1. VivaReal
  2. Tipos de Imóveis
  3. Loft

Loft

Tudo sobre loft

Quem disse que para ter um lar requintado é necessário que ele seja enorme? Os lofts estão aí para provar que os apartamentos sem paredes (onde tudo é integrado) vêm conquistando espaço entre as pessoas que procuram imóveis para morar. Esse tipo de apartamento é muito comparado a um studio, tem um estilo moderno, prático e indústrial. Os lofts vêm se tornando uma ótima opção para pessoas solteiras ou casais sem filhos.

Morar nesse tipo de imóvel é ter conforto, modernidade, praticidade e economia ao mesmo tempo. Os lofts, geralmente, não têm separação dos cômodos, a não ser em casos onde o morador decida colocar móveis ou outros itens que façam tal divisão.

Curiosidades sobre loft

Engana-se quem pensa que um loft sempre foi uma opção moderninha de morar. O termo “loft” originalmente se refere a um local de armazenagem, geralmente no alto de celerios, galpões e outros espaços amplos sem repartições, com o pé-direito alto.

Na verdade, o conceito de morar em lofts surgiu a partir da ocupação de galpões industriais, inicialmente, na França. Alguns anos depois, esse tipo de imóvel caiu no gosto geral, mas não mais originalmente em galpões, e sim em locais que mantivessem os aspectos e características de um loft – muito por inspiração de filmes clássicos do cinema hollywoodiano como “Ghost” e “Flashdance”.

Vantagens e desvantagens de morar em um Loft

Um loft pode apresentar vantagens como:

  • Integração. Em uma reunião de amigos, por exemplo, a pessoa responsável pelo jantar – que geralmente fica na cozinha, “isolada” – pode interagir e conversar enquanto prepara a refeição.
  • Gastos. Quem mora em um apartamento pequeno, acaba economizando na hora de pagar as despesas, isso inclui Imposto de Transmissão de Bens Imóveis, e até mesmo contrato de financiamento, que é calculado proporcionalmente ao tamanho do imóvel.
  • Limpeza. Moradias menores não levam tanto tempo para serem limpos.
  • Organização. Uma área menor faz com que você compre apenas o que realmente é essencial para o lar. Consequentemente, a casa fica menos bagunçada por não acumular supérfluos.

A grande desvantagem de morar em um imóvel integrado, no entanto, é:

  • Privacidade. Para quem recebe visitas frequentemente, a maneira como o ambiente é dividido deve receber atenção. Imagine como será sua privacidade tendo alguém sempre presente no cômodo? Pode ser muito bom ter uma companhia, mas em alguns momentos o morador busca preservar sua intimidade, e é nessa hora que itens como cortinas, estantes ou outros que façam uma “divisória” dos cômodos entram em cena.
  • Tamanho. Por ser um espaço menor, você acaba se limitando para comprar móveis e itens na decoração ou até mesmo para utilidades, como por exemplo, uma máquina de lavar. O espaço do apartamento pode não permirtir isso.

Comprar ou alugar loft?

O loft vem se tornando tendência, principalmente para aqueles que são solteiros e sem filhos. Mas, para investir em um lar, é necessário pensar nas condições financeiras do momento e entender se vale mais a pena alugar ou comprar.

As vantagens de comprar um imóvel é que você tem total domínio sobre as atitudes que tomar com a moradia. Outro fator é que se o preço do mercado subir, seu imóvel poderá ser valorizado junto, aumentando o valor do seu patrimônio.

Já no aluguel, têm-se a vantagem de ser um contrato estabelecido entre proprietário e inquilino, dando a flexibilidade de o morador entrar e sair mais facilmente.

O que vale analisar antes de alugar ou comprar um imóvel?

  • Localização: veja se tem preferência por algum tipo de bairro e procure lofts pela região;
  • Necessidades: vagas na garagem, transporte público, metragem do imóvel, proximidade com comércios de facilidades, como farmácias, padarias, mercadinhos, entre outros;
  • Valor: procure comparar o preço de diversos lofts e até mesmo apartamentos padrão;
  • Documentação: analise toda a documentação do imóvel, do proprietário atual e futuro, para garantir que a venda ou locação possa ser realizada;
  • Checklist: realize uma vistoria do imóvel, tanto da parte elétrica, como hidráulica e até níveis do piso, para verificar irregularidades no solo. Se necessário conte com a ajuda de um profissionail para fazer tal avaliação.

