pessoas buscam sobre chácara

O que as pessoas querem sobre Chácara