1. VivaReal
  2. Tipos de Imóveis
  3. Sobrado

Sobrado

Tudo sobre sobrado

Quem procura pela casa dos sonhos pode se encantar com um sobrado, por sua imponência e potencial beleza. É um tipo muito desejado por pessoas que estão construindo uma família ou mesmo por casais que já tem filhos.

Imagine acordar de manhã e ver a vista da janela do quarto, no segundo piso. Descer e tomar um café da manhã em sua espaçosa cozinha com a sua família, e ver as crianças brincando no quintal. Dá uma felicidade só de pensar, né?

É também uma feliz escolha para quem está pensando em construir, tanto em terrenos grandes quanto pequenos. Isso porque essa propriedade oferece mais espaço para ambientes ao mesmo tempo em que ocupa menos área do terreno, em comparação a uma casa térrea. Então, a principal diferença entre casas e sobrados está no número de pavimentos e, com isso, na metragem da área útil.

Saiba mais sobre esse tipo de imóvel nesta página!

Como é viver em sobrado

Assim como em uma casa térrea, o sobrado é um retiro da vida agitada, aumentando a possibilidade de ter mais privacidade, aconchego e espaço. Viver em uma moradia com mais de um pavimento é ter também a chance de possuir uma área externa ampla, já que a construção normalmente ocupa apenas uma parte do terreno.

Um sobrado também pode ser composto de porão, 2 ou 3 andares e um sótão, além de varanda com garagem e sacadas. Ou seja, é possível encontrar diversos estilos, para quaisquer necessidades e desejos. É possível encontrar esse tipo de imóvel em bairros movimentados, mais calmos ou em condomínios fechados – garantindo mais segurança.

Quando uma residência desse porte é bem planejada, é fácil de se viver nela toda a vida, pois ela pode reunir tudo o que é necessário para começar e manter sua família.

Vantagens e desvantagens de morar em sobrado

Nesse tipo de casa é possível se beneficiar dos seguintes fatores.

1. Ter varanda com garagem maior

A maioria dos sobrados tem áreas externas maiores, com isso, a varanda fica mais extensa e nela você pode ter uma garagem mais espaçosa e até mesmo um jardim.

2. Possuir sacada

A partir do 2º pavimento, ter uma porta para uma vista bonita permite que você a aproveite ainda mais, podendo apenas vê-la pela manhã ou incluindo no espaço uma rede, banco ou mesa com cadeiras para ter um lugar extra para tomar um café e relaxar. Além disso, a sacada deixa o ambiente mais iluminado.

3. Poder aproveitar um quintal espaçoso e com lazer

Isso significa que você terá mais espaço para o que precisar no dia a dia, como:

  • Cultivar uma horta ou um jardim florido;
  • Permitir que as crianças brinquem e corram em um ambiente seguro – sua própria casa;
  • Deixar seu animal de estimação solto e com espaço para correr e brincar;
  • Fazer reuniões de família ou amigos, churrascos ou festas;
  • Se for uma casa própria, pode até construir uma piscina!

4. Para quem quer construir, pode investir em um terreno menor

Um sobrado pode ocupar uma área menor do terreno, pois ele é projetado para apenas uma parte da área sem perder o espaço interno. Inclusive, é possível ter ambientes maiores que uma casa térrea, caso fosse construída nesse mesmo local.

Precauções a serem feitas

Para usufruir de todas as vantagens do imóvel dos sonhos, se você possui crianças pequenas e animais de estimação, recomendamos que instale redes de proteção nas janelas e sacadas dos andares superiores. Seguindo a mesma ideia de preservação física dos moradores da casa, instale grades de segurança na escada.

É importante também instalar um circuito de segurança, podendo conter alarmes e câmeras, e investir em portões eletrônicos e portas de alta segurança para o seu novo lar. Parece muito trabalho e investimento, mas é apenas no início. Ter mais tranquilidade em sua casa valerá cada centavo e tempo investidos!

Compra ou aluguel de sobrado

Decidiu-se por morar em um sobrado? Então é o momento de optar por aluguel ou compra. Caso você deseja alugar, pode verificar se a propriedade atenderá ao que precisa, mas só saberá visitando-a.

Se está querendo comprar, visite a casa, veja se o valor cabe em seu bolso e se é justo e considere fazer reformas se necessário – ou se deseja deixar com a sua personalidade. Alguns sobrados podem ser antigos ou ter pouco valor investido no acabamento, então leve isso em consideração ao fazer a sua proposta.

