1. VivaReal
  2. Tipos de Imóveis
  3. Kitnet

Kitnet

Tudo sobre kitnet

Independente do tamanho da nossa casa, ela sempre será o nosso lugar preferido. A organização e o carinho com que tratamos nosso lar vai indicar o tamanho e a importância que aquele ambiente tem, não sua metragem. A kitnet é um grande exemplo de imóvel pequenino mas que pode virar o melhor cantinho do mundo, aquele que dá vontade de chegar logo em casa para poder relaxar.

Antes de falar mais sobre essa moradia, é preciso saber: o que é kitnet? São residências pequenas que variam de 20m² a 40m², formadas normalmente por uma sala/quarto, um banheiro e uma cozinha (geralmente com bancada americana, para aproveitar o espaço). São mais comuns nos centros de grandes metrópoles.

Como é viver em kitnet

Mesmo que esse tipo de moradia seja um lugar mais barato para se morar, é necessário ter um planejamento financeiro, principalmente por quem vai morar sozinho. Com relação ao espaço, isso não é um problema para aqueles que gostam de soltar a criatividade e otimizar ambientes, o que tem se tornado cada vez mais moderno. Muitas técnicas e formas de decoração podem tornar a kitnet mais espaçosa – ou ao menos dar essa impressão.

Viver em um apartamento como esse é provar para si mesmo que não é necessário uma área enorme para morar bem, que nem sempre os melhores imóveis são os maiores. Além disso, por conta do espaço reduzido, é possível liberar a imaginação e tornar aquele cantinho cada vez mais seu. Quanto mais cuidado você tiver com o lar, mais ele fará parte de você.

Esse tipo de moradia é mais procurado por pessoas que não ficam tanto tempo em casa ou que moram sozinhos. Antes de escolher uma kitnet para viver, é necessário avaliar a localidade, os vizinhos, as facilidades (padarias, mercados, etc), meio de transporte, entre diversos fatores.

Vantagens e desvantagens de morar em kitnet

Vida simples

As vantagens de morar em kitnet são inúmeras. A principal delas é que a vida se torna mais simples. Você poderá dar mais foco para as coisas que realmente precisam de atenção, se tornará mais leve, terá obrigações menores com a sua casa e o melhor: ela não chama atenção de outras pessoas.

Saúde financeira

Um imóvel menor é muito mais saudável ao bolso de quem não tem uma renda tão grande assim. Muitas vezes não vale a pena se apertar comprando uma casa maior do que a renda disponível. Portanto, a kitnet é uma ótima saída para quem quer economizar.

Além do investimento inicial, os gastos com manutenção são infinitamente menores em comparação com casas maiores que possuem, consequentemente, demandas superiores de coisas para consertar e conservar.

Decoração

Naturalmente, com a economia nas manutenções e no valor do imóvel (tanto para aluguel quanto para compra), o morador poderá utilizar seus recursos para decorações que deixem o cantinho ainda melhor. Para quem mora em espaços pequenos, nada melhor que móveis multifuncionais, ou seja, que possuem funções práticas para o dia a dia e servem para mais de um propósito. Um exemplo simples disso é o sofá-cama, que têm dois modos de ser utilizado em um único móvel.

Privacidade

Uma desvantagem de morar em kitnet é a falta de liberdade. Principalmente em prédios que foram construídos recentemente, cujas paredes costumam ser mais finas, facilitando o vazamento de ruídos. Assim, é necessário controlar o barulho com músicas altas, choros, risadaria e conversas altas, para evitar o conflito com vizinhos.

Lavar roupas

Como o espaço de uma kitnet é menor, não existe um espaço para a lavanderia. Por este motivo, muitos condomínios disponibilizam uma lavanderia comunitária para ser usada pelos moradores do prédio – podendo ser cobrado à parte o uso das máquinas ou não. Então, pode ser que você tenha de pagar esse serviço, no condomínio ou fora dele. Uma solução para evitar esse gasto recorrente é verificar se há a instalação hidráulica necessária em sua unidade e, se houver, pode investir em uma máquina de lavar para incluí-la em sua área da cozinha ou do banheiro.

Dicas para morar em kitnet

Antes da mudança

  • Consiga muitas caixas de papelão. Elas vão servir para organizar melhor os seus pertences, como roupas e objetos separadamente.
  • Os documentos também poderão ser separados do resto da mudança. Não esqueça de colocar nome nas caixas que contém cada conjunto de objetos guardados. Isso fará com que na hora de organizá-los na nova casa, tudo fique mais simples. Os papéis importantes devem ficar sempre em locais fáceis de encontrar.
  • Utilize malas de viagem para guardar os têxteis como roupas de cama, panos, cobertores e vestuários em geral.

