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10 dicas para ter sucesso com imobiliária e ganhar dinheiro

Não existe fórmula mágica ao cuidar de um negócio. No entanto, existem métodos que ajudam a ter sucesso com imobiliária a chegar em outro patamar.

  • Postado em 21 de dezembro de 2018
  • Destaque, Geral
  • Administrar uma imobiliária não é uma tarefa simples. Envolve burocracia, administração de finanças, manutenção, captação de novos clientes e, claro, gestão de equipe.

    A BR House esteve no Conecta Imobi 2018, e seu diretor, Rubens Oseki, deixou algumas dicas:

    1 – Investir na equipe

    As pessoas que compõem a empresa são as responsáveis pelo seu sucesso. Por isso, é necessário que se formem talentos e que mantenham essas pessoas dentro da empresa. Para isso, é preciso investir na própria equipe. Programas de capacitação, por exemplo, é sempre uma boa estratégia.

    Tanto a empresa só terá a ganhar por ver um time cada vez mais preparado quanto os próprios profissionais que vão se sentir valorizados.

    2 – Mantenha um ambiente agradável

    É muito além do bem estar diário. É fazer com que o time tenha orgulho de pertencer àquela empresa, de se identificar, de querer estar lá. E tudo isso é possível se houver uma cultura de valorização do profissional na empresa. Do time financeiro ao marketing, dos colaboradores do departamento corporativo ao departamento jurídico. Mas, principalmente, valorizar os corretores.

    Cada um na empresa tem sua importância, mas o corretor é essencialmente um autônomo e, muitas vezes, não é fácil se trabalhar numa imobiliária. Por isso que deve ser a sua empresa que vai realmente valorizar esse profissional e mostrar a importância dele permanecer vestindo a camisa da imobiliária.

    Em meio a um clima de vendas e bem competitivo – o que é normal na vida do corretor – o fundamental é que seja um ambiente saudável e agradável. E isso só é possível graças a um departamento de talentos humanos estruturado, onde sua função (além da captação de novos talentos) é tornar a vida dentro daquela imobiliária divertida e atrativa.

    3 – Plano de carreira

    É fundamental ter uma perspectiva bem clara de crescimento profissional para sua força de vendas. Por isso o plano de carreira é uma boa solução. Claro que para implementar um plano de carreiras numa empresa requer estudo, planejamento e preparação. Mas, depois dos objetivos estabelecidos e a forma de alcançá-los, vai ser – sem dúvida – uma boa injeção de estímulo em todo time.

    Empresas com planos de carreiras são as que mais atraem interessados e também são um dos grandes motivos para haver a permanência da equipe. Sem dúvida, esse tipo de engajamento para melhorar cada vez mais, só trará vantagens para sua imobiliária.

    4 – Política de remuneração

    Uma boa política de remuneração é baseada e variável a partir do desempenho individual de cada um. Esse tipo de estrutura possui inúmeros benefícios:

    • Harmoniza os interesses econômicos e financeiros da empresa;
    • Racionaliza a estrutura organizacional;
    • Serve de base para um crescimento igualitário entre os profissionais;
    • Estrutura salários capazes de reter os profissionais e atrair novos colaboradores.

    Essa política deve ser justa, competitiva e baseada em metas, indicadores e recompensas. Pense que recompensas pode ser, além de dinheiro, brindes, descontos e outros tipos de premiação.

    5 – Invista em tecnologia e inovação

    A tecnologia está presente para modificar, expandir e otimizar o alcance dos nossos negócios, relações e conhecimento. Qualquer imobiliária hoje deve entender essa importância e investir em novas ferramentas para acompanhar o novo ritmo de fazer negócios. À exemplo:

    • Automação;
    • “Boot”: são robôs que ajudam a otimizar algum processo. À exemplo dos chatbots, que fazem um primeiro atendimento ao seu cliente;
    • CRM;
    • Realidade virtual;
    • Fotos aéreas;
    • “Mindset”: é traduzida como a forma da nossa maneira de pensar. Existem estratégias que nos ajudam a mudar isso e a nos tornar mais produtivos; e etc.

    As vendas hoje começam online. Deixar de investir em soluções tecnológicas e inovadoras é fechar portas para grandes oportunidades.