Com isso em mente, você pode já avaliar as opções disponíveis. Algumas delas estão listadas abaixo.

Sobrados pequenos

Quando você notar em um anúncio desse tipo de imóvel que ele tem pouca metragem, não desanime, pois pode ser que o espaço interno e externo sejam bem aproveitados. Há diversos projetos de sobrados pequenos divulgados na internet que são encantadores e podem inspirá-lo a querer um também.

Se você não gostar da distribuição dos ambientes, imagine as possíveis reformas que poderão otimizar os ambientes e deixá-los mais bonitos. Nem sempre a casa dos seus sonhos vem totalmente pronta, conforme o que imaginou!

Além disso, a vantagem de uma casa como essa, pequena, é que normalmente o valor é menor em comparação àquelas de metragens maiores e a manutenção será proporcionalmente mais barata.

Sobrados grandes

Caso queira bastante espaço nos ambientes ou ter uma família maior, não há escapatória: é preciso optar por uma casa grande. Nela é possível soltar a imaginação na decoração, além de conseguir adaptá-la para as diferentes etapas de sua vida. Por exemplo, se quiser que a família cresça, pode criar um quarto de bebê ou ter mais de um filho e, depois, converter os cômodos para outras finalidades.

É por esses motivos que um imóvel com essa capacidade pode ser o seu lar pela vida inteira. E, por ser grande, geralmente também tem uma ampla área de lazer. O que nos leva ao próximo tipo de sobrado.

Com piscina

Ter piscina no quintal é o sonho de muita gente que busca por um sobrado. Além de todo espaço na casa, ter um cantinho para relaxar no lado de fora, nadando, tomando sol ou brincando com as crianças, é algo impagável.

Por falar nos pequenos, eles sempre aproveitarão a piscina, fazendo com que gastem energia e gostem de esportes, como a natação.

A piscina também atrai familiares e amigos para reuniões e festas, tornando esses eventos ainda melhores e mais divertidos.

Só não se esqueça de que uma piscina requer manutenção e troca de água, e até a contratação de serviço profissional vez ou outra, para limpeza e reparos. Além disso, casas com essa opção costumam ter um valor mais elevado em comparação às outras que não têm.

Condomínio x bairro

Ter um sobrado em um bairro requer que você invista mais em segurança, mas também você pode ficar mais próximo a padarias, mercados, farmácias, e o que mais pode haver no comércio da região.

Já em um imóvel dentro de um condomínio fechado, a segurança é mais garantida – embora seja ainda interessante investir em alarmes e portas de alta segurança. Outra vantagem é que, geralmente, possui áreas de lazer e quadras poliesportivas para os moradores, onde você e sua família podem jogar, brincar e se divertir. O porém fica por conta do valor investido: a casa nesse tipo de local normalmente é mais valorizada que aquelas que ficam em ruas abertas e há o valor mensal do condomínio.

Dicas para morar em sobrado

Para ter mais silêncio nos quartos:

Em casas de mais de um pavimento, é comum a sala de estar e a cozinha ficarem no térreo e os quartos no 2º piso. Há um motivo em especial: a movimentação de pessoas é maior na sala e na cozinha, enquanto os quartos requerem mais tranquilidade. Então, prefira essa estrutura. Para ter certeza que os quartos terão mesmo mais silêncio, opte por casas em ruas menos movimentadas.

Para diminuir os sons no térreo:

É comum que no térreo sejam ouvidos os sons da circulação de pessoas no pavimento superior. Para isso ser melhorado, você pode colocar carpetes ou tapetes nos quartos e nas passagens, pois eles abafam o som dos passos e móveis como cadeiras.

Para as escadas serem mais seguras:

Certifique-se de ter corrimões nas laterais, ilumine bem o local (uma opção é colocar sensor de movimento para a luz ser acesa automaticamente), evite degraus vazados, cole fitas antiderrapantes ou dê um acabamento que não seja liso nos degraus.

Para ter fácil acesso às calhas e caixa d’água:

Às vezes, uma casa com mais de um andar não possui uma forma fácil de constatar e fazer a manutenção de calhas e caixa d’água, apresentando riscos a quem tiver de fazer isso. Para a sua segurança ou a do profissional que contratar, verifique isso na casa que irá alugar ou comprar.