Durante a moradia

  • Aproveite para tornar o seu pequeno apartamento em um lugar aconchegante. Coloque acessórios que combinem com o seu estilo de vida e também cores que façam o ambiente parecer mais leve.
  • Cuidado com os vazamentos de água em casa, antes de sair, verifique as torneiras e o chuveiro.
  • Simplifique a vida – Para morar com qualidade não é necessário ter diversos objetos ou móveis. Tenha uma decoração que seja  fácil de limpar e manter organizada. Assim, você irá poupar tempo e estresse. Em apartamentos pequenos, os mínimos detalhes podem fazer a diferença no dia a dia: móveis embutidos ou multifuncionais são exemplos disso.

Decoração para kitnet

Apesar de não parecer, uma moradia pequena pode render muitos ambientes e parecer maior do que realmente é. Alguns estilos de decoração podem transformar o apartamento “inho” em “ão”. Ter em mãos a kitnet na planta é melhor ainda, pois você poderá estruturar o lugar em que cada coisa vai ficar já no papel.

Um cômodo pode se tornar vários

Tente imaginar onde será o lugar de cada coisa. Concentre os objetos relacionados entre si em um só canto (deixe na mesa as coisas de estudo e trabalho, por exemplo. Não deixe cadernos em um canto, notebook, canetas e pastas em outro). Pintar as paredes dos “cômodos” de cores diferentes também ajuda a delimitar melhor a divisão dos espaços. Outra dica é colocar espelhos no local, o que dá a sensação de ampliação do lugar e da luminosidade.

Tamanhos e cores

Na hora de mobiliar sua kitnet já decorada, vale colocar móveis seguindo as mesmas cores da decoração, pois se cada um for de uma tonalidade diferente, o lugar terá uma sensação de desorganização. A quantidade de móveis e o tamanho deles também pode influenciar na sensação de espaço da kitnet: ter poucos móveis grandes pode ser melhor do que ter muitos objetos pequenos. Use cores claras na decoração e capriche no colorido forte nos acessórios.

Móveis multifuncionais

Móveis 2 em 1 são os grandes aliados de quem mora em apartamentos pequenos. Um sofá-cama, por exemplo, é a opção perfeita, já que assim você poderá até mesmo hospedar amigos em seu lar. Baús que já vêm embutidos nas camas ou sofás também podem ser de grande ajuda, assim como gavetas e mesas dobráveis, retráteis e móveis com rodinhas, que possuem maior mobilidade.

Dicas para quem vai comprar ou alugar kitnet

A aquisição de um imóvel, seja para alugar ou comprar, sempre exije planejamento por parte de quem pretende se mudar. Por isso, na hora de decidir qual rumo tomar, é necessário pensar em diversos fatores que podem influenciar a escolha e qual é o determinante na escolha.

  • Pense se agora é o momento certo. Você se vê morando daqui alguns anos na kitnet ou pretende se mudar para um local maior? Se pretende encontrar outro lugar depois de um tempo muito curto, vale mais a pena alugar a moradia e não comprá-la;
  • O valor da parcela na compra do lugar é outro fator essencial para dar atenção. O ideal é que comprometa apenas 20% da sua renda líquida).

Novo ou usado? O que vale mais a pena? É preciso avaliar os prós e contras das duas opções. Em caso de apartamento novo, procure saber da popularidade da construtora, sobre outros empreendimentos e reclamações. Para kitnet usada, confira o estado do imóvel (instalações hidráulicas, elétricas, lajes, revestimentos e pisos).

Curiosidades sobre kitnet

A palavra “kitnet” é usada aqui no Brasil para nomear apartamentos de pequenas proporções, geralmente compostos de um banheiro e um espaço, que pode ser dividido em sala, quarto e cozinha – todos sempre extremamente reduzidos. No entanto, o vocábulo vem do inglês kitchenette, que significa apenas a àrea da cozinha (pequena).

Fora do Brasil, a kitnet – cozinha pequena – é muito comum em motéis e quartos de hotéis, dormitórios de faculdade ou salas de escritórios, geralmente compostas por um pequeno frigorífico, um microondas e, às vezes, uma pia. O significado é bem diferente nos dois idiomas, não é mesmo?

Depois dessas dicas, o próximo passo é escolher o apartamento que deseja morar. Através do nosso site, VivaReal, é possível realizar a busca de acordo com as suas necessidades e nos bairros, cidades e estados que escolher. Boa sorte!

O que as pessoas buscam sobre kitnet

O que as pessoas querem sobre Kitnet