Dicas para quem mora em Loft

Morar em um apartamento integrado significa também ter uma certa limitação de espaço. Portanto, vale ter em casa apenas os objetos que realmente são úteis para o seu dia a dia.

  • Escolha. Qual função este objeto tem para mim? Se a resposta for “nenhuma”, vale realizar uma doação para pessoas que estão precisando daquele utensílio.
  • Não compre por impulso! Deixar a emoção dominar na hora da compra é um dos maiores erros dos consumidores.Quanto menos móveis desnecessários, maior espaço para ser aproveitado pelas pessoas que estiverem no ambiente. Antes de gastar em uma compra, pergunte-se se você precisa disso. Normalmente a resposta acaba sendo não.
  • Móveis funcionais. Peças que possuem mais de uma função são essenciais para maximizar os ambientes. Sofás que viram cama, criado-mudo que vira mesinha – tudo isso pode ajudar e muito quem precisa economizar espaço. Busque por móveis multifuncionais na internet e veja uma gama de possibilidades para ajudar na distribuição e aproveitamento de espaço.

Loft decorado

A decoração do ambiente pode ficar linda, só depende de você e da sua criatividade.

  • Pufes são uma ótima opção para suceder a mesa de centro. Além disso, podem substituir assentos quando mais pessoas estiverem na casa, como uma reunião de amigos ou família, por exemplo;
  • Paredes claras e espelhos fazem com que o ambiente pareça maior do que ele realmente é, assim como portas e esquadrias;
  • Cortinas que vão do piso ao teto alongam o pé direito do loft. Para dar um ar de modernidade ao lar, coloque portas corrediças;
  • Não exagere na quantidade de mesas e cadeirinhas, pois isso irá atrapalhar a circulação das pessoas e diminuir a sensação de amplitude;
  • A mistura do preto e branco é a decoração mais comum em lofts. Apesar disso, dependendo do seu estilo, é uma alternativa escolher uma cor diferente para animar o ambiente;
  • Opte por móveis práticos e multifuncionais. Coloque aqueles mais verticais e altos nos cantos ou divisões do imóvel (estantes, por exemplo) e os mais baixos no centro (sofá e mesa de centro, por exemplo);
  • Quadros são ótimas opções para quem deseja dar um toque pessoal ao loft. É possível utilizar quadros grandes com cores intensas para alegrar o ambiente;
  • A cozinha, mesmo sendo unida aos outros cômodos, deve ter uma separação e a bancada de alvenaria fixa talvez seja a melhor opção.

Loft masculino

Um loft para homens pode ser mais despojado do que se pode imaginar. Para incorporar uma personalidade mais masculina ao ambiente, é possível incluir elementos como o cimento queimado, que acaba transformando os locais em espaços contemporâneos e sofisticados. Tijolinhos também são materias que trazem a sensação de aconchego.

Projeto de loft

O projeto do loft tem que ser pensado de acordo com a personalidade do morador. A decoração é o item que mais faz o proprietário passar o seu estilo para o local onde mora. Comece o seu projeto pensando nas cores a serem aplicadas ao ambiente, lembrando novamente que tons mais claros garantem que o espaço do loft pareça um pouco maior. Na dúvida, procure um profissional ou se inspire com ideias de arquitetos famosos espalhados na internet.

Como é viver em um loft

Morar em um loft é saber que terá à disposição um espaço com:

  • Pé direito de, pelo menos, 3,20 metros;
  • Tubulações como ar-condicionado, hidráulica e elétrica à vista, de uma maneira despojada;
  • Ausência de forro e piso – chão de cimento;
  • Iluminação natural, por conta das grandes janelas que um loft possui;
  • Colunas de sustentação aparente;
  • Ambientes conjugado, de preferência em um nível só.

Além de ser sofisticado, morar em um loft pode ser uma ótima experiência para quem procura uma moradia acolhedora, fácil de decorar e de manter organizada. Perfeita para quem tem uma vida agitada!

Agora que você já conheceu um pouco mais sobre esse tipo de moradia, é a hora de saber se é isso que você precisa. Com a ajuda do VivaReal, essa tarefa se torna ainda mais fácil. Consulte o nosso site e pesquise o tipo de imóvel e o bairro, cidade ou estado que deseja morar.

O que as pessoas buscam sobre loft

O que as pessoas querem sobre Loft