Para ter sol no quintal e na casa:

Há casos em que o sol bata apenas na frente da casa, gerando sombra no quintal. Com isso, as roupas demoram mais a secar, as plantas podem não se adequar ao local, e, se tiver piscina, quem estiver nela ficará sempre na sombra – o que não é muito agradável, não é? Então, ao visitar um imóvel, prefira fazer isso em um dia ensolarado para ter essa visão.

Para ter uma forte pressão de água nos andares superiores:

Pode acontecer também de a água da rua não ter tanta pressão, atrapalhando o fluxo para o 2º ou 3º pavimentos da casa. Verifique nas torneiras, vasos sanitários e chuveiros dos banheiros superiores se a pressão de água é suficiente. É possível corrigir isso com a instalação de equipamentos que aumentam essa pressão, seja na parte hidráulica da casa ou na caixa d’água. Antes, procure a orientação de um especialista para saber qual a melhor solução.

Sobrado decorado

Por toda sua imponência e particularidades, uma casa como essa pede uma decoração caprichada e bem pensada. Veja como começar com as dicas abaixo!

Conceito aberto na sala de estar, jantar e cozinha

Além de funcional no dia a dia, a sala de estar, de jantar e a cozinha integradas nesse tipo de imóvel também pode trazer uma bela combinação na decoração. Os ambientes podem seguir o conceito aberto, sendo delimitados apenas por seus móveis. Com isso, eles ficam mais espaçosos e modernos. Em reuniões e festas, ficam ainda mais convidativos. É de se pensar também colocar uma porta grande para o quintal, para poder ser aberta e aumentar ainda mais a junção dos cômodos.

Escada segura e mais bonita

Já dissemos que a iluminação na escadaria é importante devido à segurança, e é possível garantir isso durante o dia sem gastar energia, ao mesmo tempo em que o local fica mais elegante. Os arquitetos costumam inserir no projeto clarabóias (aberturas no teto e telhado) acima da escada, ou mesmo uma janela ou tijolos de vidro na parede caso esta seja a lateral da casa.

Fachada

Quando você analisa comprar ou alugar um sobrado, repara em sua fachada, correto? Isso porque nesse tipo de residência, por ser vertical, a frente acaba chamando mais a atenção. Por isso é importante que ela seja bem-feita! É recomendado que a frente da casa seja harmônica, com uma paleta de cores que combinem entre si. O portão deve ser considerado como parte da fachada. Há quem a decore com materiais diferenciados, como pedras, madeiras ou até trepadeiras.

Telhado

Por falar em fachada, o telhado faz parte dela e pode ser visível na frente da casa, nas laterais ou não aparecer. Não ser visto de fora é um conceito mais moderno, praticado há pouco tempo por arquitetos. Já o telhado visível fica clássico e também é um charme. Há vários tipos de telhas no mercado e com diferentes tonalidades, como marrom ou bege claro.

Curiosidades sobre sobrado

Um tipo de sobrado luxuoso é a mansão, que se diferencia do convencional sendo majestosa, com vasta extensão. As celebridades mais famosas, socialites e magnatas do mundo quase sempre investem nesses imóveis de altíssimo padrão.

A maior mansão do Brasil

Em 2014 foi finalizada a maior mansão do Brasil, que parece manter o título até então. O proprietário é o sócio da Rede TV, Amilcare Dallevo Jr. Só para se ter uma ideia, é maior que a famosa mansão de Bill Gates, fundador da Microsoft.

Construída em Alphaville, Barueri (SP), ela tem 3 andares, sendo o térreo com pé direito (altura no piso até o teto) alto. Distribuídos nos 17.800 m² do sobrado estão 18 quartos, cinema, SPA e a gigante suíte do casal – só ela tem 1.200 m².

Além da mansão, o terreno reúne mais um sobrado: um salão de festas com 2 andares. O paisagismo inspirado nos jardins de Luxemburgo (Paris, França), um hangar para até 4 helicópteros e um estacionamento subterrâneo com capacidade para cerca de 50 automóveis complementam a luxuosidade do local.

Apesar desse exemplo, a maioria das pessoas que busca um sobrado fica feliz com uma opção mais convencional, onde pode ter um toque personalizado para se sentir em casa. No VivaReal há diversas opções de sobrados para você buscar o dos seus sonhos. Acesse o portal!

O que as pessoas buscam sobre sobrado

O que as pessoas querem sobre Sobrado