    6 – Crie competições de vendas

    A ideia é que se crie um combustível a mais na vida do corretor. Sabemos que é uma profissão extremamente competitiva, e talvez se pense que aumentar esse clima pode ser estressante. Mas, quando feito da maneira correta, pode ser muito produtivo. O foco é motivar e provocar o aumento da performance de todo o grupo vendedor.

    Se a imobiliária possui mais de um time, a ideia é criar competições entre as equipes. A equipe que mais vender, ganhará alguma recompensa pela empresa. Seja jantar, passeios, descontos ou vale-presentes.

    Estratégias de gamefication também são válidas. Como contagem de pontos e estabelecimento de metas. A cada meta alcançada, o(s) vencedor(es) ganhará(m) badges e recompensas.

    É importante ressaltar que toda essa estratégia precisa de planejamento para que o ambiente não fuja do saudável e do justo. Todos os participantes precisam sentir isso e perceber o interesse da imobiliária em querer fazer algo para otimizar e divertir.

    7 – Reconheça e invista nos seus talentos

    Além do reconhecimento e investimento global em toda a equipe, é importante reconhecer e investir em pessoas estratégicas. Colaboradores que demonstram talento e determinação e que tendem a se destacar no meio do todo.

    Sempre é válido investir em cursos especializados, medalhas e outros prêmios de reconhecimento e até colocar desafios maiores nas mãos desses talentos. Se essa pessoa já é boa no que faz, a ideia é torná-la ainda melhor e, ao mesmo tempo, fazer com que ela permaneça na equipe. Qualquer profissional que se sente reconhecido e valorizado tende a permanecer na empresa.

    8 – Teste rapidamente suas ideias

    De nada vale uma ideia considerada genial se não sair do papel. É preciso arriscar se pretende evoluir. Por isso, monte projetos pilotos e teste essas ideias na prática. Se der certo, todos tendem a ganhar, se não der, serviu de lição para melhorar em alguns pontos. De uma forma ou de outra, é crescimento.

    Dê liberdade à sua equipe para encontrar soluções para algum problema da empresa ou do mercado. Estimule essas pessoas a criarem e inovarem. Lembre-se que o sucesso está em fazer acontecer.

    9 – Comemore as conquistas

    Vendas têm muito a ver com o clima do ambiente, e um time vendedor está sempre buscando resultados. E esses resultados valem uma comemoração.

    Cada conquista merece reconhecimento, não importa o tamanho. Dos parabéns a uma festinha na empresa, sempre é válido parabenizar as metas alcançadas. Datas comemorativas, aniversários, dias relevantes para alguém, para o time ou para a empresa… Além de mostrar que a empresa vibra com cada pequena vitória, esse clima festivo deixa todos mais engajados e ajuda nos relacionamentos entre colegas de trabalho.

    10 – Planeje trimestralmente

    A questão de planejamento varia muito de empresa para empresa e cada uma descobre o próprio ritmo depois de algum tempo. Muitas começam com planejamento anual, mas é fato que tendem a diminuir, tornando-se semestral ou trimestral. A vantagem do planejamento trimestral é a possibilidade de analisar e corrigir os resultados de forma mais rápida – o que promove um crescimento mais eficiente.

    O importante é que o planejamento seguinte seja baseado nos indicadores, metas e projetos do trimestre anterior. Esse planejamento deverá ser aplicado a todas as equipes, afinal, todos devem ter objetivos estabelecidos.

    Planejamento estratégico não é necessidade apenas de grandes empresas, as pequenas imobiliárias devem também fazer o seu. O crescimento de qualquer corporação só é possível graças a muito estudo, análise e controle.

    Fazer sucesso com sua imobiliária requer tempo, paciência, planejamento e ação. Sem dúvida, cada imobiliária vai encontrar a melhor forma de trazer seus próprios resultados. O importante é estar disposto a crescer, pensar fora da caixa e procurar soluções disruptivas.

    O mundo inova e se reinventa todo dia. As empresas precisam se adaptar a essa nova realidade e  acima de tudo, pensar primeiro nas pessoas. Companhias mais humanas chegam mais longe. E, no mercado imobiliário, a relação interpessoal é o que mais pesa na hora de fechar um negócio.

    Insights da palestra de Rubens Oseki, diretor presidente da BR House, apresentada no Conecta Imobi 2018.

    O que você acha que não pode faltar na gestão de uma imobiliária? Conte para a gente nos comentários.

     

     

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